Como Acelerar a Aprendizagem com os Conceitos de PNL e Coaching?
Como as técnicas de PNL podem contribuir no Atendimento Psicopedagógico/Neuropsicopedagógico?
A programação neurolinguística (PNL) foi desenvolvida em meados da década de 70, na universidade da Santa Cruz, na Califórnia, nos Estados Unidos, pelo psicólogo Richard Bandler e pelo linguista John Grinder. Os dois estudiosos se uniram para entender a razão de algumas pessoas alcançarem resultados acima da média, enquanto outras não.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A pressuposição da PNL é que cada ser humano possui, ou pode adquirir, os recursos de que necessita para alcançar seus objetivos e metas, desenvolver-se e realizar-se criativamente. Entre tais recursos, o mais fundamental é o da capacidade de aprender e, consequentemente, de progredir.
A PNL postula tais atitudes de aprendizagem para todos os seres humanos. Afirma que o quê uma pessoa consegue fazer, outra também poderá: basta obter a estratégia para tal. Tal assertiva, e tantas outras, não são necessariamente verdadeiras – mas o importante é verificar sua utilidade, e não sua veracidade.
Outra pressuposição da PNL é que todo o comportamento tem uma função positiva.
A PNL estuda como o cérebro e a mente funcionam, como criamos nossos pensamentos, sentimentos, estados emocionais e comportamentos e como podemos direcionar e otimizar esse processo. Em outras palavras, ela estuda como o ser humano funciona e como ele pode escolher maneira que quer funcionar.
A aprendizagem é um processo constante que pode ser definido como mudanças adaptativas no comportamento, decorrentes das experiências da vida. Geralmente isto envolve um processo no qual a pessoa altera o seu comportamento para modificar os resultados que está gerando no seu ambiente e estabelece experiências pessoais de referência e mapas cognitivos.
A aprendizagem, então, envolve a capacidade de estabelecer mapas cognitivos e experiências de referência e perceber o estado do ambiente para que os mapas e experiências adequados sejam ativados, produzindo os resultados desejados no contexto em causa.
Na PNL, considera-se que a aprendizagem ocorre através de programas neurolinguísticos, isto é, a pessoa constrói mapas cognitivos dentro do seu sistema nervoso, conectando-os com observações do ambiente e respostas comportamentais. Mapas cognitivos são construídos por influência da linguagem e de outras representações que ativam padrões coerentes no sistema nervoso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A aprendizagem de “como aprender” envolve a aquisição de um conjunto de estratégias e aptidões que apoiam esse processo em vários contextos, visando acelerá-lo e melhorar sua eficácia.
https://www.youtube.com/watch?v=5m6mPozdDuE
NÍVEIS NEUROLÓGICOS DA APRENDIZAGEM
Os Níveis Neurológicos de Aprendizagem e Mudança foi desenvolvido por Robert Dilts e adaptada por Bernd Isert, a fim de ilustrar a hierarquia neurológica do ser humano para compreensão e importância do desenvolvimento de missão, propósito, visão, valores e legado. Uma das aplicações dos Níveis Neurológicos é potencializar resultados e realizar sonhos de uma forma completamente alinhada e congruente com o significado e sentido da vida de cada um.
Os 6 níveis neurológicos de Robert Dilts determinam onde podemos atuar para o desenvolvimento do indivíduo em todos os aspectos de sua vida.
Os níveis são:
1 – Ambiente: É o ambiente externo à pessoa, e representa onde a pessoa atua em determinado papel. É o nível responsável por determinar onde e quando, dentro de limites, as coisas acontecem.
2 – Comportamento: São as ações que a pessoa executa em um determinado ambiente. É o nível responsável pelo que fazemos em determinados lugares e momentos.
3 – Capacidade: É o como executamos um determinado comportamento. É o nível responsável pelas estratégias utilizadas pelas pessoas com suas habilidades em executar as ações.
4 – Crenças e Valores: É o por que das ações ou pensamentos das pessoas. É o nível responsável pelas coisas que as pessoas acreditam (crenças) que são seus princípios e valores, e que os guiam, motivam e permitem (ou não) a fazer determinadas coisas.
5 – Identidade: É o EU. É o nível responsável por responder quem SOU EU e porque eu estou aqui, existo e faço as coisas que faço.
6 – Espiritualidade: É o nível mais alto de todos, e está inclusive acima do EU. É o nível responsável por relacionar o EU com a família, amigos, crenças e tudo aquilo que transcende o nosso EU mas se relaciona com ele.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A partir disso, José Roberto Marques do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) transformou e expandiu estes conceitos e criou a Pirâmide do Processo Evolutivo aplicada no Coaching que é composto por sete níveis: Ambientes, Comportamento, Capacidades e Habilidades, Valores e Crenças, Identidade, Afiliação e Legado. Para ver os detalhes dos níveis da Pirâmide do Processo Evolutivo clique aqui.
4 fases do aprendizado na programação neurolinguística (PNL)
Fontes das pesquisas:
https://golfinho.com.br/artigo/as-pressuposicoes-da-pnl-no-processo-de-aprendizagem.htm
http://aprendavencer.com.br/niveis-neurologicos/
http://focuslife.com.br/4-fases-do-aprendizado-pnl/
Leia mais: Distúrbios de Aprendizagem-TDAH
Veja ainda: Jogo no Processo de Ensino e Aprendizagem
Estou encantada com a riqueza do material que vocês disponibilizam. Aqui estou me aperfeicoando na área da Psicopedagogia.
Como faço para adquirir esse material do PNL?
Olá Rosineide, tudo bem?
Segue link com indicação de onde comprar livros sobre PNL: https://busca.saraiva.com.br/q/livros-pnl
Abraços…