Psicopedagogia

Somos diversos e Aprendemos de Forma Diferente

Cada pessoa é única e insubstituível. 

Todos nós temos características diferentes que não apenas nos caracterizam, mas nos identificam. Isso também é verdade na maneira como cada pessoa aprende. Na vida, todos temos nossas preferências. Algumas nos proporcionam conforto outras desconforto, da mesma forma, cada pessoa responde de maneira diferente aos diferentes estímulos quando aprende.

inteligencias múltiplas psiqueasy

Todos nós temos diferentes habilidades e estilos de aprendizagem. 

Ou seja, temos maior ou menor facilidade para executar as atividades que nos são apresentadas de acordo com as habilidades que eles exigem de nós. Também é uma realidade que cada pessoa tende a usar mais de um sentido do que outro para perceber e interpretar informações ao aprender.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Todas as escolas deveriam trabalhar para que cada aluno pudesse desenvolver seu potencial de aprendizagem ao máximo. As mesmas, deveriam ser acompanhadas por profissionais da área da  Psicopedagogia e Psicologia, trabalhando com todas essas diferenças, dando a cada aluno o que eles precisam para levá-los a uma aprendizagem realmente significativa.

Portanto, para que isso seja possível é necessário que todos os tipos de recursos humanos e materiais estejam incluídos no cotidiano dos alunos, apoiando o desenvolvimento de habilidades sociais e de aprendizagem com orientação aos professores, acompanhamento dos alunos e trabalho em conjunto com pais e professores.

Todo esse processo deveria começar no pré-escolar, onde todos os profissionais deveriam trabalhar com compromisso de apoiar a integração social e a consolidação de relacionamentos entre os alunos, motivando e facilitando interações de aprendizagem agradáveis, enriquecedoras e colaborativas; construindo assim, laços significativos de afinidades, mas também de compreensão das diferenças.

inteligencia-tipos
Enquanto profissionais da Educação e Saúde da Mente, temos a responsabilidade de continuar promovendo um senso de diversidade e integração nos alunos. 

É uma realidade almejada pelos que amam o que fazem. A comunidade que trabalha harmoniosamente alcança os seus objetivos declarados, fazendo-os de diferentes maneiras para que seus alunos desenvolvam seu potencial o máximo possível tendo constantemente a capacidade de aprimorar e ampliar suas múltiplas possibilidades de desenvolvimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Baseado no texto de: Mercedes Suárez/Psicopedagogia-Pré-Escolar         

Tradução e Readaptação: Blog PsiquEasy

Por que todos aprendemos de forma diferente?

Temos o péssimo hábito de homogeneizar as diferenças humanas e tentar ensinar a todos da mesma maneira, enquanto que não é da mesma maneira que todos aprendem. Em vários ambientes nos deparamos com muitas pessoas que têm dificuldades para aprender. O problema é que em nenhum momento de nossas vidas somos ensinados a aprender. Veja o que Arata nos ensina sobre “aprender a aprender”.

Se sua concepção de aprendizado é decorar o que os outros dizem ou o que está escrito nos livros, pense de novo: aprender significa mudar de atitude diante de uma nova informação. Se você não consegue aplicar o conhecimento, você ainda não o aprendeu! O aprendizado está em todos os lugares e existem formas de aprender que são efetivamente eficientes!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Veja também: O Nascimento Precoce está Associado ao TDAH?

Leia ainda: Qual a importância do Sono para a Qualidade da Aprendizagem?

2 thoughts on “Somos diversos e Aprendemos de Forma Diferente

  • Muiiiiiiii bom
    O vídeo que você disponibilizou no final do texto, o do Arata, foi ótimo, pensa em um japonês inteligente é esse cara.
    Posta mais conteúdos como esse.
    Abraços.

    Resposta
    • Daliane Oliveira

      Que bom que gostou, temos várias outras postagens com vídeos de Arata, em breve serão publicados. Abraços…

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp