Como conseguir clientes para minha “Clínica” Psicopedagógica?

 Conquiste um espaço psicopedagógico de sucesso. Compreenda como conseguir clientes. Conheça agora a receita dos Psicopedagogos bem sucedidos.

 Como conseguir clientes para meu Espaço Psicopedagógico?

atrair clientes psicopedagogia psiqueasy

Certamente essa é uma dúvida que muitos Psicopedagogos possuem. Tem sido muito difícil para alguns profissionais desenvolver estratégias que tragam para si muitos pacientes.

Ainda existe entre os mesmos uma visão muito restrita do campo de atuação, por isso muitos não tem obtido êxito em seus espaços.

A Psicopedagogia é um campo pouco conhecido pela sociedade. Nos dias de hoje são crescentes os problemas referentes às dificuldades de aprendizagem.  A área surgiu para auxiliar na intervenção e prevenção destes problemas. Possibilita ainda ao psicopedagogo investigar o processo de aprendizagem.  Dessa maneira, pode-se encontrar soluções que permitam a prevenção de problemas na aprendizagem dos alunos de forma, que eles se sintam seguros e motivados para que sejam capazes de construir seu próprio conhecimento.

A partir de tais afirmações elaboramos para você que é Psicopedagogo (a) 19 dicas para ampliar seu negócio.

levantamento psiqueasy

  1. Fazer um levantamento das reais necessidades apresentadas na sua cidade em relação às dificuldades de aprendizagem;

Nesse processo você deverá conversar informalmente com pais e professores para saber quais são as reclamações mais constantes a cerca da aprendizagem.

Saber quais as dificuldades apresentadas, como é o comportamento, o que as escolas tem feito para minimizar os problemas indicados, enfim, informações pertinentes a sua atuação.

elaborando projetos psiqueasy

  1. Elaborar uma Proposta de Atendimento Psicopedagógico;

Após obter todas as informações necessárias é hora de sentar e desenvolver uma proposta atraente, para ser apresentado nas escolas.

Desenvolva ações específicas que minimizem consideravelmente os impactos dos problemas apresentados pelos pais e professores entrevistados.

Demonstre confiança e conhecimento sobre os assuntos em questão.

 ampliando possibilidades psiquEasy

  1. Ampliar as possibilidades em seu espaço (consultório) psicopedagógico;

Muitos profissionais tem demonstrado ter uma visão restrita sobre seu próprio campo de atuação. Esse tipo de profissional acredita que irá obter êxito atuando apenas em seu espaço (consultório).

Isso é realmente um grande engano. E por quê? Simples, como já havíamos pontuado anteriormente, “A Psicopedagogia é um campo pouco conhecido pela sociedade”.

A partir dessa afirmação é possível compreendermos o motivo de se ter ainda uma pequena procura por tal profissional.

Sendo assim, temos que continuar divulgando e apresentando a importância do Psicopedagogo na sociedade Brasileira.

Por esses e muitos outros motivos é que esses profissionais devem buscar outras formas de ganhar dinheiro, utilizando seus conhecimentos psicopedagógicos.

escolas psiquEasy

  1. Fazer o levantamento de instituições escolares públicas e privadas, da sua cidade;

Você então deve se perguntar, a área de atuação do Psicopedagogo é ampla, podemos oferecer nosso serviço em muitos lugares como: escolas e/ou em instituições não escolares, como  empresas, hospitais  e em consultórios particulares, dentre muitos outros espaços e opções.

Então, por que a sugestão esta voltada apenas para instituições escolares?

É fácil, nas escolas se acumulam grande parte de indivíduos com problemas significativos de aprendizagem. Todos nós sabemos do caos que está à educação em nosso país.

O ESTADÃO publicou a seguinte matéria:

-estadao psiqueasy

Dos 64 países analisados, o Brasil ficou atrás apenas da Indonésia, que tem 1,7 milhão de estudantes com baixo desempenho. Em termos percentuais, o país é o décimo pior avaliado, atrás de Catar, Peru, Albânia, Argentina, Jordânia,…

Em termos mundiais, entre os 12,9 milhões de alunos com desempenho baixo, 11,5 milhões têm problemas em matemática, 8,5 milhões leem com dificuldades e 9 milhões têm lacunas no aprendizado de ciências….

