Supervisão Psicopedagógica e Neuropsicopedagógica

No Dicionário Popular  Supervisão significa o Ato de:
  • Orientar,
  • Guiar,
  • Motivar e Gerar Resultados entre as Equipes Supervisionadas.

Supervisão é a ação e o efeito de supervisionar, isto é, fazer a inspeção de um trabalho ou de uma tarefa realizado/a por outra pessoa. Portanto, supervisionar é o ato de vigiar certas atividades para que as mesmas sejam realizadas de forma satisfatória. Esse trabalho é bastante comum no âmbito Psicopedagógico, sendo de suma importância para todos os profissionais da Psicopedagogia, assim como da NPp, pois tem como objetivo oferecer correta orientação para que o profissional supervisionado sinta-se seguro e apto a exercer sua profissão.

No que consiste esse trabalho?

Em orientar diagnósticos e intervenções, discutir casos, sugestões de materiais, dúvidas sobre a área, garantindo que o paciente/aprendente receba um acompanhamento adequado. Exige também muita responsabilidade, experiência e certa dose de desprendimento daquilo que você já sabe com relação à ação psicopedagógica.

Dessa forma, é preciso que o supervisor psicopedagógico saiba que sua função precisa estar sedimentada em bases teóricas e práticas, que lhe permita sentir-se seguro da sua ação profissional.

No início muitos psicopedagogos recém formados por vezes tem algumas dificuldades de analisar casos sozinhos. A falta de experiência faz com que seja necessário optar uma Supervisão Psicopedagógica.

 Modalidades da Proposta: Presencial e Online.

A Supervisão Presencial pode acontecer tanto no seu “espaço” psicopedagógico como no espaço do seu supervisor, essa questão vai depender do que for combinado entre as partes.

Geralmente o tempo de duração é de 30 minutos a 1 hora, no entanto, como já foi dito tudo vai depender do combinado.

Online por quê?

Atualmente existem poucos profissionais que oferecem esse tipo de serviço Presencialmente, na maioria das vezes é mais fácil encontrar a Orientação Online, o que aumenta a procura do serviço.

Online – Através do SKYPE, WHATSAPP ou FACEBOOK (bate-papo), digitado ou falado.

Só pode ser feita Supervisão na Psicopedagogia Clinica?

Não. Observem as definições do que é supervisão e seus objetivos. Dessa forma, não é correto fazer tal afirmação. Se a mesma acontece para auxiliar profissionais que não possuem muita ou nenhuma experiência, podemos dizer que todo profissional recém formado, que sinta-se despreparado deve sim procurar por esse tipo de orientação.

Qual o papel da Supervisão Psicopedagógica?

É dar instrumentos aos profissionais recém formados e (ou) sem experiência nas questões avaliativas, assim como no estudo e analise dos testes, intervenções, atividades, enfim.  É um suporte crucial. O supervisor junto com o psicopedagogo discute os casos apresentados criando mais estratégias para se obter um parecer exitoso.

Existe Supervisão no Atendimento Neuropsicopedagógico?

Sim. Visto que a Supervisão acontece para auxiliar profissionais que não possuem muita ou nenhuma experiência. Podemos dizer então, que todo profissional assim como NPp recém formados e (ou) sem experiência, que acreditam precisar de algum tipo de apoio,  necessitam também de supervisão, caso queiram.

Qual o valor da  Supervisão Psicopedagógica/Neuropsicopedagógica?

O valor depende muito de como serão feitas as Supervisões: Presencial e (ou) Online, assim como deve-se levar em conta o tempo e quantidade de supervisões a serem realizadas.

Segue algumas sugestões de Profissionais que oferecem esse tipo de serviço:

Daniela Janssen PsiquEasy

Pp. Daniela  Janssen


 

Edslene PsicopedagogaPp. Edslene Mara MarcolinoContato: 31 9.9137-1225 – Espaço EDS – Ensino Didática Superação. 


Rita Rocha Psiqueasy

Rita Rocha – Contato: (71) 9.9607-9962


Deborah Ramos

Pp. Dra. Deborah Ramos


 

ELAINE SOUSA

Elaine SousaContato: (37) 9.9964-4901


Se você é Psicopedagogo e(ou) Neuropsicopedagogo que trabalha fazendo Supervisão Pp/NPp, deixe seu nome e contato nos comentários. Todos os dias profissionais da área procuram por esse tipo de serviço e procuram indicações no Blog.

Veja também: Inventário de Habilidades Escolares

Leia ainda: Fichas para Desenvolvimento do Raciocínio Lógico

17 comentários em “Supervisão Psicopedagógica e Neuropsicopedagógica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *