Avaliação do Desempenho do Aluno em sala de aula
Durante muito tempo, a avaliação foi usada como instrumento para classificar e rotular os alunos entre os bons, os que dão trabalho e os que não têm jeito.
A prova bimestral, por exemplo, servia como uma ameaça à turma. Felizmente, esse modelo ficou ultrapassado e, atualmente, a avaliação é vista como uma das mais importantes ferramentas à disposição dos professores para alcançar o principal objetivo da escola: fazer todos os estudantes avançarem. Ou seja, o importante hoje é encontrar caminhos para medir a qualidade do aprendizado da garotada e oferecer alternativas para uma evolução mais segura.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO ALUNO EM SALA DE AULA
Sr(a) Professor(a)
O(A) aluno(a)___________________________________ está sendo submetido a uma avaliação psicopedagógica.
A fim de obter maiores informações sobre seu desempenho escolar, solicito a sua colaboração, preenchendo o questionário em anexo.
Antecipadamente agradeço e me coloco à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.
Local, ____/____/____
QUESTIONÁRIO PREENCHIDO PELA(S) PROFESSORA(S)
NOME DO(A) ALUNO(A): SÉRIE: TURNO:
INFORMAÇÕES DO(A) PROFESSOR(A) INFORMANTE
NOME:
E-MAIL:
ASSINATURA:
INFORMAÇÕES DA ESCOLA:
NOME:
ENDEREÇO:
TELEFONE:
ORIENTADOR(A) EDUCACIONAL:
E-MAIL:
COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A):
E-MAIL:
DIRETOR(A):
_________________________DE_______________DE___________
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
FATORES INTELECTUAIS
- Sabe seguir instruções dadas individualmente?
- Sabe seguir instruções dadas coletivamente?
- Tem espírito de iniciativa?
- Pede informações e sabe recebê-las?
- Acompanha histórias e sabe reproduzi-las?
- Assimila e aplica o que é ensinado?
- Tem desejo de aprender?
- Consegue expressar seus pensamentos?
- Necessita de auxílio para realizar as tarefas escolares?
- Necessita de recuperação paralela?
- Sua compreensão é rápida?
- Qual o seu raciocínio? (abstrato ou concreto)
- Tem dificuldade de memorizar?
- Tem dificuldade de aprendizagem?Em que?
FATORES EMOCIONAIS E SOCIAIS
- Apresenta ou apresentou dificuldade de adaptação?
- Aparentemente demonstra ser uma criança contente?
- Chora facilmente?
- Reclama muito?
- Resolve sozinho os problemas que lhe são apresentados?
- É agressivo?
- É calmo e não excessivamente instável?
- É razoavelmente pacífico, não provocando as crianças?
- É cooperador, não se negando a fazer as coisas?
- É suficientemente independente, não precisando do auxílio da professora?
- É suficientemente confiante, não pedindo aprovação?
- É satisfatoriamente sociável, não sendo muito egoísta ou exibicionista?
- Quer ser o número 1?
- Preocupa-se em tirar boas notas?
- Ajusta-se facilmente a novas situações?
- Apresenta concentração necessária para tarefas escolares?
- É irrequieto em sala de aula?
- Participa normalmente de atividades em grupo?
- Sabe esperar sua vez?
- Obedece a ordens dadas na primeira vez?
- Deseja e participa de atividades que não sejam pura recreação?
- É disciplinado, lembrando-se de suas obrigações rotineiras (regras)?
- Conversa sobre si?
- Apresenta algum comportamento diferente?
- Apresenta algum tipo de tensão ou ansiedade?
- Tem algum tipo de manipulação, tic ou cacoete?
- Veste-se sozinho?
- Amarra o cadarço sozinho?
- Come sozinho?
- Necessita sair várias vezes para ir ao banheiro?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SITUAÇÃO PSICOMOTORA – VISUAL MOTORA
- Utiliza a mão esquerda, direita ou ambas para escrever?
- Sua coordenação motora em relação à outras crianças é normal, melhor ou pior?
- É ágil com seu corpo em atividades físicas e no recreio?
- Ordena gravuras em sequência lógica?
- Diferencia formas, tamanhos?
- Seu ritmo de trabalho é lento, normal ou rápido?
ESCRITA
- Troca letras? Quais?
- Omite letras?Quais?
- Inverte ou deforma letras?Quais?
- Escreve de trás para frente?
- Tem uma “boa caligrafia”?
- Sabe ocupar corretamente a linha?
- Respeita as margens?
- Usa o lápis com facilidade?
- É capaz de copiar o seu nome?
- Seus desenhos são estruturados?
- Conhece a sequência das letras do alfabeto?
- Reconhece as letras do alfabeto quando estas estão misturadas?
MATEMÁTICA – RACIOCÍNIO LOGICO
- Conhece a sequência dos números?Até quanto?
- Reconhece esses números dentre outros?
- Escreve números espelhados (invertidos)?Quais?
- Realiza cálculo mental?Envolvendo números até 9 ou maior?
- Realiza operações?Quais?
- Resolve problemas?Através de que maneira?
- Compõe e decompõe numerais?
LEITURA E LINGUAGEM
- Omite letras? Quais?
- Gagueja?
- Troca letras?Quais?
- Aproxima muito os olhos para fazer a leitura?
- Usa óculos?
- Fala e entende bem o português?
- Em casa, fala somente o português?
- Pronuncia corretamente todas as palavras?
- Seu vocabulário é ideal para a sua idade?
- Fala com voz modulada e ritmo adequado?
SITUAÇÃO FÍSICA
- Já desmaio?
- Tem tonturas?
- É de seu conhecimento se o aluno fez um tratamento específico? Qual?
- Queixa de dores constantes? Que tipo de dores?
- Qual a sua atitude frente a doenças e dores?
- Falta muito às aulas por motivo de saúde?
- Toma algum medicamento em horário de aula? Qual?
- Cai com frequência, machucando-se?
- É estabanado?
- Participa com desenvoltura das aulas de educação física?
- É ágil com seu grupo em atividades físicas, recreio, corridas…?
- Como é sua postura ao sentar-se na carteira?
- E a postura ao realizar as atividades propostas?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SITUAÇÃO FAMILIAR
- Fala da família?
- Denota alguma preocupação específica?
- De que maneira os pais cooperam com o desenvolvimento escolar de seu filho?
- Os pais comunicam-se com a direção e coordenação?
- Os pais frequentam as reuniões na escola?
- Justificam as faltas?
- São de fácil contato? São de fácil diálogo?
- Qual a expectativa familiar a respeito do aluno?
- Você tem conhecimento se o ambiente familiar proporciona ao aluno, elementos de experiência de vida, passeios, revistas, conversas?
- COMO O(A) PROFESSOR(A) PERCEBE O(A) ALUNO(A) EM SALA DE AULA?
- ANOTAR OUTRAS OBSERVAÇÕES
Leia também: TCLPP – TESTE DE COMPETÊNCIA DE LEITURA DE PALAVRAS E PSEUDOPALAVRAS
Você pode se interessar: Materiais de Pedagogia, Psicopedagogia e Psicologia para baixar e Imprimir
Veja ainda: Atividades Psicopedagógicas – Cartões para construir Histórias e Imprimir