Veja mais em:

https://educacao.uol.com.br/noticias/agencia-estado/2016/02/10/brasil-e-segundo-pais-com-pior-nivel-de-aprendizado-aponta-estudo-da-ocde.htm?cmpid=copiaecola

Por causa dessas e muitas outras estatísticas que inicialmente indicamos iniciar pelas instituições escolares.

vistar escolas psiqueasy

  1. Realizar visitas nas Escolas de sua cidade e apresentar sua proposta de atendimento;

Prepare-se, organize todo seu material e vá à luta. Visite as escolas próximas a você e se desejar vá mais além. Apresente-se, tenha paciência, se for preciso esperar para ser atendida (o), espere.

Demonstre atitudes positivas, conhecimento, apresente sua proposta, cative, conquiste confiança, mostre-se preocupada (o) com os problemas que a instituição tem enfrentado.

Apresente soluções cabíveis e disponibilidade. O dinheiro virá com o tempo. 

palestrar psiqueasy

  1. Ofertar palestras, cursos de capacitação para professores e pais, oficinas e orientações de modo geral de acordo com as necessidades apresentadas;

A partir dos problemas e queixas apresentadas sugira temas para palestras, cursos de capacitações para professores, oficinas, orientações para pais, enfim, seja criativo, surpreenda.

Inicialmente, ofereça algumas palestras gratuitas para que conheçam seu trabalho e sua capacidade de persuasão. Como já dissemos o dinheiro virá com o tempo.

Virá quando acreditarem em seu trabalho e virem à diferença e os resultados. Quando isso acontecer pagarão caro para você estar sempre por perto.

 parcerias psiqueasy

  1. Propor parcerias com gestores, coordenadores, professores, funcionários e pais;

Boas parcerias são sempre recomendadas, pois pode ser uma estratégia extremamente útil para expandir o alcance do seu espaço psicopedagógico. 

O que você talvez não saiba é que parcerias de negócios não são firmadas apenas entre empresas, podendo ser também entre escolas e colaboradores.

Para uma parceria de negócios render bons frutos ela precisa ser vantajosa para todos os envolvidos. Quanto mais informação você tiver sobre o seu negócio, mais fácil convencer possíveis parceiros sobre as vantagens de se associar a você e ao seu trabalho.

O seu objetivo aqui é descobrir as práticas que podem ser integradas aos seus processos, para gerar uma vantagem competitiva para o seu empreendimento, e vice-versa.

Acredite, a relevância da sua rede de contatos dependerá muito mais da qualidade das conexões que você estabelece do que da quantidade de pessoas que você adiciona.

 Se você investir em criar um relacionamento duradouro com os seus contatos, perceberá que com o tempo eles se tornarão os maiores embaixadores do seu trabalho.

 consultorias psiquEasy

  1. Prestar consultorias;

Consultoria é a atividade profissional de diagnóstico e formulação de soluções acerca de um assunto ou especialidade. O profissional desta área é chamado de consultor.

O conhecimento de um profissional pode ser considerado uma grandeza relativa. Ser consultor é ser paciente e ter a humildade necessária. Antes de tudo, aprender com o cliente e, depois de tudo, agradecer ao cliente pelo fato de ele ter contribuído para o sucesso da consultoria.

Prestar consultorias baseia-se basicamente em:

·      Seja sincero consigo mesmo e análise os prós e contras da atividade. 

·      Como em qualquer negócio, o resultado depende de três premissas básicas: foco, paciência e persistência. 

·      Dedique-se ao máximo, dê o melhor de você. Frequentemente a profissão de consultor é denegrida no mercado por inúmeros consultores que fazem péssimos trabalhos. Faça a diferença.

·      Consultoria funciona na base da confiança, portanto, o primeiro trabalho desenvolvido é a chave de entrada para os próximos negócios. 

·      Conquistar um nome no mercado leva tempo, é um processo a ser vivido, um projeto de vida e somente o tempo vai dizer o que é possível, porém não existe nada que resista ao trabalho. 

