Teste Aperceptivo Infantil para Psicopedagogos com formação inicial em Psicologia

Este teste tem sua origem no CAT, de uso dos psicólogos, psicoterapeutas e psicanalistas para a compreensão de aspectos à personalidade.

O psicopedagogo com formação inicial em psicologia pode utilizar três pranchas contendo desenhos de animais em situações humanas para compreender, basicamente, três aspectos que favorecem a identificação da modalidade de aprendizagem:

A) Como é significada a relação ensinante/aprendente; (prancha 1)

B) Como circula o conhecimento na família; (prancha 2)

C) Como se dá o aprendizado das convenções e normas, (prancha 3)

Inicialmente o psicopedagogo apresenta ao paciente as três pranchas para que ele as conheça. Posteriormente mostrará uma por vez solicitando-lhe que conte uma história, oralmente, relacionada à prancha apresentada.

Deverá, igualmente, ser atribuído um título a esta história. É importante salientar que as pranchas deverão ser apresentadas nesta ordem específica: da galinha, dos macacos e por último dos cachorros, pois elas provocam um aprofundamento das questões inconscientes que aparecerão nos relatos.

O enredo da história elaborada pode ser enquadrado em três categorias:

Descritivo:

Estamos chamando de descritivo o texto que não tem um enredo, ele se limita à descrição do que está representado na prancha, não se desloca do que vê. Este tipo pode revelar um paciente com dificuldade de estabelecimento de vínculos, com dificuldade de interagir com o objeto de conhecimento, provocando, assim uma modalidade hipoassimilativa.

Pode ser aquele paciente muito preso ao aqui e agora, com déficit lúdico e criativo, que se prende muito a modelos e esquemas preestabelecidos, que fala pouco, omitindo-se na maioria das situações.

Descontextualizado

Neste caso o texto narrado apresenta um enredo,Porém guardando muito pouco, ou quase nada, das situações apresentadas nas pranchas. Aqui podemos ter um paciente com dificuldades em lidar com a realidade,com os limites, que apresenta uma modalidade hipoacomodativa/hiperassimilativa.

Integrado

Neste caso temos um texto narrativo, adequado ao tema representado nas pranchas, com começo, meio e fim. Neste sentido caberá analisar o conteúdo narrado buscando investigar os tópicos específicos do teste em questão. Após esta análise geral deve-se iniciar a investigação dos temas identificados em cada uma das pranchas conforme detalhado a seguir.

Prancha 1

prancha 1

Esta prancha apresenta uma situação relacionada à alimentação, com três pintainhos sentados ao redor da mesa diante de uma tigela contendo alimento e a silhueta

de um galo ou galinha ao fundo. O tema a ser investigado com a apresentação desta

prancha diz respeito à como o paciente percebe o conhecimento, interage e se apropria dele, ou não, e o papel do ensinante nesse processo, relacionando o alimento da tigela com o conhecimento a ser adquirido.

Prancha 2

prancha 2

Esta prancha apresenta uma cena em que aparecem vários macacos numa sala, sugerindo uma situação de conversa familiar com três adultos e um filhote. Nesta cena deve-se investigar como se dá a circulação do conhecimento na família e como o paciente se percebe e é percebido enquanto alguém que conhece/desconhece no grupo familiar.

Prancha 3

prancha 3

A terceira prancha retrata dois cachorros, um filhote e um adulto, num ambiente que sugere um banheiro e numa situação que pode ser associada a higiene. Neste enredo podem ser investigadas a relação prazerosa ou autoritária e punitiva entre quem ensina e quem aprende, aprendizagem de regras, a percepção de limites.

Teste Aperceptivo Pp psiqueasy


Se você tem outras sugestões de atividades, ou outros materiais, compartilhe conosco para que possamos continuar compartilhando saberes e facilitando o trabalho de milhares de profissionais em todo o Brasil. Basta enviar para o e-mail: blog.psiqueasy@gmail.com

PsiquEasy

Leia ainda: Atividades e Questionários de Orientação Temporal

Veja também: Questionário Psicopedagógico para Instituição Escolar

2 comentários em “Teste Aperceptivo Infantil para Psicopedagogos com formação inicial em Psicologia

  • 11 de agosto de 2018 em 22:58
    Permalink

    Este teste é restrito ao psicólogo!

    Resposta
    • 13 de agosto de 2018 em 09:31
      Permalink

      Olá Ireny, este teste é sim de uso exclusivo dos psicólogos. Em nosso blog fazemos postagem para os diversos profissionais da educação e saúde mental, assim como para fonoaudiólogos. Temos vários clientes que são psicólogos com especialização em psicopedagogia, essa postagem é direcionada para eles. Os mesmos nos informarão que utilizam desse teste para auxilar no acompanhamento com alguns pacientes quando necessário, o que não tem problema algum visto a sua formação inicial. Para melhor compreensão dos leitores fizemos uma nova categoria ‘Psicologia”. Agradecemos a sua participação, foi de suma importância para organizarmos nossas postagens.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chamar no WhatsApp