Teste ABC para Verificação da Maturidade da Leitura e da Escrita

TESTES ABC-Para a verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e da escrita

A que se destinam os Testes ABC?… Fundamentalmente,  para verificar nas crianças que estão na escola primária o nível de maturidade requerido para a aprendizagem da leitura e da escrita. Quando se sabe que esse nível não apresenta coincidência rigorosa com a idade cronológica, nem com a idade mental de cada aluno, logo se percebe a importância prática de tal verificação.

TESTE 1

Material:

Três pequenos cartões, cada um dos quais tem uma das figuras abaixo; cada figura será mostrada por sua vez.

Fórmula verbal:

Tome este lápis. Faça, neste papel, uma figura igual a esta. (Tempo máximo de espera para reprodução à vista do modelo, um minuto). Muito bem! Agora, faça outra igual e esta. (Tempo máximo de um minuto). Agora, esta última. (Tempo máximo de um minuto).

AVALIAÇÃO:

O examinador anotará se a criança copiou com a mão esquerda, por ser canhota. 3 pontosquando a reprodução do quadrado estiver perfeita, ou com dois lados apenas sensivelmente maiores, conservando todos os ângulos retos, o losango com os ângulos bem observados e a terceira figura reconhecível.

2 pontos – quando a cópia do quadrado tiver dois ângulos retos e as demais figuras forem reconhecíveis.

1 ponto – quando as três figuras forem imperfeitas, mas dessemelhantes.

Zero –  quando as três figuras forem todas iguais (três tentativas de quadrado, três células, três simples rabiscos) ou apresentarem desenhos quaisquer de invenção (uma casa, um balão, por exemplo).

 

ABC 1 psiqueasy

 

TESTE 2

Material:

Folha apresentando sete figuras: caneca, chave, sapato, laranja, automóvel, gato, mão.

Fórmula verbal:

Vou te mostrar umas figuras, você vai olhar sem dizer nada. Depois que eu esconder as figuras você vai me dizer os nomes das coisas que você viu. Depois de expor as figuras por 30 segundos, esconda-as e pergunte: que foi que você viu? Que mais?…

AVALIAÇÃO:

Essa prova tem por fim informar sobre a memória imediata da criança, sua extensão e fidelidade. Ao mesmo tempo, nos dirá de certas deficiências de vocabulário, repetição automática de series, imaginação. Convém, portanto anotar as palavras ditas pela criança.

Não importa o nome exato, mas a evocação satisfatória de cada coisa representada.

3 pontosse a criança disser o nome das sete figuras.

2 pontos – se disser o nome de 4 a 6 figuras.

1 ponto – se disser de 2 a 3.

Zero – se disser apenas 1 ou não disser nada.

 

TESTE 3

Material:

Papel e lápis.

Fórmula verbal:

O examinador, ao lado direito da criança, aponta com o dedo indicador para frente, tendo o braço um pouco dobrado: Olhe bem o que meu dedo vai fazer aqui (Reproduz no ar a figura A). Faça agora, com seu dedinho o que eu fiz com o meu dedo. Agora desenhe a figura que você fez no ar, neste papel.  Depois que a criança tenha desenhado: Agora outra figura. Faça isto com o seu dedo (Reproduz no ar a figura B). Agora desenhe a figura que você fez no ar, neste papel. Depois que a criança tenha desenhado: Agora a última figura. Faça isto (Reproduz no ar a figura C). Agora desenhe essa última figura que você fez no ar.

AVALIAÇÃO:

Essa prova é, entre todas, a de técnica mais delicada. A criança não deve ficar à frente do examinador, mas a seu lado, de modo que tenha o mesmo ponto de vista.

3 pontosboa reprodução de cada uma das três figuras, isto é, reprodução global de sua forma com senso geral da proporção de cada elemento, não sendo as figuras invertidas ou como que vistas ao espelho.

2 pontos – boa reprodução de duas figuras, qualquer que seja a imperfeição da outra; ou, quando as três figuras forem reconhecíveis e não invertidas, ainda que com menor atenção a proporção de seus elementos.

1 ponto – boa reprodução de uma só figura, sendo irreconhecíveis as demais, ou, quando as três figuras, mesmo imperfeitas, forem diferentes uma das outras. Zero – três traçados iguais, de um modelo qualquer imaginado pela criança ou, embora diferentes, quando em nada lembrem os movimentos sugeridos.

ABC 2 piqueasy

 

TESTE 4

Fórmula verbal:

Vou dizer sete palavras. Preste muita atenção, porque depois vai dizê-las também. Escute: ÁRVORE – CADEIRA – PEDRA – CACHORRO – FLOR – CASA – PETECA. Repita agora o que eu disse.

 

AVALIAÇÃO:

Anotar as palavras que forem ditas pela criança, com os erros de pronúncia que, por acaso, venha a cometer.

3 pontosreprodução das sete palavras.

2 pontos – reprodução de 4 a 6 palavras.

1 ponto – reprodução de 2 ou 3 palavras.

Zero – reprodução de uma só palavra, ausência de reprodução ou enumeração de série completamente diversa.

 

TESTE 5

Fórmula verbal:

Você gosta de histórias? Vou contar uma. Preste atenção porque depois você vai me contar esta mesma história. (Pausa) Maria comprou uma boneca. Era uma linda boneca de louça. A boneca tinha os olhos azuis e um vestido amarelo. Mas, no mesmo dia em que Maria a comprou, a boneca caiu e partiu-se. Maria chorou muito. (Pausa) Agora conte esta mesma história.