·      Não se deve fazer consultoria apenas por fazer, mas fazer dela um projeto de vida, uma forma de contribuir e ajudar as pessoas. Fonte: (http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/o-que-e-ser-consultor/71200/).

 whatsapp-skype

  1. Fazer atendimento via Whatsapp e Skype;

Estes são aplicativos muito utilizados diariamente e de fácil utilização. É um meio de comunicação bastante estável e rápido, já que possibilita respostas imediatas e proporciona responder aos clientes em qualquer local de forma simples.

Além disso, permite a comunicação por envio de voz e imagens, facilitando a solução do problema. É claro que se optar por algum desses tipos de atendimento deverá ter bem definido o horário comercial, para que não tenha problemas com atendimentos em horários desagradáveis.

MATERIAIS COM EVA PSIQUEASY

Se você é daqueles psicopedagogos que possui habilidades em criar materiais lúdicos, com EVA, madeira, cartolina, materiais recicláveis, dentre outros, também pode utilizar o whatsapp a seu favor.

Crie grupos para apresentar e vender seus materiais, muitos profissionais tem utilizado essa ferramenta e obtido bons resultados.

 REFORÇO-ESCOLAR psiquEasy

  1. Oferecer Reforço Escolar;

O reforço escolar é muito indicado para dar ao estudante o apoio do qual ele precisa para superar as suas limitações e apresente, assim, um melhor desempenho escolar, que reverbera não só no presente, mas também no futuro.

REFORÇO ESCOLAR ESPECIALIZADO PSIQUEASY

         REFORÇO ESCOLAR ESPECIALIZADO

  1. Oferecer Reforço Escolar Especializado (REE);

Sejamos sinceros, muitos psicopedagogos resistem e tem um pré-conceito quando o assunto é dar reforço escolar. Primeiramente, sabemos que grande parte dos Psicopedagogos (as) também são professores.

Outra questão relevante é compreendermos que quem procura reforço escolar é porque apresenta alguma dificuldade no processo de aprendizagem.

O Atendimento Psicopedagógico envolve uma avaliação para observar os fatores intervenientes na dificuldade (transtorno) de aprendizagem sendo esses da ordem cognitiva, preceptiva e ou emocional.

Muitas vezes visto como um mero complemento, o reforço é muito mais do que isso: é uma etapa fundamental no aprendizado de todo estudante.

Todavia, principalmente para aqueles que não conseguem acompanhar o ritmo de uma turma na apropriação dos conteúdos, ficando para trás em relação aos seus colegas e com um desempenho abaixo do apresentado por eles.

É somente com atenção individual e planos de estudo específicos que esse aluno será capaz de se equiparar à turma. No REE, são identificadas às dificuldades e desenvolvidas estratégias personalizadas para cada aluno, os benefícios serão colhidos tanto a curto, quanto a médio e longo prazo.

Além de ter aulas de reforço, os alunos ainda recebem atendimentos individualizados para diagnosticar possíveis transtornos dentre outros fatores.

Sugestão:

O estudante frequenta o espaço psicopedagógico três vezes por semana, por duas horas em cada dia e tem a oportunidade de realizar todas as atividades propostas para casa, sob a condução de quem entende do assunto e ainda ter atendimento personalizado para aprender conteúdos conceituais e aprimorar habilidades essenciais para a sua faixa etária.

Observação: Não estamos aqui dizendo que “psicopedagogo é para dar reforço escolar”, que essa é a principal atividade de sua formação. De maneira alguma, o que estamos dizendo é que o reforço escolar é mais uma das possibilidades que o psicopedagogo tem de exercer a psicopedagogia, ganhar dinheiro, além de conseguir credibilidade a partir de um trabalho exitoso para todas as partes envolvidas.

apostilas PSIQUEASY

  1. Elaborar apostilas com testes, atividades, orientações de como avaliar, dentre outros materiais que possam auxiliar professores a melhorarem suas práticas pedagógicas e aprenderem a lidar com as dificuldades e transtornos apresentados por alguns alunos em sala de aula;

Outra forma de ganhar dinheiro e divulgar seu trabalho é elaborando apostilas e materiais que contribuam para melhoria das práticas pedagógicas dos professores.

Mostrar como conduzir as aulas com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, transtornos, distúrbios é uma maneira de contribuir com o processo educacional diário.

