Fichas para Desenvolvimento do Raciocínio Lógico

Desenvolver o Raciocínio Lógico é Fundamental

Ensinar a raciocinar, em meio a tantas demandas, é uma das principais tarefas da escola.  Não importa a área, sempre encanta uma apresentação oral ou escrita com bom encadeamento lógico.

O raciocínio lógico está ligado a conceitos capazes de organizar e clarear as situações cotidianas, preparando crianças e jovens para circunstâncias mais complexas.

É necessário que se crie um momento escolar para a utilização dos conceitos relacionados ao raciocínio lógico. Para Piaget, o conhecimento é construído através da experiência mas, também, do raciocínio.

Segundo Forbellone e Eberspãcher (2005, p.1-2), “a Lógica e a ilógica necessariamente nos acompanham.

(…) Quando falamos ou escrevemos, estamos expressando nosso pensamento, logo, precisamos usar a lógica nessas atividades”. Mencionam ainda que

  • (…) “a Lógica relaciona-se com a correção do pensamento”
  • (…) e também é “a arte de bem pensar”,
  • (…) é “a ciência das formas do pensamento”, visto que, “a forma mais complexa do pensamento é o raciocínio”. “A Lógica estuda a correção do raciocínio”.
  • (…) “A Lógica estuda e ensina a colocar ordem no pensamento”.

Para Avillano (2006, p.35), Lógica é a “ciência do raciocínio e da demonstração”, “um conjunto de leis, princípios e métodos que determinam um raciocínio coerente, induzindo a uma solução prática e eficaz do problema”. “A Lógica estuda ou tem em vista a “correção do raciocínio”. A Lógica ensina a colocar ordem no pensamento”.

Copi (1978, p.19) afirma que a Lógica é o estudo dos métodos e princípios usados para distinguir o raciocínio correto do incorreto.

Charbonneau (1986, p.19) cita Aristóteles e Descartes: “Foi Aristóteles que por primeiro formulou as regras da lógica formal”, o silogismo – normas que se impõem quando pretende analisar a arte de raciocinar. “A lógica formal distingue os raciocínios verdadeiros dos raciocínios falsos, independente do seu conteúdo”. O silogismo é um raciocínio que, a partir de duas proposições que são aceitas como verdadeiras, chega de maneira necessária a uma terceira proposição. Exemplo:

“O raciocínio se faz então através de dois juízos (expresso em duas proposições) que reúnem dois conceitos (expressos em dois termos correspondentes). Operação intelectual pela qual, de duas relações conhecidas (expressas nas duas primeiras proposições), o espírito conclui pela existência de uma outra relação (entre os conceitos) cuja decorrência é lógica.

Em suma, de duas proposições iniciais (que são as premissas), a inteligência chega a uma proposição nova que é a conclusão do raciocínio. Uma vez deduzida a conclusão, a argumentação fica completa.


37 Fichas para Desenvolvimento do Raciocínio Lógico
LÓGICA.01Fichas de lógica psiqueasy
LÓGICA.02
LÓGICA.03
 
LÓGICA.05
LÓGICA.06
LÓGICA.07
LÓGICA.08
LÓGICA.09
LÓGICA.10

Link para baixar e imprimir as 37 Fichas de Desenvolvimento do Raciocínio Lógico: 37 Fichas de Lógica

Se você tem outras sugestões de atividades, ou outros materiais, compartilhe conosco para que possamos continuar compartilhando saberes e facilitando o trabalho de milhares de profissionais em todo o Brasil. Basta enviar para o e-mail: blog.psiqueasy@gmail.com


PsiquEasy

Leia também: Brincadeiras e Jogos Psicopedagógicos

Veja ainda: Testes Pré-Dislexia

9 comentários em “Fichas para Desenvolvimento do Raciocínio Lógico

  • 5 de julho de 2018 em 12:29
    Permalink

    Gostaria de agradecer os materiais e as riquíssimas contribuições da página Psiqueasy!! Vocês são de mais!! Vou separar uma ideias legais para contribuir com o acervo 😉😘
    Abraço
    Carolina Corrêa

    Resposta
    • 5 de julho de 2018 em 15:24
      Permalink

      Olá Carolina, nós que agradecemos o carinho e atenção. Fazemos tudo com muita dedicação para nossos leitores e clientes. Quanto mais sabemos, mais devemos compartilhar do que sabemos com os outros e usar o nosso conhecimento para a expansão e melhoria da Pp e NPp, assim como disponibilizar recursos significativos para outros profissionais da educação e saúde mental. Ficaremos muito felizes em receber suas contribuições, esteja certa de que estará dividindo seus saberes com milhares de profissionais. Acredite que os mesmos também serão gratos assim como você. Continue nos visitando, toda semana temos novidades. Abraços carinhosos da Equipe PsiquEasy.

      Resposta
  • 5 de julho de 2018 em 13:39
    Permalink

    Nossa! Adorei a matéria, ótimas contribuições.
    Parabéns Psiqueasy, por compartilhar tanto ensinamento.

    Resposta
    • 5 de julho de 2018 em 15:40
      Permalink

      Olá Tânia, que bom que gostou, ficamos felizes em poder contribuir de alguma forma com nossos clientes e leitores. Acreditamos que o conhecimento não é pra ser guardado a sete chaves e sim pra ser compartilhado e dividido, pois conhecimento guardado faz com que a humanidade não evolua. Sem evolução não á transformação, crescimento e prosperidade. Sentimos muita felicidade em saber que pessoas estão sendo beneficiadas com essa ação. Continue nos visitando, toda semana postamos novidades, temos certeza de que irá gostar. Abraços carinhos da Equipe PsiquEasy.

      Resposta
    • 24 de julho de 2018 em 11:04
      Permalink

      Olá Marise Miranda, agradecemos o carinho e a atenção nos concedida. Para nós dividir o conhecimento é transformar a sociedade em que vivemos. Existem muitas pessoas que são egoístas que acreditam que guardar aquilo que sabem é a melhor coisa, no entanto, nós acreditamos que compartilhar é uma maneira de fazer com que milhares de profissionais tenham a oportunidade de começar, e por que não dizer recomeçar. Sabemos que em todo inicio de carreira o que nos bloqueia por vezes são os excessivos gastos com materiais e organização do espaço. Mas, pense que se você após sua formação encontrar um software com uma versão totalmente gratuita (e outras versões com preços muito acessíveis) que já venham com modelos de documentos, testes, materiais, BLOG especializado nas discussões da área da educação (professores) e saúde mental (Pp e NPp), além de suporte especializado para contribuir com a evolução de tais profissionais pode ajudar bastante. Com todos esses benefícios e vantagens é possível sim abrir seu próprio espaço, assim como informatizá-lo, organizá-lo e expandir. O compartilhamento de conhecimento é realmente muito importante para nós que fazemos tudo com muito carinho e dedicação. Agradecemos novamente pelo carinho, são mensagens como a sua que nos motivam cada vez mais. Abraços carinhos…..

      Resposta
    • 9 de agosto de 2019 em 11:49
      Permalink

      Olá Moacir, que bom que gostou, agradecemos o carinho. Continue nos visitando toda semana temos novidades. Abraços

      Resposta
      • 23 de agosto de 2019 em 09:45
        Permalink

        Voltarei sim, sempre que puder, adorei este material.

        Abraço

        Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chamar no WhatsApp