Variante: Para meninos, poderá ser usada esta outra história: João comprou um cavalinho. Era um bonito cavalinho de massa. O cavalinho tinha as pernas pretas e o corpo amarelo. Mas, no mesmo dia em que João o comprou, o cavalinho caiu e quebrou. João chorou muito.

Os elementos em uma e outra história são simétricos: três ações (comprou, quebrou, chorou); três minúcias (de louça, olhos azuis, vestido amarelo, na primeira e de massa, pernas pretas e corpo amarelo, na segunda).

 

AVALIAÇÃO:

Anotar a narração da criança.

3 pontosse a reprodução indicar as três ações capitais e as três minúcias.

2 pontos – se as três ações e uma minúcia.

1 ponto – se somente as três ações ou duas e minúcias.

Zero – se duas ações apenas ou uma ação e minúcias.

 

TESTE 6

Fórmula verbal:

Diga alto: Cavalheiro! (pronuncie devagar, mas sem escandir as silabas). Muito bem. Agora eu vou dizer outras palavras e você vai repetindo: Tombadouro – Pindamonhangaba – Nabucodonosor – Desengonçado – Sardanapalo – Constantinopla – Ingrediente – Cosmopolitismo – Familiaridade – Itapetininga. (Depois de cada palavra, o examinador aguarda a repetição da criança, anotando as palavras que forem mal reproduzidas. Se a criança falar em voz baixa, deve-se dizer: Mais alto! Se atropeladamente, deve-se aconselhar: Mais devagar!)

 

AVALIAÇÃO:

Pelas palavras reproduzidas acertadamente:

3 pontosnove ou dez palavras.

2 pontos – de cinco a oito.

1 ponto – de duas a quatro.

Zero – uma ou nenhuma.

 

TESTE 7

Material:

Uma folha de papel com os desenhos abaixo. Uma tesoura e um relógio.

ABC 3 psiqueasy

 

Fórmula verbal:

Você vai cortar este desenho, o mais depressa que você puder, passando a tesoura bem pelo meio do risco, assim! (Indica-se a operação, dando um ligeiro corte no inicio do traço sinuoso; coloca-se a tesoura sobre a mesa). Pode começar. (Marca-se um minuto). Pare! Agora corte no outro risco. Pode começar! (Marca-se um minuto). Pare! Muito bem!

 

AVALIAÇÃO:

A avaliação terá em vista a quantidade e a qualidade do trabalho.

3 pontoscortando mais da metade de cada desenho, no tempo marcado de um minuto para cada, sem que tenha saído do traço.

2 pontos – cortando mais da metade, saindo do traço ou, embora respeitando o traço, cortando menos da metade.

1 ponto – cortando com regularidade relativa, até metade num dos desenhos e parte do outro.

Zero – não respeitando de modo algum o traçado.

 

TESTE 8

Material:

Relógio, papel com cem quadradinhos de um centímetro, como na figura. Lápis de cor.

O examinador deve estar ao lado da criança e não à sua frente.

ABC 4 psiqueasy

 

Fórmula verbal:

Você vai fazer um pontinho bem forte, em cada quadradinho destes, o mais depressa que você puder. Assim… (faz três pontinhos, nos três quadradinhos da linha superior, da esquerda pra direita. Coloca-se o papel na posição conveniente para a criança e entrega-lhe o lápis). Comece (Marcam-se 30 segundos). Pare!

Observação: se a criança fizer tracinhos ou cruzinhas ao invés de pontos, deve-se observar sem interromper o trabalho: Não quero risquinhos, quero um pontinho em cada quadradinho, como eu ensinei.

 

AVALIAÇÃO:

Contam-se os pontinhos, exceto aqueles que foram feitos pelo examinador, para demonstração inicial da técnica. Todos os pontinhos serão contados, mesmo quando mais de um pontinho no mesmo quadradinho. Os tracinhos serão desprezados.

3 pontosmais de 50 pontinhos.

2 pontos – de 26 a 50.

1 ponto – de 10 a 25.

Zero – menos de 10.

 


Links para baixar e imprimir outros testes: 

TESTE ABC MANUAL

TESTE ABC FOLHAS DE RESPOSTAS

TESTES ABC-Para a verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e da escrita


Se você tem outras sugestões de atividades, ou outros materiais, compartilhe conosco para que possamos continuar compartilhando saberes e facilitando o trabalho de milhares de profissionais em todo o Brasil. Basta enviar para o e-mail: blog.psiqueasy@gmail.com

 

PsiquEasy

Veja ainda: Fichas para Teste de Atenção

Leia Também: Plano de Atendimento Individual – PAI

4 comentários em “Teste ABC para Verificação da Maturidade da Leitura e da Escrita

  • 16 de janeiro de 2019 em 13:23
    Permalink

    Parabéns pelo competente trabalho exposto no blog. Na verdade estão prestando um grande serviço aos profissionais da educação.

    Resposta
    • 16 de janeiro de 2019 em 14:54
      Permalink

      Olá Vania, agradecemos o carinho. Fazemos tudo com muita dedicação e amor. É realmente gratificante saber que estamos ajudando de alguma forma. Continue nos visitando. Abraços carinhosos….

      Resposta
  • 30 de setembro de 2019 em 14:48
    Permalink

    Oi boa tarde!
    Após a contagem da pontuação, o que se deve seguir???
    O que diz cada pontuação??
    Obrigada

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chamar no WhatsApp