Ana Psicopedagoga Cliente Psiqueasy

  1. Investir em informatizar seu espaço utilizando um sistema (PsiquEasy) que te permita organizar e gerir todos os dados obtidos em seus atendimentos;

Utilizar um sistema psicopedagógico PsiquEasy seguro, moderno e específico para sua área é de suma importância para êxito do seu espaço psicopedagógico.

PsiquEasy

A principal dica é que o empreendedor foque primeiro em criar e filtrar as informações. Em seguida, manipular e administrar os dados.

A informatização é parte do processo de inovação necessário para o profissional da Psicopedagogia, ela é, e deve ser vista como uma das vertentes do empreendedorismo.

Com todas essas possibilidades você vai ter muitos dados para guardar e nada melhor que utilizar um sistema que te possibilite organização e segurança.

Controle Financeiro Clínica psicopedagógica PsiquEasy

  1. Iniciar sua nova proposta de Atendimento Psicopedagógico fazendo o Controle Financeiro (PsiquEasy), para manter suas contas em ordem;

Controle financeiro baseia-se na coordenação das atividades e avaliação da condição financeira do seu espaço psicopedagógico.

Controlar as finanças do seu espaço significa que o psicopedagogo (a) tem consciência da situação financeira real em que se encontra. Isto é, significa saber qual é o melhor momento para se realizar investimentos ou não.

O processo de controle financeiro e fluxo de caixa baseia-se no princípio de registro de contas. Então, primeiro devemos providenciar o registro das contas a pagar e a receber, registro de caixa das entradas e saídas. 

Todo esse processo valerá para o conhecimento da situação financeira real do espaço e a criação de parâmetros para projeções futuras.

MARETIAIS DE DIVULGAÇÃO

  1. Confeccionar materiais de divulgação atrativos como: cartão de visita, panfletos informativos sobre suas especialidades e campo de atuação, dentre outros.

A marca do eu espaço psicopedagógico vai muito além de um desenho, ilustração ou tipografia. Ela é a responsável por estabelecer uma presença de mercado e, até mesmo, garantir o sucesso do seu negócio frente à concorrência em um cenário comercial cada vez mais saturado.

Esse conceito é apresentado por Alina Wheeler, em seu livro Design de Identidade da Marca. A autora ainda complementa dizendo que a marca é uma forma de estabelecer uma ligação emocional com os clientes a fim de desenvolver uma relação duradoura com eles (fidelizá-los).

Portanto, sua marca precisa ser divulgada, conhecida e reconhecida pelos clientes e, principalmente, seu público-alvo. Uma boa maneira de conquistar isso é através da divulgação de materiais gráficos. Eles são o ponto de contato direto da sua marca com os clientes.

Fonte:http://2op.com.br/blog/2016/05/25/a-importancia-dos-materiais-graficos-na-presenca-de-mercado-da-sua-empresa/

grupo de estudo
16. Fazer parte de Grupos de Estudo;

Outra ótima sugestão é participar de grupos de estudos, existem vários. Geralmente os grupos de whatsapp são muito indicados. É claro que toda regra tem suas exceções, nem todo grupo de estudo leva a sério as regras estabelecidas.

Mas, a grande maioria tem gerado bons resultados. A interação promovida em um grupo de estudos nada mais é do que uma oportunidade de compartilhar conhecimentos.  É interessante explorar as habilidades de cada um de entender e interpretar diferentes temas.

Outra facilidade proporcionada pelos grupos é resolver “casos” em conjunto, cada um mostra seu ponto de vista além de compartilharem suas experiências.

Lembre-se de que a intenção é utilizar a ferramenta como mais um meio de estudar. Nesses grupos podem surgir indicações de trabalho, novidades, a troca de materiais, dentre muitas coisas.

O importante é se manter sempre informado, atualizado e por dentro do que esta acontecendo na área. Outra vantagem é conhecer novas pessoas, estabelecendo novos contatos que poderão ser necessários futuramente.

redes sociais psiqueasy

17. Abrir um site, um blog, uma Fanpage no Facebook ou divulgar seu espaço no Blog PsiquEasy;

Estamos no século da tecnologia, então não podemos ficar fora das redes sociais. Temos que usá-la a nosso favor. Uma ótima dica é criar um site, um blog, uma fanpage no facebook ou se você quer apenas divulgar seu trabalho e é cliente PsiquEasy, fazemos isso para você. Veja como é fácil: Quer divulgar seu Espaço Psicopedagógico e obter mais pacientes?

