Distúrbios de Aprendizagem-TDAH
THDA – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
Todos nós, provavelmente, já ouvimos falar do TDAH. Ou lemos sobre o assunto ou conhecemos alguém com o transtorno ou simplesmente reconhecemos colocações como desatento, hiperativo ou impulsivo.
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Anteriormente conhecido como distúrbio de déficit de atenção ou disfunção cerebral mínima é um distúrbio neurológico que se caracteriza pela alteração da atenção, impulsividade e hiperatividade. Tem início na infância e atinge 3% a 5% de todas as crianças em idade escolar. Entre os sintomas estão a dificuldade em sustentar a atenção ou focalizar numa tarefa por muito tempo, extrema agitação (não consegue ficar sentado, muda constantemente de atividade, se intromete em conversas e atividades dos outros), age com impulsividade. Afeta mais os homens do que as mulheres (3 para 1).
Estudos indicam que os fatores desencadeantes desse transtorno são genéticos, embora talvez não o transtorno em si, mas sim uma vulnerabilidade herdada, além de fatores ambientais contribuírem significativamente, como problemas de relação familiar, complicações na gestação ou durante o parto.
São vários os critérios avaliados de comportamentos para apontar a hipótese desse diagnóstico.
A criança (ou também um adulto) deve apresentar pelo menos seis dos sintomas de desatenção e/ou hiperatividade e impulsividade, sendo que estes devem estar presentes em pelo menos dois ambientes diferentes (casa, escola, atividades sociais) e devem estar persistindo por pelo menos seis meses. O indivíduo enquadrado nestes sintomas deve ser encaminhado para avaliação profissional: neurologista, psiquiatra ou um profissional que tenha experiência com o transtorno.
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Os sintomas oficiais do THDA são inatenção, impulsividade e, às vezes, mas nem sempre, hiperatividade ou excesso de energia. Essas pessoas geralmente apresentam:
- Inconstância;
- Criatividade;
- Comportamento provocador;
- Personalidade cativante;
- Pouca motivação;
- Esquecimento irritante;
- Desorganização;
- Baixo rendimento;
- Impulsividade e busca de emoções fortes.
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O tratamento é realizado com metilfenidato, mais conhecido como a Ritalina, que atua como um fraco estimulante do sistema nervoso central, inibindo o transporte de dopamina (neurotransmissor, precursor natural da adrenalina e da noradrenalina) no cérebro.
Segundo Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no entanto, descobriram que, além de não ter efeitos cognitivos esperados no cérebro de pessoas saudáveis, a “pílula da inteligência” ainda pode aumentar a chance de desenvolver problemas cardiovasculares.
Esse medicamento deve ser utilizado por adultos ou crianças acima de sete anos e antes de prescrito, deve-se fazer uma avaliação no histórico do paciente. Também é fundamental a intervenção de um psicoterapeuta e psicopedagogo. Este conjunto combinado é chamado de intervenção multimodal e serve para um adequado equilíbrio também emocional do paciente, família e professores.
Os pais e/ou cuidadores devem estar bem esclarecidos e orientados quanto ao TDAH.
Muitos se queixam do comportamento, perdem a paciência e não sabem lidar com estas crianças e por falta de informação, acabam agravando mais os sintomas. Existem estratégias que, sendo trabalhadas em conjunto com os envolvidos, podem amenizar a tensão e melhorar o relacionamento.
É importante lembrar que nem todas as crianças que apresentam os sintomas comportamentais de desatenção, hiperatividade e/ou impulsividade são realmente perturbadas pelo TDAH. Percebe-se também, muitos destes sintomas originados de problemas psicológicos e por isso enfatizamos a importância de saber o histórico desse paciente e a intervenção terapêutica.
O que pode ocorrer nestes casos é uma falta de atenção dos pais e/ou cuidadores à criança e não que a mesma possua o déficit de atenção e sendo assim, ela se utiliza de certos mecanismos para chamar a atenção para si.
Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgyyAAB/disturbios-aprendizagem
Links com Sugestões de Atividades para trabalhar com alunos com TDAH:
Jogos que elevam o nível de atenção em crianças com TDAH
Atividades lúdicas para alunos com Déficit de Atenção
Estratégias e exercícios para alunos com Déficit de Atenção
Atividades lúdicas (brincadeiras) para estimular a concentração das crianças com TDAH
Indicação de Leitura: Psicopedagogia/Psicologia/Psiquiatria/Fonoaudiologia e demais áreas da educação e saúde da mente.
Veja também: O Nascimento Precoce está Associado ao TDAH?
Leia ainda: ESCALA DE COMPORTAMENTO ADAPTATIVO
EXCELENTE!
MUITO ESCLARECEDOR!!!
Olá Denise, estamos felizes em poder contribuir de alguma forma. Continue nos visitando, toda semana temos novas postagens. Abraços carinhosos.
Pelo que pesquisei achei excelente cada tópico, grata.
Muito importante, sabermos, entendemos sobre todos esses assuntos, tenho 3 filhos com essas dificuldades, não é fácil, ainda vem a discriminação nas escolas, o bulyng e a inclusão social, meus filhos não têm muita amizades sabe fico muito triste….