A história contada a partir do Jogo dos Dados

Como utilizar o Jogo dos Dados para construir histórias?

Uma das formas mais originais de contar contos são os dados de contar histórias. São interativos, criativos e dinâmicos. Permitem às crianças imaginar histórias de forma aleatória. Não há uma sequência correta de contar, pois todos os caminhos narrativos são válidos. A dinâmica é bem parecida com as pedras de contar histórias. No entanto, aqui as possibilidades de narrativas são infinitas.

Através dos dados é possível fomentar a criatividade, desenvolver habilidades de confiança, melhorar o desenvolvimento linguístico e criar conexões sociais.

No Brasil, esse recurso para fomentar a leitura nas crianças não é conhecido, mas, em outros países do mundo, tem muito sucesso. Como não há produtos para comprar, podemos fazer nossos próprios dados de contar histórias e nos divertir com nossos filhos e(ou) alunos.

Veja como é fácil construir histórias jogando:

 

jogo dos dados história psiqueasy  

    

Quer construir seus próprios dados para contar novas histórias, é muito fácil. Utilize os moldes abaixo e explore bastante a criatividade.

 

 

 

 

 

 

 

Sugestões de Leituras – material para baixar e imprimir

Baralho de Histórias

Aprendendo com historias

Trilhas – Histórias com Engano

Trilhas – Histórias de Animais

Síndrome Down informações caminhos histórias amor


Se você tem outras sugestões de atividades, ou outros materiais, compartilhe conosco para que possamos continuar compartilhando saberes e facilitando o trabalho de milhares de profissionais em todo o Brasil. Basta enviar para o e-mail: blog.psiqueasy@gmail.com

Veja também: Jogos Psicopedagógicos

Leia ainda: Fichas para Teste de Atenção

2 comentários em “A história contada a partir do Jogo dos Dados

  • 28 de março de 2019 em 05:16
    Permalink

    Parabéns! As atividades são muito ricas e estimulativas, podendeendo ser utilizadas em vários campos pedagógicos, tanto em sala de aula comum, quanto nas especializadas.

    Resposta
    • 28 de março de 2019 em 08:45
      Permalink

      Olá Maria Estela, agradecemos o carinho, saiba que tudo é feito com muita dedicação para profissionais assim como você. Continue nos visitando, toda semana temos novidades. Abraços

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chamar no WhatsApp