Método das Boquinhas – Fabiana Bergamim

O Método das Boquinhas tem ganhado cada vez mais espaço no processo de Alfabetização.

Refletir sobre a educação e sobre novas formas de encarar a aprendizagem tem se tornado constante, principalmente em relação à aquisição de leitura e escrita de crianças e até mesmo de adultos.

Por que Boquinhas dá resultado segundo a Maria Helena dos Santos Fonseca?

Porque segundo a autora, é necessário entender que a fala é silábica, mas que não basta aprender sílabas para escrever, pois a consciência fonológica faz entender que dentro das palavras existem  sons e que não são somente sons das sílabas, mas de cada letra , e ai fala-se de consciência fonêmica .

etiquetas-de-boquinhas

O MÉTODO DAS BOQUINHAS da Dra. Renata Jardini foi desenvolvido inicialmente para reabilitar os distúrbios da leitura e escrita, e,  atualmente é usado em salas de aula regulares, além de consultórios, escolas especializadas e APAEs de todo território nacional.

O Método das Boquinhas foi aprovado como Tecnologia Educacional pelo MEC (2009 a 2012) e tem sido atestado como eficiente para alfabetizar e recuperar a alfabetização de crianças, jovens ou adultos, contribuindo para o aumento no IDEB de muitos municípios.

Veja a sugestão de atividade CONFRONTO T/D criado pela Ex-Multiplicadora do PR Fabiana Bergamim:

 

Nesse Vídeo a Dra Renata Jardini ressalta a importância da Consciência Fonológica e Fonêmica ser entendida pela criança ou adulto , e levá-los a  ter noção dos sons das palavras independente de seu significado.

Aborda que nesse momento inicial da alfabetização o que interessa é o SEA – sistema de Escrita Alfabética, e não o letramento, pois a base da alfabetização é a consciência fonológica.

 

Se você tem outras sugestões de atividades, ou outros materiais, compartilhe conosco para que possamos continuar compartilhando saberes e facilitando o trabalho de milhares de profissionais em todo o Brasil. Basta enviar para o e-mail: blog.psiqueasy@gmail.com

 

Veja ainda: Inventário de Habilidades Escolares

Leia também: Exame da Disgrafia

Um comentário em “Método das Boquinhas – Fabiana Bergamim

  • 9 de agosto de 2018 em 20:51
    Permalink

    Já trabalho com este método desde 2006
    E excelente!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *