Psicopedagogia

Respeito para todo o Espectro – 2 de Abril

  • ONU declarou todo 2 de abril como a data para conscientizar a sociedade

A ONU (Organização das Nações Unidas), no fim de 2007, definiu todo 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (no original em inglês: World Autism Awareness Day), quando cartões-postais de todo o planeta se iluminam de azul — no Brasil, o mais famoso é o Cristo Redentor — para lembrar a data e chamar a atenção da mídia e da sociedade para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Revista Autismo lança Movimento Nacional Unificado no Brasil para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo – 2 de Abril

Todos unidos em 2020: ‘Respeito para todo o espectro’

De acordo os organizadores da campanha, “ao mencionar ‘todo o espectro’” como tema fica clara que há uma extensa diversidade, um espectro, na maneira como o autismo afeta cada indivíduo, havendo desde pessoas com graves comprometimentos e comorbidades (outras condições de saúde associadas, como epilepsia e deficiência intelectual) até os chamados ‘autistas de alto funcionamento’, com sinais e sintomas muito leves do transtorno (antigamente diagnosticados com síndrome de Asperger). Por isso o nome técnico ganhou a palavra ‘espectro’, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), pela grande variação de características e intensidades”.

#RESPECTRO

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

O pedido é simples: “respeito nas políticas públicas (quase inexistentes no país), respeito no tratamento e terapias por meio do SUS (sem previsão do mínimo aceitável), respeito na inclusão no mercado de trabalho, na educação, em eventos, na sociedade de um modo geral e, logicamente, mais informação e menos preconceito”. Mais conteúdo a respeito de autismo e o “2 de abril” podem ser obtidas aqui no Portal da Tismoo e no site da Revista Autismo. A ONU também disponibiliza informações sobre a data e seu site (www.un.org/en/events/autismday).

Fonte da Pesquisa:https://tismoo.us/destaques/todos-unidos-pedindo-respeito-para-todo-o-espectro/

Acreditamos que devido o Covid-19 essas manifestações não poderão ser realizadas esse ano. No entanto, não temos nenhuma confirmação da organização até o momento.
Autismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp