PsicopedagogiaTestes & Materiais Gratuitos

TDAH – Materiais para baixar e Imprimir

O que é TDAH?

Antes de entender o que é o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, conhecido como TDAH. É fundamental ter sempre em perspectiva o fato de que nem toda criança, adolescente ou adulto que apresenta sinais de agitação (hiperatividade), desatenção e/ou impulsividade tem TDAH.

Entre as crianças, por exemplo, de 5 a 8% têm TDAH. Embora a maioria delas possa apresentar alguma dessas características em determinado momento – o que de forma alguma caracteriza o TDAH.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é uma doença neuropsiquiátrica crônica, que se inicia na infância, mas que pode acompanhar o indivíduo ao longo de seu desenvolvimento. Muitos adolescentes e adultos deixam de manifestar os sintomas do TDAH naturalmente conforme se desenvolvem.

Mas cerca de 50% das pessoas com o transtorno continuam manifestando os sintomas do TDAH ao longo da vida adulta.

A primeira descrição do TDAH ocorreu há mais de dois séculos, em 1798. De lá para cá, as pesquisas e o entendimento sobre o transtorno avançaram de forma significativa. Bem como as possibilidades de qualidade de vida e inserção social das pessoas com o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, em todas as fases da vida.

As causas do TDAH ainda não são completamente compreendidas. Porém, os estudos apontam para a necessidade de uma combinação de fatores ambientais, genéticos e biológicos para a manifestação do TDAH.

Hoje, já se sabe que o TDAH compreende uma lista com 18 sintomas, sendo nove deles relacionados à desatenção; 6 à hiperatividade; e 3 à impulsividade.

É fundamental reforçar que a manifestação de um ou de alguns desses sintomas isoladamente e de forma pontual não caracteriza o diagnóstico do TDAH. Por isso, é preciso que pais, educadores e os profissionais de saúde responsáveis pelo diagnóstico do TDAH tenham bastante clareza de que é normal que as crianças.

Por exemplo, sejam bastante ativas ou certas vezes desatentas, e que isso não significa de forma alguma que tenham o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Para se ter ideia da complexidade do diagnóstico do TDAH em crianças, é necessário que haja a manifestação de no mínimo 6 sintomas de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade; e em adultos no mínimo 5. Só aí o médico passa a considerar o diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.1

diagnóstico do TDAH é predominantemente clínico, ou seja, baseado na observação e relato dos sintomas pelo paciente. E, no caso de crianças e adolescentes, também pelo relato de seus pais.

Os sintomas são avaliados pelo médico especializado de acordo com o Manual de Estatística e Diagnóstico de Transtornos Mentais (DSM-5), desenvolvido pela Associação Americana de Psiquiatria e utilizado no Brasil,1 bem como em inúmeros outros países.

“É importante ressaltar que o TDAH é um transtorno neurobiológico, que corre na família e tem um forte componente biológico e genético. Por isso, é muito comum em uma família que haja o diagnóstico de primos e tios, ou até que o ocorra diagnóstico de pais quando se está investigando a criança com TDAH.”
Dr. Gustavo Teixeira, médico especialista em psiquiatria da infância e adolescência, professor visitante do Departamento de Educação Especial da Bridgewater State University (EUA) e editor-chefe do site www.comportamentoinfantil.com. –CRM RJ 5273634-1

Mesmo com todo o conhecimento sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade que já se tem hoje em dia.

Há ainda muitos mitos e desinformações relacionados ao transtorno, bem quanto à complexidade de seu diagnóstico e tratamento.  Apesar disso, é importante ressaltar que com acesso a cuidados e tratamentos específicos. É perfeitamente possível que uma criança, adolescente ou adulto com TDAH tenha uma vida normal, sendo plenamente capaz de estudar, trabalhar, construir relacionamentos, etc.

Dessa forma, apesar dos desafios impostos pelo TDAH, os pacientes têm também talentos excepcionais e podem atingir grandes resultados com apoio e os recursos adequados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Leia mais direto na fonte: http://tdah.novartis.com.br/o-que-e-tdah/

Materiais para imprimir psiqueasy
Materiais para estudar, analisar, baixar e imprimir…..

Transtornos-de-aprendizagem TDAH, Dislexia e Discalculia. Manual para pais. pdf

ABDA Direitos Tdah

Os-10-Mitos-e-Verdades-sobre-o-TDAH.pdf

Cartilha sobre TDAH

Apoio-pedagógico-para-as-crianças-com-dislexia-e-tdah.pdf

PsiquEasy

Leia ainda: Avaliação Psicopedagógica sugestões para Imprimir – Iªparte

Veja também: Atividades Psicopedagógicas – Cartões para construir Histórias e Imprimir

youtube psiqueasy
facebook psiqueasy

Se você tem gostado de nossas postagens, nos ajude a continuar com esse trabalho. Curta nossa página no Facebook https://www.facebook.com/psiqueasy/ e se inscreva em nosso canal no Youtube

Sistema para gestão de clínicas e espaços Psicopedagógicos – PsiquEasy.

14 thoughts on “TDAH – Materiais para baixar e Imprimir

  • Denize

    Parabéns!!!
    É muito bom poder compartilhar!!!

    Resposta
    • Daliane Oliveira

      Olá Denize obrigada pelo carinho, continue acompanhando nossas postagens, toda semana tem novidade.

      Resposta
  • Regiane Pantoja

    Bem legal, assim posso compartilhar com as professoras para ajudarem meu filho e muitas outras crianças!

    Resposta
    • Daliane Oliveira

      Olá Regiane, que bom que gostou da postagem, em breve estaremos postando mais materiais sobre TDAH. Abraços….

      Resposta
  • Tania Mara

    Parabéns…Sou professora do AEE e estou maravilhada com a qualidade dos artigos.

    Resposta
    • Daliane Oliveira

      Bom dia Tania, agradecemos o carinho, estamos muito felizes em poder contribuir de alguma forma com a área. Continue nos visitando, estamos a disposição. Abraços carinhosos.

      Resposta
  • Silvana Clemente Dutra de Jesus

    Muito obrigado gostei muito pois agora poderei ajudar minha neta,pois ela tem tdah .

    Resposta
  • Fabíola Souto Maior

    Estou amando trabalhar com os materiais e o sistema para Clínica, me organizando para avançar mais e obter novas conquistas, um sonho que está se realizando e com todo o suporte ao profissional. simplesmente maravilhoso, só gratidão.

    Resposta
    • Daliane Oliveira

      Olá Fabíola, tudo bem?

      Que bom que esta gostando, foi feito com muito amor, carinho e dedicação para profissionais de excelência assim como você. Nossa equipe esta trabalhando para novos lançamentos e atualizações no sistema. Agradecemos o carinho e saiba que é reciproco. Conte conosco sempre que precisar.
      Abraços…
      Pp. Daliane Oliveira

      Resposta
  • Karla Regina Monteiro dos Santos Dias

    Amei, muito obrigada! Vocês capricharam nas atividades, Vou aplica-la com meu aluno.

    Resposta
  • Mairi Lourdes Marschall

    Por favor Preciso testes para avaliar TDAH e Dislexia para crianças, adolescentes e adultos
    Psicopedagoga Clínica

    Resposta
    • Daliane Oliveira

      Olá Mairi, tudo bem?

      Além dos materiais gratuitos que temos em nosso blog, ainda temos em nossa plataforma mais de 100 materiais, incluindo a coleção de Testes que poderá te ajudar bastante. Segue o link para conhecer o material e as amostras grátis: store.psiqueasy.com.br

      Resposta
  • Mirela Gevaerd Floriani

    Parabéns! Adorei o material disponibilizado. Obrigada por compartilhar.

    Resposta
    • Daliane Oliveira

      Olá Mirela, tudo bem?

      Que bom que gostou, fazemos tudo com muito amor, carinho e dedicação. Em nosso instagram tem sempre novidades, nos faça um visita quando puder. Abraços…Pp Daliane Oliveira

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp