Como montar minha Clínica Psicopedagógica

Após concluir a especialização em psicopedagogia todos querem saber: “Posso montar meu Espaço Psicopedagógico (Clínica/Consultório)?”

Montar minha Clínica é uma temática que ainda gera muitas polêmicas na área.

A resposta é SIM, se você se sente preparada (o) para ter seu próprio espaço porque não investir nisso. Muitos profissionais se questionam sobre essa temática. O que você precisa entender é que Psicopedagogo é Psicopedagogo, então, não devemos ficar nos classificando como clínicos ou institucionais. O foco do profissional dessa área é a aprendizagem. O psicopedagogo trata das questões voltadas para aprendizagem em todos os seus aspectos.

Dessa maneira, você é quem deve decidir onde e como deseja atender, se quer oferecer seus serviços em instituições escolares, empresas, hospitais, clínicas ou abrir seu próprio espaço. Se você é um(a) empreendedor(a), certamente irá optar por abrir seu próprio espaço.

O primeiro passo para isso é se ORGANIZAR. Conheça suas limitações tanto financeiras quanto de conhecimento. A partir desses pressupostos comece a entender que tipo de ambiente quer abrir. Inicialmente aconselhamos começar devagar e com muita cautela. Faça uma pesquisa para saber se em sua cidade existe a demanda para o tipo de atendimento psicopedagógico que deseja oferecer. E quanto estão dispostos a pagar por isso.

Após ter feito isso sente e faça um LEVANTAMENTO do que você pode e está disposta a investir inicialmente. Como já havíamos falado anteriormente “CAUTELA”. Nada de investir o que não pode. Começar pouco a pouco. E somente após ver os resultados aparecendo que você poderá finalmente ir investindo e melhorando seu espaço de modo geral.

Aqui vamos chamar de “Espaço Psicopedagógico” todo ambiente que ofereça Atendimento Psicopedagógico.

Como você vai montar seu Espaço Psicopedagógico?

Tudo vai depender das suas condições financeiras e do conhecimento que possui sobre a área. A partir dessa reflexão você irá definir qual das possibilidades se encaixa em sua realidade.

Você tem muitas opções:
  • Alugar ou sublocar um espaço que já existe;
  • Montar uma clínica multidisciplinar;
  • Trabalhar como autônomo alugando uma sala comercial;
  • Montar em sua casa o seu espaço psicopedagógico;
  • Trabalho a domicilio;
  • Dar consultoria via Skype e (ou) Whatsapp;
  • Fazer Supervisão;
  • Oferecer: Cursos, treinamentos e Palestras;
  • Dentre muitas outras possibilidades….
A quantia que deve ser investida depende dos objetivos propostos, do tipo de atendimento e do que você tem de capital para investir.

Cada um começa de onde pode, ou seja, se a sua condição te permite começar como empresa, comece. Caso você não possa alugar um espaço, utilize sua residência, mas se por ventura não puder atender em sua residência, faça o atendimento domiciliar. Se não te agradar esse tipo de atendimento, pode iniciar ofertando palestras, cursos, consultorias, supervisões, enfim, se realmente quer atender, utilizar seus conhecimentos, existem várias formas e com certeza uma delas irá te agradar. No entanto, para isso é necessário definir alguns detalhes como:

  • Que tipo de “espaço” pretende abrir?
  • Que tipo de atendimento deseja oferecer?
  • Como e onde quer trabalhar?
  • Quanto você está disposto a investir?
  • Qual (is) serviço (s) irá oferecer?
  • Como pretende divulgar seu espaço?
  • O que você precisa para montar seu espaço?
  • Qual será seu público alvo inicialmente?
  • Quanto do seu tempo esta disposta a investir nisso?
  • Precisa de ajuda?
  • Compreende como funciona todo o processo?
  • Esta disposta a lutar até o fim?
  • E muitas outras questões que seja conveniente a essa temática.

 

Após responder estes questionamentos, vá a luta escolha a opção que melhor se encaixe em sua realidade e CORAGEM. Todo negócio é um risco, a diferença é sabermos se estamos dispostos e preparados a enfrenta-los.

Todos nós enquanto psicopedagogos podemos alcançar nossos objetivos. Basta acreditarmos mais em nós mesmos. Sabemos que a psicopedagogia é uma área que está em expansão e ainda é pouco conhecida, por isso mesmo que devemos sempre divulgarmos essa proposta que é cada vez mais necessária em nosso sociedade.

 

“Acreditar é o principio de tudo. Ter fé é o que eleva nossa força e coragem. Sendo assim, eleve seus olhos em direção ao caminho que precisa percorrer, acredite e tenha fé”. (Daliane Oliveira, 2018)

 

 

O Sebrae orienta como você deve proceder ao abrir seu Espaço Psicopedagógico, leia abaixo:

 

O SEBRAE local deverá ser buscado para ajudar o futuro empreendedor a dimensionar corretamente o negócio.

 

Você encontra mais informações sobre como montar seu espaço psicopedagógico baixando o arquivo detalhado do Sebrae utilizando o link abaixo:

Baixar agora

 

PsiquEasy

Leia também: Como legalizar o atendimento Psicopedagógico em questões Burocráticas?

Pode gostar de: O que fazer após concluir minha pós em psicopedagogia?

Veja ainda: Quanto custa montar meu Espaço Psicopedagógico?

 

7 comentários em “Como montar minha Clínica Psicopedagógica

  • 7 de janeiro de 2019 em 19:12
    Permalink

    Pretendo abrir um espaço psicopedagógico

    Resposta
    • 8 de janeiro de 2019 em 21:08
      Permalink

      Olá Maria parabéns, saiba que estamos aqui a sua disposição. Conte conosco nessa nova caminhada. Abraços carinhosos.

      Resposta
    • 9 de junho de 2019 em 20:17
      Permalink

      Boa noite..pretendo comecar na minha casa meamo.
      Com aulas de reforco

      Resposta
      • 12 de junho de 2019 em 09:34
        Permalink

        Olá Mariney temos algumas postagens que poderão dar algumas sugestões de como iniciar seus atendimentos, vários profissionais já oferecem reforço escolar + o atendimento psicopedagógico. Um diferencial, não estamos aqui dizendo que psicopedagoga é professor de reforço, de maneira alguma, mas o psicopedagogo pode desde que tenha habilidades para o reforço unir ambas as habilidades e realizar um trabalho diferenciado. Segue alguns links para leitura: https://blog.psiqueasy.com.br/2019/02/20/atendimento-psicopedagogico-domiciliar/

        Temos muitos testes e materiais que a senhora pode baixar e imprimir gratuitamente em nosso blog. Continue nos visitando, qualquer dúvida estamos a sua disposição. Fique a vontade para entrar em contato pelo whatsapp 21 9.7421-7212
        Abraços

        Resposta
  • 28 de fevereiro de 2019 em 10:42
    Permalink

    Bom dia,
    estou maravilhada com esse site, pois, este é de suma importância para mim.
    Vou começar a atender alunos que têm dificuldades de aprendizagem e preciso de mais conhecimento e como aplicar as atividades e quantas podem serem aplicadas por sessão.
    Gratidão!
    Abraços.

    Resposta
    • 28 de fevereiro de 2019 em 11:35
      Permalink

      Olá Maria, que bom que gostou, tudo é feito com muito carinho. Temos muitas postagem que poderão de auxiliar nesse caminhada. Fique a vontade para explorar e conhecer mais o blog. Qualquer dúvida estamos a disposição. Abraços.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chamar no WhatsApp