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Atividades de Memorização, Cognição, Raciocínio Lógico e Percepção

Dicas  para vencer os desafios do ensino da Matemática com os  alunos com deficiência.

Para que tenhamos uma inclusão de fato, precisamos estar atentos a todos os tipos de alunos inclusos, e saber de que forma podemos atendê-los e mediá-los na aprendizagem com eficácia. Os portadores de deficiência intelectual requerem uma atenção especial, para a qual existem medidas que precisam ser tomadas para que eles tenham pleno êxito em suas atividades.

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Vamos a elas:

1. A identificação do aluno com deficiência intelectual

Antes de mais nada, é preciso saber se o aluno em questão é realmente portador de deficiência intelectual. Para isso, deve haver um parecer de um médico neurologista para endossar esta condição.

2. O plano de desenvolvimento individual

Tendo sido feito o diagnóstico, o gestor deve fazer um plano de desenvolvimento individual do aluno, no qual constarão os dados do aluno, informações médicas e terapêuticas, bem como os relatos dos pais sobre o que o aluno consegue fazer, e o que ele ainda precisa aprender.

3. Adaptação do currículo

O currículo deve ser, preferencialmente, o mesmo utilizado pelo restante da classe, porém, devem ser feitas as adaptações de acordo com as necessidades do aluno.

4. A prática

O aluno deficiente intelectual geralmente precisa de muita prática até conseguir assimilar um conteúdo. O professor não deve ficar preocupado em seguir o currículo, mas sim em respeitar o ritmo do aluno.

5. O tempo

Os alunos portadores de deficiência intelectual, via de regra, precisam de um tempo maior para desenvolver as atividades.

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6. O estilo de aprendizagem

É interessante certificar-se de que tipo de aprendiz é o aluno, se é visual, auditivo ou cinestésico.

7. As avaliações

As avaliações, dependendo de cada aluno e de seu estilo de aprendizagem, devem ser adaptadas. Avaliações orais para alunos auditivos, avaliações com materiais táteis para alunos cinestésicos e avaliações com figuras para alunos visuais devem ser incorporadas.

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Link para baixar e imprimir o material: Apostila de matematica para Alunos com Deficiências

Leia ainda:Jogos e Atividades para se trabalhar com Autistas

Veja também: Fonoaudiologia e suas Áreas de Formação

3 comentários sobre “Atividades de Memorização, Cognição, Raciocínio Lógico e Percepção

  • Mas afinal quem é a mãe?

    Fizemos uma aposta de 20€ para saber quem é.

    Obrigado.

    Resposta
    • Olá Arnaldo, tudo bem?

      Resposta.

      A mãe da criança é a mulher à esquerda. Ela está sentada de tal maneira que suas pernas estão voltadas para o menino.

      Esta posição reflete o desejo natural de uma mãe de proteger seu pequeno.
      A postura dela é protetora, levemente inclinada para a frente.
      É natural que as crianças pequenas olhem para a mãe quando brincam ou fazem qualquer outro tipo de atividade.

      Resposta

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