Testes & Materiais Gratuitos

Alfabeto com Escala para Imprimir

Dicas para ensinar o alfabeto de forma lúdica

As crianças aprendem melhor através de brincadeiras e atividades lúdicas. Diferentes recursos e estímulos ajudam a tornar o aprendizado menos mecânico, assim estimulando o cérebro de maneiras diversas e promovendo um desenvolvimento mais completo.
Por isso, reunimos 8 ideias de como ensinar o alfabeto de forma lúdica e divertida para o seu pequeno:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

1. Músicas

Cantar músicas do alfabeto para a criança é uma das formas mais comuns de introduzir as letras, tanto no idioma materno como para uma segunda língua. O ritmo e a repetição são fatores que ajudam a memorizar a ordem das letras no alfabeto, facilitando a identificação de cada uma delas separadamente.

Uma boa música do alfabeto para colocar para a criança escutar e cantar junto é essa versão disponível no Youtube da Galinha Pintadinha:

 

2. Livro do alfabeto

Livros que mostram o alfabeto são uma ótima forma de incentivar o contato com as letras desde muito cedo. As imagens e os estímulos visuais junto ao texto incentivam a criança a associar as letras com as palavras e coisas que ela já conhece.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

3. Apps educativos

Muitos pais ficam receosos sobre incentivar a criança a usar dispositivos digitais, como celulares e tablets. Neste outro artigo, demos algumas dicas sobre como incentivar uma relação saudável com a tecnologia.

Na fase da alfabetização, a tecnologia pode ser uma aliada através de aplicativos educativos. O app Alfabeto Melado é um ótimo exemplo: ele permite que a criança treine o traço das letras na tela, de forma interativa. Quando a letra é completada, ele a relaciona com algumas palavras, através do som e de imagens. Veja uma demonstração:

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

4. Caixa de areia Montessori

Uma ótima atividade para iniciar o treino da escrita é a caixa de areia do alfabeto, proposta pela pedagogia Montessori. Na verdade, essa atividade pode ser usada para diferentes treinos motores.

 

5. Recorte de palavras

Quem está aprendendo a ler começa a reparar nas presença das palavras no mundo ao redor. Em propagandas, rótulos, jornais, revistas… Incentivar essa percepção é uma forma de promover o aprendizado contínuo!

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

6. Alfabeto móvel

O alfabeto móvel é um nome dado para as letras normalmente feitas de plástico, que são um recurso muito utilizado em escolas. Também é possível fazer atividades em casa, e não precisa nem comprar as letrinhas de plástico: basta criar letras em cartolina ou outro material resistente.

 

7. Caixa surpresa

Essa brincadeira é ótima para fazer com um grupo de crianças, em casa com irmãos e amiguinhos ou na escola. Em uma caixa de sapato, coloque letras de alfabeto móvel (feitas de plástico, madeira ou papel mesmo).

 

8. Alfabeto de massinha

Qual criança não adora brincar com massinha? Já existem alguns kits de massinha que ajudam a aprender o alfabeto. Mas a ideia é simples e pode ser feita em casa mesmo!
Em um papel sulfite ou mais grosso, desenhe cada uma das letras. A criança usará a massinha para modelar as letras em cima do papel. Você pode também incentivá-la a criar animais ou objetos que comecem com aquela letra.

Leia o artigo completo direto da fonte: 8 Formas Ensinar o Alfabeto de Forma Lúdica

alfabeto-psiqueasy

Link para baixar e imprimir o alfabeto completo: alfabeto com escala

Leia ainda:Alfabeto com Rótulos, uma forma criativa de Ensinar e Aprender

Veja também:Alfabetização a partir do Método Fônico

One thought on “Alfabeto com Escala para Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp