ATA – Escala de Autismo
O diagnóstico no tempo certo ajuda amenizar consideravelmente os efeitos do problema apresentado.
O autismo é um transtorno invasivo do desenvolvimento, e seu quadro comportamental é composto basicamente de quatro manifestações:
- déficits qualitativos na interação social;
- déficits na comunicação;
- padrões de comportamento repetitivos e estereotipados;
- repertório restrito de interesses;
- atividades.
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Esta escala não tem o escopo de avaliar especificamente uma função psíquica.
Nome: _________________________________ Data: _____/_____/________
Sexo: ( ) masculino ( ) Feminino Idade: _____/____/_________
Leia atentamente cada item e marque conforme observa a criança em situação de rotina.
I. DIFICULDADE NA INTERAÇÃO SOCIAL | SIM | NÃO |
O desvio da sociabilidade pode oscilar entre formas leves como, por exemplo, um certo negativismo e a evitação do contato ocular, até formas mais graves, como um intenso isolamento. | ||
1. Não sorri | ||
2. Ausência de aproximações espontâneas | ||
3. Não busca companhia | ||
4. Busca constantemente seu cantinho (esconderijo) | ||
5. Evita pessoas | ||
6. É incapaz de manter um intercâmbio social | ||
7. Isolamento intenso | ||
II. MANIPULAÇÃO DO AMBIENTE | ||
O problema da manipulação do ambiente pode apresentar-se em nível mais ou menos grave, como, por exemplo, não responder às solicitações e manter-se indiferente ao ambiente. O fato mais comum é a manifestação brusca de crises de birra passageira, risos incontroláveis e sem motivo, tudo isto com o fim de conseguir ser o centro da atenção. | ||
1. Não responde às solicitações | ||
2. Mudança repentina de humor | ||
3. Mantém-se indiferente, sem expressão | ||
4. Risos compulsivos | ||
5. Birra e raiva passageira | ||
6. Excitação motora ou verbal (ir de um lugar a outro, fala s/ parar) | ||
III. UTILIZAÇÃO DAS PESSOAS A SEU REDOR | ||
A relação que mantém com o adulto quase nunca é interativa, dado que normalmente se utiliza do adulto como o meio para conseguir o que deseja. | ||
1. Utiliza-se do adulto como um objeto, levando-o até aquilo que deseja. | ||
2. O adulto lhe serve como apoio para conseguir o que deseja (p.ex.: utiliza o adulto como apoio para pegar bolacha) | ||
3. O adulto é o meio para suprir uma necessidade que não é capaz de realizar só (p.ex.: amarrar sapatos) | ||
4. Se o adulto não responde às suas demandas, atua interferindo na conduta desse adulto. | ||
IV. RESISTÊNCIA A MUDANÇAS | ||
A resistência a mudanças pode variar da irritabilidade até franca recusa. | ||
1. Insistente em manter a rotina | ||
2. Grande dificuldade em aceitar fatos que alteram sua rotina, tais como mudanças de lugar, de vestuário e na alimentação | ||
3. Apresenta resistência a mudanças, persistindo na mesma resposta ou atividade | ||
V. BUSCA DE UMA ORDEM RÍGIDA | ||
Manifesta tendência a ordenar tudo, podendo chegar a uma conduta de ordem obsessiva, sem a qual não consegue desenvolver nenhuma atividade. | ||
1. Ordenação dos objetos de acordo com critérios próprios e pré-estabelecidos | ||
2. Prende-se a uma ordenação espacial (Cada coisa sempre em seu lugar) | ||
3. Prende-se a uma seqüência temporal (Cada coisa em seu tempo) | ||
4. Prende-se a uma correspondência pessoa-lugar (Cada pessoa sempre no lugar determinado) | ||
VI. FALTA DE CONTATO VISUAL. OLHAR INDEFINIDO | ||
A falta de contato pode variar desde um olhar estranho até constante evitação dos estímulos visuais | ||
1. Desvia os olhares diretos, não olhando nos olhos | ||
2. Volta a cabeça ou o olhar quando é chamado (olhar para fora) | ||
3. Expressão do olhar vazio e sem vida | ||
4. Quando segue os estímulos com os olhos, somente o faz de maneira intermitente | ||
5. Fixa os objetos com um olhar periférico, não central | ||
6. Dá a sensação de que não olha | ||
VII. MÍMICA INEXPRESSIVA | ||
A inexpressividade mímica revela a carência da comunicação não verbal. Pode apresentar, desde uma certa expressividade, até uma ausência total de resposta. | ||
1. Se fala, não utiliza a expressão facial, gestual ou vocal com a freqüência esperada | ||
2. Não mostra uma reação antecipatória | ||
3. Não expressa através da mímica ou olhar aquilo que quer ou o que sente. | ||
4. Imobilidade facial | ||
VIII. DISTÚRBIOS DE SONO | ||
Quando pequeno dorme muitas horas e, quando maior, dorme poucas horas, se comparado ao padrão esperado para a idade. Esta conduta pode ser constante, ou não. | ||
1. Não quer ir dormir | ||
2. Levanta-se muito cedo | ||
3. Sono irregular (em intervalos) | ||
4. Troca ou dia pela noite | ||
5. Dorme poucas horas. | ||
IX. ALTERAÇÃO NA ALIMENTAÇÃO | ||
Pode ser quantitativa e/ou qualitativa. Pode incluir situações, desde aquela em que a criança deixa de se alimentar, até aquela em que se opõe ativamente. | ||
1. Seletividade alimentar rígida (ex.: come o mesmo tipo de alimento sempre) | ||
2. Come outras coisas além de alimentos (papel, insetos) | ||
3. Quando pequeno não mastigava | ||
4. Apresenta uma atividade ruminante | ||
5. Vômitos | ||
6. Come grosseiramente, esparrama a comida ou a atira | ||
7. Rituais (esfarela alimentos antes da ingestão) | ||
8. Ausência de paladar (falta de sensibilidade gustativa) | ||
X. DIFICULDADE NO CONTROLE DOS ESFÍNCTERES | ||
O controle dos esfíncteres pode existir, porém a sua utilização pode ser uma forma de manipular ou chamar a atenção do adulto. | ||
1. Medo de sentar-se no vaso sanitário | ||
2. Utiliza os esfíncteres para manipular o adulto | ||
3. Utiliza os esfíncteres como estimulação corporal, para obtenção de prazer | ||
4. Tem controle diurno, porém o noturno é tardio ou ausente | ||
XI. EXPLORAÇÃO DOS OBJETOS (APALPAR, CHUPAR) | ||
Analisa os objetos sensorialmente, requisitando mais os outros órgãos dos sentidos em detrimento da visão, porém sem uma finalidade específica | ||
1. Morde e engole objetos não alimentares | ||
2. Chupa e coloca as coisas na boca | ||
3. Cheira tudo | ||
4. Apalpa tudo. Examina as superfícies com os dedos de uma maneira minuciosa | ||
XII. USO INAPROPRIADO DOS OBJETOS | ||
Não utiliza os objetos de modo funcional, mas sim de uma forma bizarra. | ||
1. Ignora os objetos ou mostra um interesse momentâneo | ||
2. Pega, golpeia ou simplesmente os atira no chão | ||
3. Conduta atípica com os objetos (segura indiferentemente nas mãos ou gira) | ||
4. Carrega insistentemente consigo determinado objeto | ||
5. Se interessa somente por uma parte do objeto ou do brinquedo | ||
6. Coleciona objetos estranhos | ||
7. Utiliza os objetos de forma particular e inadequada | ||
XIII. FALTA DE ATENÇÃO | ||
Dificuldades na atenção e concentração. Às vezes, fixa a atenção em suas próprias produções sonoras ou motoras, dando a sensação de que se encontra ausente. | ||
1. Quando realiza uma atividade, fixa a atenção por curto espaço de tempo ou é incapaz de fixá-la | ||
2. Age como se fosse surdo | ||
3. Tempo de latência de resposta aumentado. Entende as instruções com dificuldade (quando não lhe interessa, não as entende) | ||
4. Resposta retardada | ||
5. Muitas vezes dá a sensação de ausência | ||
XIV. AUSÊNCIA DE INTERESSE PELA APRENDIZAGEM | ||
Não tem nenhum interesse por aprender, buscando solução nos demais. Aprender representa um esforço de atenção e de intercâmbio pessoal, é uma ruptura em sua rotina. | ||
1. Não quer aprender | ||
2. Cansa-se muito depressa, ainda que de atividade que goste | ||
3. Esquece rapidamente | ||
4. Insiste em ser ajudado, ainda que saiba fazer | ||
5. Insiste constantemente em mudar de atividade | ||
XV. FALTA DE INICIATIVA | ||
Busca constantemente a comodidade e espera que lhe dêem tudo pronto. Não realiza nenhuma atividade funcional por iniciativa própria. | ||
1. É incapaz de ter iniciativa própria | ||
2. Busca a comodidade | ||
3. Passividade, falta de interesse | ||
4. Lentidão | ||
5. Prefere que outro faça o trabalho para ele | ||
XVI. ALTERAÇÃO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO | ||
É uma característica fundamental que pode variar desde um atraso de linguagem até formas mais graves, com uso exclusivo de fala particular e estranha. | ||
1. Mutismo | ||
2. Estereotipias vocais | ||
3. Entonação incorreta | ||
4. Ecolalia imediata e/ou retardada | ||
5. Repetição de palavras ou frases que podem (ou não) ter valor comunicativo | ||
6. Emite sons estereotipados quando está agitado e em outras ocasiões, sem nenhuma razão aparente | ||
7. Não se comunica por gestos | ||
8. As interações com adulto não são nunca um diálogo | ||
XVII. NÃO MANIFESTA HABILIDADES E CONHECIMENTOS | ||
Nunca manifesta tudo aquilo que é capaz de fazer ou agir, no que diz respeito a seus conhecimentos e habilidades, dificultando a avaliação dos profissionais. | ||
1. Ainda que saiba fazer uma coisa, não a realiza, se não quiser | ||
2. Não demonstra o que sabe, até ter uma necessidade primária ou um interesse eminentemente específico | ||
3. Aprende coisas, porém somente a demonstra em determinados lugares e com determinadas pessoas | ||
4. Às vezes, surpreende por suas habilidades inesperadas | ||
XVIII. REAÇÕES INAPROPRIADAS ANTE A FRUSTRAÇÃO | ||
Manifesta desde o aborrecimento à reação de cólera, ante a frustração. | ||
1. Reações de desagrado caso seja esquecida alguma coisa | ||
2. Reações de desagrado caso seja interrompida alguma atividade que goste | ||
3. Desgostoso quando os desejos e as expectativas não se cumprem | ||
4. Reações de birra | ||
XIX NÃO ASSUME RESPONSABILIDADES | ||
Por princípio, é incapaz de fazer-se responsável, necessitando de ordens sucessivas para realizar algo. | ||
1. Não assume nenhuma responsabilidade, por menor que seja | ||
2. Para chegar a fazer alguma coisa, há que se repetir muitas vezes ou elevar o tom de voz | ||
XX. HIPERATIVIDADE/ HIPOATIVIDADE | ||
A criança pode apresentar desde agitação, excitação desordenada e incontrolada, até grande passividade, com ausência total de resposta. Estes comportamentos não têm nenhuma finalidade. | ||
1. A criança está constantemente em movimento | ||
2. Mesmo estimulada, não se move | ||
3. Barulhento. Dá a sensação de que é obrigado a fazer ruído/barulho | ||
4. Vai de um lugar a outro, sem parar | ||
5. Fica pulando (saltando) no mesmo lugar | ||
6. Não se move nunca do lugar onde está sentado | ||
XXI. MOVIMENTOS ESTEREOTIPADOS E REPETITIVOS | ||
Ocorrem em situações de repouso ou atividade, com início repentino. | ||
1. Balanceia-se | ||
2. Olha e brinca com as mãos e os dedos | ||
3. Tapa os olhos e as orelhas | ||
4. Dá pontapés | ||
5. Faz caretas e movimentos estranhos com a face | ||
6. Roda objetos ou sobre si mesmo | ||
7. Caminha na ponta dos pés ou saltando, arrasta os pés, anda fazendo movimentos estranhos | ||
8. Torce o corpo, mantém uma postura desequilibrada, pernas dobradas, cabeça recolhida aos pés, extensões violentas do corpo | ||
XXII. IGNORA O PERIGO | ||
Expõe-se a riscos sem ter consciência do perigo | ||
1. Não se dá conta do perigo | ||
2. Sobe em todos os lugares | ||
3. Parece insensível à dor | ||
XXIII. APARECIMENTO ANTES DOS 36 MESES (DSM-IV) |
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5 passos para o Diagnóstico do Autismo
1) Entrevista detalhada com os pais/cuidadores.
2) Reunir fotos e vídeos.
3) Depoimentos de profissionais e escolas.
4) Uso de escalas de avaliação.
5) Dados de história familiar.
Leia mais diretamente na fonte: NeuroSaber
Leia ainda: Declaração de Comparecimento
Veja também: Roteiro da Avaliação Diagnóstica Psicopedagógica
Olá boa tarde.
Como pontua a escala ATA?
Olá Natália segue link com informações de como realizar a pontuação http://www.psiquiatriainfantil.com.br/escalas/tracosautisticos.htm
Olá, meu nome é Ana, tenho 20 anos, recentemente realizei uma avaliação neurospicológica para autismo e tdah, e minha pontuação na escala ATA foi 71 pontos. Existe algum índice de pontuações que determina o que cada faixa de pontuações delimita no autismo? Por exemplo: 16 a 50 – autismo leve…
Obrigada pela atenção.
Olá Ana, tudo bem?
Sim, existe uma escala com as pontuações e suas especificidades, no entanto, só um profissional da área ao realizar sua avaliação poderá te esclarecer tais dúvidas. Abraços…