As pessoas procuram tudo na internet e se você estiver sendo referenciado lá, certamente será uma boa opção. Divulgue seu trabalho na internet isso realmente é muito importante e faz toda a diferença.

equipe multidisciplinar

18. Monte uma  Equipe Multidisciplinar;

Se você não se sente preparada (o) ou segura (o) para abrir seu espaço ou para oferecer novas opções de serviços para seu pacientes, essa é uma boa dica. Existem muitos profissionais na mesma situação que você, então por quê não unir forças e surpreender. A equipe multidisciplinar é um conjunto de especialistas em diversas áreas, trabalhando em equipe em busca de um objetivo comum. Você pode propor parcerias e formar uma pequena equipe, onde vocês dividiram todos os custos e lucros. Profissionais como Pedagogos, Psicólogos, Psicanalistas, Professores dentre outros. Mas lembre-se que toda parceria requer confiança e responsabilidade de todas as partes envolvidas, sendo assim, se essa for uma opção selecione bem seus “futuros parceiros”.

INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO PSIQUEASY

19. E por fim, compreender que é através da INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO que se obtém bons resultados.

Empreendedor é aquele indivíduo que sabe identificar as oportunidades que aparecem e consegue transformá-las em um negócio lucrativo. Toma a iniciativa (isso é atitude) de empreender, de ter um negócio próprio, é criativo, inovador, arrojado e estabelece estratégias que vão desenhar o futuro de seu negócio. Estabelece metas, inicia projetos, controla resultados, visualiza e busca o sucesso de seu empreendimento (isso é planejamento). 

O empreendedor é, em suma, o que sabe determinar quais e como seus produtos ou serviços serão colocados e consumidos no mercado (isso é inovação).

Lembre-se que ninguém nasce empreendedor. Isso não é uma herança genética.  Portanto, é possível para qualquer individuo tornar-se um empreendedor. Basta seguir a sequencia: ATITUDE – PLANEJAMENTO – INOVAÇÃO.

Fonte:http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/empreendedorismo-e-inovacao-diferencas-e-semelhancas/97415/

Para Refletir:

Sabemos que tudo que fazemos depende muito do ambiente social em que vivemos, das pessoas que nos relacionamos, de como algumas pessoas reagem a certas situações, questões políticas também refletem muito no quesito profissional. A falta de conhecimento e visão é outro fator a ser levado em consideração. O modo que nos apresentamos, que nos direcionamos e como abordamos nossa proposta tem que ser bem articulada. Afinal, pode ser mal vista e assim sendo, mal recebida. Enfim, algumas pessoas seguiram todas essas dicas e obterão êxito, outras não. Tudo é muito relativo quando se trata de relacionamentos interpessoais.  Alguns psicopedagogos seguirão apenas uma dica e terão excelentes resultados. No entanto, independente do resultado devemos continuar tentando, sempre. Só perdemos algo na vida quando deixamos de lutar, de aproveitar e abraçar as oportunidades que recebemos, ai sim nos tornamos perdedores. Desistir não deve ser uma opção e nem uma escolha.

 

Daliane Oliveira

Graduada em Letras. Pós-Graduada em Psicopedagogia. Neuropsicopedagogia/ PNL – Programação Neurolinguística / TDG – Transtornos Globais do Desenvolvimento/ Coaching – IBC (Instituto Brasileiro de Coaching) / Estudando Psicanálise – SBPI / Consultora e Psicopedagoga Empresarial da PsiquEasy.

 

Deixe um comentário

Se você tem outras dicas que gostaria de compartilhar conosco ficaremos muito felizes em recebê-las.  É muito importante dividirmos conhecimento e experiências para contribuirmos com a expansão da área.

Leia Também: Até 500 materiais psicopedagógicos em PDF grátis

Visite o site: Sistema com plano gratuito para psicopedagogos

17 comentários em “Como conseguir clientes para minha “Clínica” Psicopedagógica?

  • 12 de junho de 2018 em 22:42
    Permalink

    Excelente a orientação, gostei muito claro ,objetivo .

    Resposta
    • 13 de junho de 2018 em 14:55
      Permalink

      Olá Wilcéa, que bom que gostou, ficamos felizes em poder contribuir com os profissionais da área. Temos muitas artigos e materiais que certamente você irá gostar também, fique a vontade para explorar nosso Blog. Publicamos postagens semanalmente. Obrigada pelo carinho e atenção. Abraços

      Resposta
    • 10 de abril de 2019 em 00:57
      Permalink

      Parabéns, muito esclarecedor estou iniciando o curso de psicopedagogia.

      Resposta
      • 10 de abril de 2019 em 07:49
        Permalink

        Bom dia Cláudia que bom que gostou, foi feito com muito carinho pensando em profissionais que estão em busca de mais informações da área. Continue nos visitando. Abraços…

        Resposta
      • 10 de abril de 2019 em 07:50
        Permalink

        Olá Cláudia irá amar esse curso, é uma área encantadora. Parabéns pela escolha. Abraços…

        Resposta
    • 10 de abril de 2019 em 00:57
      Permalink

      Parabéns, muito esclarecedor estou iniciando o curso de psicopedagogia.

      Resposta
      • 10 de abril de 2019 em 08:55
        Permalink

        Olá Cláudia agradecemos o carinho. Continue nos vistando toda semana temos novidades. Abraços

        Resposta
  • 8 de setembro de 2018 em 22:43
    Permalink

    Estou estudando meios para abrir meu consultório e a matéria de vocês do Psiqueasy tem me ajudar e ampliado a minha visão.

    Resposta
  • 18 de setembro de 2018 em 08:57
    Permalink

    Muito interessante para os profissionais da área psicopedagógico .

    Resposta
    • 18 de setembro de 2018 em 10:38
      Permalink

      Olá Leila, agradecemos o carinho e a atenção a nós concedida. Abraços

      Resposta
  • 28 de setembro de 2018 em 21:44
    Permalink

    Iniciei minha po8em Psicopedagogia e amei suas dicas. Muito importante para nós iniciante.

    Resposta
    • 29 de setembro de 2018 em 10:55
      Permalink

      Olá, Márcia agradecemos o carinho e sua atenção. Estamos felizes em poder ajudar, fazemos tudo com muito carinho e dedicação, visando contribuir com os profissionais da área da educação e saúde da mente. Continue nos visitando, toda semana temos novidades. Abraços.

      Resposta
  • 14 de agosto de 2019 em 10:48
    Permalink

    Muito interessante as colocações, me identifiquei com algumas sugestões. Obrigada.

    Resposta
    • 19 de agosto de 2019 em 19:40
      Permalink

      Olá Márcia, que bom que gostou, fazemos tudo com muito carinho e dedicação. Agradecemos pelo carinho e atenção, isso é muito importante para nós. Continue nos visitando, toda semana temos novidades. Abraços carinhosos.

      Resposta
  • 17 de setembro de 2019 em 11:19
    Permalink

    Bom dia . Muito feliz em saber da sua formação. Me identifiquei, pois aqui em SC quando se fala em Psicopedagogo logo perguntam se sou pedagoga…?!
    Seu conteúdo é muito esclarecedor e permite que o leitor possa se organizar para melhorar seus atendimentos e programar novas formas e perceber nichos de mercado.
    Gratidão

    Resposta
    • 10 de outubro de 2019 em 12:06
      Permalink

      Bom dia Maria, realmente é muito significativo encontrarmos pessoas com as quais podemos compartilhar saberes e práticas. Nossa profissão ainda esta em expansão e por isso algumas pessoas desconhecem a sua importância. Por esses e outros motivos estamos a cada dia divulgando profissionais, temáticas dentre outras ações que favorecem e acelere esse processo de expansão. Acreditamos que em breve seremos mais que conhecidos, seremos RECONHECIDOS.

      Agradeço o carinho e atenção a nós dedicada, saiba que é muito importante para nós essa manifestação de carinho. Continue nos visitando, toda semana temos novidades. Abraços carinhosos.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chamar no WhatsApp