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Avaliação do Desempenho do Aluno em sala de aula

Durante muito tempo, a avaliação foi usada como instrumento para classificar e rotular os alunos entre os bons, os que dão trabalho e os que não têm jeito.

A prova bimestral, por exemplo, servia como uma ameaça à turma. Felizmente, esse modelo ficou ultrapassado e, atualmente, a avaliação é vista como uma das mais importantes ferramentas à disposição dos professores para alcançar o principal objetivo da escola: fazer todos os estudantes avançarem. Ou seja, o importante hoje é encontrar caminhos para medir a qualidade do aprendizado da garotada e oferecer alternativas para uma evolução mais segura.

 

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AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO ALUNO EM SALA DE AULA       

Sr(a)  Professor(a)

O(A) aluno(a)___________________________________ está sendo submetido a uma avaliação psicopedagógica.

A fim de obter maiores informações sobre seu desempenho escolar, solicito a sua colaboração, preenchendo o questionário em anexo.

Antecipadamente agradeço e me coloco à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.

                                                                     Local, ____/____/____


QUESTIONÁRIO PREENCHIDO PELA(S) PROFESSORA(S)

NOME DO(A) ALUNO(A):                                          SÉRIE:                                TURNO:

INFORMAÇÕES DO(A) PROFESSOR(A) INFORMANTE

NOME:

E-MAIL:

ASSINATURA:

INFORMAÇÕES DA ESCOLA:

NOME:
ENDEREÇO:
TELEFONE:
ORIENTADOR(A) EDUCACIONAL:
E-MAIL:
COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A):
E-MAIL:
DIRETOR(A):

_________________________DE_______________DE___________

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FATORES INTELECTUAIS
  • Sabe seguir instruções dadas individualmente?
  • Sabe seguir instruções dadas coletivamente?
  • Tem espírito de iniciativa?
  • Pede informações e sabe recebê-las?
  • Acompanha histórias e sabe reproduzi-las?
  • Assimila e aplica o que é ensinado?
  • Tem desejo de aprender?
  • Consegue expressar seus pensamentos?
  • Necessita de auxílio para realizar as tarefas escolares?
  • Necessita de recuperação paralela?
  • Sua compreensão é rápida?
  • Qual o seu raciocínio? (abstrato ou concreto)
  • Tem dificuldade de memorizar?
  • Tem dificuldade de aprendizagem?Em que?
FATORES EMOCIONAIS E SOCIAIS
  • Apresenta ou apresentou dificuldade de adaptação?
  • Aparentemente demonstra ser uma criança contente?
  • Chora facilmente?
  • Reclama muito?
  • Resolve sozinho os problemas que lhe são apresentados?
  • É agressivo?
  • É calmo e não excessivamente instável?
  • É razoavelmente pacífico, não provocando as crianças?
  • É cooperador, não se negando a fazer as coisas?
  • É suficientemente independente, não precisando do auxílio da professora?
  • É suficientemente confiante, não pedindo aprovação?
  • É satisfatoriamente sociável, não sendo muito egoísta ou exibicionista?
  • Quer ser o número 1?
  • Preocupa-se em tirar boas notas?
  • Ajusta-se facilmente a novas situações?
  • Apresenta concentração necessária para tarefas escolares?
  • É irrequieto em sala de aula?
  • Participa normalmente de atividades em grupo?
  • Sabe esperar sua vez?
  • Obedece a ordens dadas na primeira vez?
  • Deseja e participa de atividades que não sejam pura recreação?
  • É disciplinado, lembrando-se de suas obrigações rotineiras (regras)?
  • Conversa sobre si?
  • Apresenta algum comportamento diferente?
  • Apresenta algum tipo de tensão ou ansiedade?
  • Tem algum tipo de manipulação, tic ou cacoete?
  • Veste-se sozinho?
  • Amarra o cadarço sozinho?
  • Come sozinho?
  • Necessita sair várias vezes para ir ao banheiro?

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SITUAÇÃO PSICOMOTORA – VISUAL MOTORA
  • Utiliza a mão esquerda, direita ou ambas para escrever?
  • Sua coordenação motora em relação à outras crianças é normal, melhor ou pior?
  • É ágil com seu corpo em atividades físicas e no recreio?
  • Ordena gravuras em sequência lógica?
  • Diferencia formas, tamanhos?
  • Seu ritmo de trabalho é lento, normal ou rápido?
ESCRITA
  • Troca letras? Quais?
  • Omite letras?Quais?
  • Inverte ou deforma letras?Quais?
  • Escreve de trás para frente?
  • Tem uma “boa caligrafia”?
  • Sabe ocupar corretamente a linha?
  • Respeita as margens?
  • Usa o lápis com facilidade?
  • É capaz de copiar o seu nome?
  • Seus desenhos são estruturados?
  • Conhece a sequência das letras do alfabeto?
  • Reconhece as letras do alfabeto quando estas estão misturadas?
MATEMÁTICA – RACIOCÍNIO LOGICO
  • Conhece a sequência dos números?Até quanto?
  • Reconhece esses números dentre outros?
  • Escreve números espelhados (invertidos)?Quais?
  • Realiza cálculo mental?Envolvendo números até 9 ou maior?
  • Realiza operações?Quais?
  • Resolve problemas?Através de que maneira?
  • Compõe e decompõe numerais?
LEITURA E LINGUAGEM
  • Omite letras? Quais?
  • Gagueja?
  • Troca letras?Quais?
  • Aproxima muito os olhos para fazer a leitura?
  • Usa óculos?
  • Fala e entende bem o português?
  • Em casa, fala somente o português?
  • Pronuncia corretamente todas as palavras?
  • Seu vocabulário é ideal para a sua idade?
  • Fala com voz modulada e ritmo adequado?
SITUAÇÃO FÍSICA
  • Já desmaio?
  • Tem tonturas?
  • É de seu conhecimento se o aluno fez um tratamento específico? Qual?
  • Queixa de dores constantes? Que tipo de dores?
  • Qual a sua atitude frente a doenças e dores?
  • Falta muito às aulas por motivo de saúde?
  • Toma algum medicamento em horário de aula? Qual?
  • Cai com frequência, machucando-se?
  • É estabanado?
  • Participa com desenvoltura das aulas de educação física?
  • É ágil com seu grupo em atividades físicas, recreio, corridas…?
  • Como é sua postura ao sentar-se na carteira?
  • E a postura ao realizar as atividades propostas?

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SITUAÇÃO FAMILIAR
  • Fala da família?
  • Denota alguma preocupação específica?
  • De que maneira os pais cooperam com o desenvolvimento escolar de seu filho?
  • Os pais comunicam-se com a direção e coordenação?
  • Os pais frequentam as reuniões na escola?
  • Justificam as faltas?
  • São de fácil contato? São de fácil diálogo?
  • Qual a expectativa familiar a respeito do aluno?
  • Você tem conhecimento se o ambiente familiar proporciona ao aluno, elementos de experiência de vida, passeios, revistas, conversas?
  • COMO O(A) PROFESSOR(A) PERCEBE O(A) ALUNO(A) EM SALA DE AULA?
  • ANOTAR OUTRAS OBSERVAÇÕES
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