Materiais Psicopedagogia e NPp

Software Seguro para Psicólogos

Software e Segurança de dados na Psicologia

Os psicólogos lidam diariamente com informações sobre a vida de seus pacientes. Algumas são importantes, como seus nomes, endereços, telefones e aniversários. Outras são fundamentais: transtornos, distúrbios, dificuldades e até históricos familiares.

Esses são dados que devem estar seguros em um software, certo?

Esses dados são compartilhados por meio de uma troca: o paciente confia no profissional  e o profissional cuida dos dados do paciente. A relação entre psicólogo e paciente é fundamental. A confiança é o alicerce para que essa relação seja duradoura e prazerosa.

Toda clínica deve oferecer um ambiente seguro, agradável e principalmente confiável. Dessa forma, não podemos dizer que colocar os dados dos clientes nas gavetas é a forma mais segura de proteger tais informações.

É necessário  compreender muito bem como manter a segurança desses dados sigilosos após o atendimento. Afinal, não é todo sistema que proporciona esse tipo de segurança. No entanto, sabemos que de todas as maneiras que existem para guardar as informações dos pacientes as que não indicamos são:

As gavetas, fechaduras e os sistemas instalados, esses são de longe as piores formas de proteger os dados de seus pacientes. Toda profissão exige o máximo de ética possível, nesse contexto esta inserido proteger os dados dos pacientes. Sempre pensamos que algumas coisas não vão acontecer conosco por parecerem tão absurdas, mas a verdade é que fatalidade não escolhe, simplesmente acontece.

Clínicas podem ser assaltadas, registros podem ser destruídos, funcionários podem cometer descuidos que levariam a grandes incêndios, arquivos podem sumir, fechaduras podem ser arrombadas, computador pode e constantemente pegam vírus, a placa-mãe do computador pode queimar de repente, alguém pode derrubar água no seu notebook e a perda pode ser total. Enfim, muitas outras situações que não estão sob o nosso controle podem acontecer. Por tudo isso o mais seguro e confiável é optar por um software com armazenamento em nuvens.

O que fazer, então?

É a melhor pergunta que você deve fazer a si mesmo(a) constantemente.

Convenhamos que ninguém tem espaço suficiente para armazenar tantas fichas e documentos de pacientes, não é mesmo?

Foi por essa necessidade que os sistemas em nuvem surgiram no mercado. Por muito tempo foi suficiente colocar uma senha para ligar o computador e guardar as informações dos pacientes, assim como organizar tudo em pastas e arquivos separados. Atualmente não é mais, na verdade já faz algum tempo que não é.

Como resposta, surgiram às opções de sistemas de acesso via Web, ou seja, sistemas que funcionam totalmente online. Esses sim, revolucionaram a segurança dos sistemas e protegem de verdade seus dados.

Software Web

A grande vantagem que os Sistemas Web trouxeram para a área da psicologia é a possibilidade de armazenar os dados dos pacientes em locais mais seguros.

Outra vantagem é poder acessar essas informações de qualquer lugar desde que esteja conectado a internet. Assim, não é mais obrigatório que o sistema esteja instalado na máquina para ser utilizado, e os profissionais ganham a liberdade de acessar os dados que desejam em qualquer lugar: do núcleo, da clínica, da escola, de casa, do hospital, da empresa, utilizando seu  tablete, pc, notebook, e até no próprio celular ou smartphone.

Mas, se os dados não ficam guardados na memória do computador, para onde eles vão?

Armazenamento na nuvem

PsiquEasy software

Em um sistema de acesso Web, as informações que você registra sobre cada paciente fica armazenada no que ficou conhecida como “a nuvem”. A nuvem se refere a um local que é externo aos computadores, ou seja, um espaço independente de máquinas, livre de limites físicos. Para quem não entende de tecnologia, pode comparar esse tipo de tecnologia com o funcionamento do GMAIL, é basicamente o mesmo tipo de segurança.

A segurança do sistema é um item fundamental para avaliação, antes mesmo das funcionalidades do sistema!

Conheça os benefícios de um software em nuvem:

  • Acesso sempre disponível;
  • Compartilhamento prático;
  • Segurança dos dados;
  • Bom desempenho e funcionamento;
  • Sempre há espaço.

Os servidores mais modernos realizam backups diários dos bancos de dados, e as informações são criptografadas e armazenadas com mais segurança. Desse modo, os dados não só estão acessíveis em diferentes plataformas para o psicólogo, mas também estão mais seguras contra tentativas de invasão e roubo de dados.

Mas não se engane: não existe nada que seja 100% seguro. Porém, os casos de invasão a bancos de dados de educação e saúde são muito raros. Então podemos nos considerar relativamente seguros na nuvem, e com certeza muito mais seguros do que com sistemas locais ou registros em papel.

PsiquEasy é um software com segurança total pensando sempre em você.

Quando começamos a pensar na estrutura do PsiquEasy , levamos tudo isso em consideração. Depois de muita pesquisa e de simular por muito tempo a experiência de usuários, hoje nós acreditamos ter uma plataforma que trabalha com o que há de mais moderno quando o assunto é segurança de dados.

Sustentamos o nosso compromisso em manter os seus dados seguros e disponíveis sempre que você precisar consultá-los! Nosso sistema foi projetado para estar em total conformidade com as normas de segurança.

O Software PsiquEasy conta com criptografia no banco de dados, e os backups são realizados todos os dias, para garantir que as informações armazenadas estejam sempre atualizadas! Isso é fundamental, pois caso você enfrente uma pane na sua rede de internet, você pode recuperar os seus registros sem grandes prejuízos.

O nosso servidor é monitorado 24h por dia, 7 dias por semana, e investimos pesado em bloqueios contra tentativas de fraude de senha. Sabemos que a segurança de dados é um assunto sério para os psicólogos, e não poderia deixar de ser: um erro, por menor que seja, pode causar transtornos inimagináveis.

Por isso, investimos tempo, estudo e tecnologia para garantir que as informações dos seus pacientes estejam seguras e bem armazenadas conosco, além de proporcionar uma boa experiência com esses dados para você.

No PsiquEasy , a nossa meta é gerar resultados para você.

Não queremos ser apenas mais um, queremos fazer a diferença no seu atendimento, possibilitando uma conquista real dos seus pacientes! O que estamos te oferecendo é mais que um sistema, é uma parceria exclusiva feita pensando em você, nos seus pacientes e no seu futuro profissional.

Leia agora: Software de Gestão para Psicólogos

Veja ainda: Eficiência e Segurança da Informação na Psicologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp