Análise das Provas Projetivas Psicopedagógicas
Baseadas na teoria de Jorge Visca e Alícia Fernandez
As técnicas projetivas psicopedagógicas têm o objetivo de investigar a rede de vínculos que o sujeito possui em três domínios: o escolar, o familiar e consigo mesmo. Em cada um destes domínios, guardando as diferenças individuais, é possível reconhecer três níveis em relação ao grau de consciência dos distintos aspectos que constituem o vínculo da aprendizagem.
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Em seguida apresentaremos um quadro onde se reproduzem os diversos domínios com suas correspondentes técnicas projetivas e os objetivos de cada uma:
| DOMÍNIO | PROVA | INVESTIGAÇÃO | IDADE |
|
Escolar | Par educativo
Eu e meus companheiros Planta da Sala de Aula | Vínculo com aprendizagem
Vínculo com os componentes da classe A representação do campo geográfico da sala de aula e a desejada | 6-7 anos
7-8 anos 8-9 anos |
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Familiar | Planta da Casa
Os quatro momentos do dia Família educativa | A planta da casa onde habita, sua representação real e desejada
Os vínculos ao longo do dia O vínculo da aprendizagem com o grupo familiar e cada um dos integrantes da mesma | 8-9 anos
6-7 anos 6-7 anos |
|
Consigo Mesmo | O desenho em episódios
O dia de meu aniversário Desenho de minhas férias Fazendo o que mais gosto | A delimitação da permanência da identidade psíquica em função dos afetos
A representação que se tem de si e do contexto físico sociodinâmico em um momento de transição de uma idade para outra As atividades escolhidas durante o período de férias escolares O tipo de atividade que mais gosta | 4 anos
6-7 anos
6-7 anos
6-7 anos |
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Advertências Necessárias
- A interpretação de cada uma das provas projetivas devem ser feitas em função do sujeito em particular e em função do total de informações que se obteve;
- O total de técnicas aqui expostas não significa a necessidade de que se utilizem todas. É adequado usar somente aquelas que se consideram necessárias em função das hipóteses que se aja formuladas, podendo significar que:
- Que se aplique somente uma prova;
- Que se aplique provas de alguns domínios;
- Que se aplique todas as provas de um único domínio;
- Que se apliquem todas as provas, coisa que não é muito
- Certos indicadores de uma técnica se superpõem com os de outra;
- Os critérios para interpretação sugeridos para cada prova, devem somar-se aos critérios gerais para a interpretação das provas projetivas;
- Os indicadores e significados encontrados não implicam numa questão fechada ou sem lugar para dúvidas, cada especialista pode realizar novas descobertas, ampliando os aspectos de indicadores e significados;
ANÁLISE DAS PROVAS PROJETIVAS PSICOPEDAGÓGICAS PAR EDUCATIVO
| INDICADORES | CARACTERÍSTICAS | SIGNIFICADOS | ||||
| Tamanho total | Muito grande ou muito pequeno | Vínculo negativo com a aprendizagem | ||||
| Dimensão razoável | Relação equilibrada. Vínculo positivo e negativo estão equilibrados | |||||
| Tamanho dos personagens | Pequeno | Desvalorização | ||||
| Grande | Supervalorização (persecutório) | |||||
| Tamanho dos objetos | Muito pequeno | Depósito de projeções negativas | ||||
| Muito grande | Cisão de quem aprende e quem ensina | |||||
| Posições | Frente a frente | Bom vínculo com a aprendizagem | ||||
| Lado a lado | Regular vínculo com a aprendizagem | |||||
| Docente de costas para a turma | O aluno sente-se rechaçado pelo docente | |||||
| O aluno de costas para o docente | O aluno rechaça o docente | |||||
| Distância entre os personagens e o objeto da aprendizagem | Grande distância | Não comprometimento com o conteúdo e transmissão de conhecimentos | ||||
| Mínima distância | Supervalorização de conhecimentos sobre o ato de transmissão | |||||
| Distância adequada | Quem ensina usa os conteúdos como instrumento para ensinar e aprender | |||||
| Perspectiva | Com perspectiva | Vínculo maduro do ponto de vista afetivo, cognitivo e social | ||||
| Âmbito onde se dá a cena | Escolar | Centração na aprendizagem sistemática, pode ser positivo ou negativo | ||||
| Extra-escolar | Melhor vínculo assistemática | com | aprendizagem | |||
| Características corporais | Só cabeças | Supervalorização do intelectual que pode ser persecutório | ||||
| Corpo do docente inacabado | Agressão oculta a quem ensina | |||||
| Simplificação dos personagens | Quando não há dificuldades em desenhar, significa uma desvalorização do vínculo de aprendizagem com o docente | |||||
| Título do desenho | Nega o aprendizagem | vínculo com | a | |||
| Resume as vínculo | características | do | ||||
| Relato | Também é uma projeção onde se pode analisar o vínculo estabelecido através:
– do conteúdo mesmo; – sua correspondência com o desenho; – sua relação com o título obs: tanto no relato quanto no título podemos observar os mecanismos de dissociação, negação e repressão | |||||
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EU COM MEUS COMPANHEIROS
| INDICADORES | CARACTERÍSITCAS | SIGNIFICADOS |
| Tamanho total | Grande | Bom vínculo com colegas e com a aprendizagem |
| Pequeno | Vínculo negativo | |
| Tamanho do personagem principal | Grande | Liderança ou incapacidade para descentrar-se |
| Pequeno | Submissão e sentimento de ser vítima do grupo | |
| Igual | Relação igualitária: aceita e é aceito | |
| Posição | Lado a lado | Comunicação superficial |
| Concêntrica (centralizado) | Comunicação profunda: reflexiva e sensível | |
| Inclusão de docente | Inclusão | Relação deficitária com os colegas: dependência. Grande afeto pelo docente |
| Relato ou comentário sobre colegas | Observar se há contradições entre o que diz e o desenho. Comentários gerais dão uma visão do conjunto, que indica como o entrevistado está inserido no grupo ou deseja estar. Comentários pessoais revelam os subvínculos com cada membro do grupo |
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PLANO DE SALA DE AULA
| INDICADORES | CARACTE RÍSTICAS | SIGNIFICADOS | ||
| Tamanho da sala | Pequeno | Restrição , que se apresenta como uma inibição | ||
| Muito grande | Descontrole, falta de limites adequados | |||
| Disposição | Tradicional | Respostas rígidas ou ordenadas | ||
| Localização quando é uma escola do entrevistado | Em frente | Bom vínculo com o docente e/ou com aprendizagem é negativo | ||
| No fundo | O vínculo com o docente e/ou aprendizagem é negativo | |||
| Na lateral | O vínculo com o docente e/ou aprendizagem é negativo | |||
| No centro | Vínculo positivo com a aprendizagem e com os colegas e vínculo positivo ou negativo com o docente | |||
| Não se localiza na sala | Vínculo negativo com o espaço geográfico | |||
| Perspectiva | Constante | Geralmente aprende bem | ||
| Inconstante | Tendência a automatização de conhecimentos e quadros de ansiedade frente a novas aprendizagens | |||
FAMÍLIA EDUCATIVA
| INDICADORES | CARACTERÍSTICAS | SIGNIFICADOS |
|
Posição dos Personagens | Frente ao Processo | O vínculo com a aprendizagem não é nem demasiado positivo ou negativo. O grupo familiar não é um referencial muito adequado. |
| Em Meio ao Processo | O entrevistado sente que o grupo serve de referência para desenvolver e integrar meios de aprendizagem | |
| Fora do Processo | Á carência de modelos significativos de identificação |
PLANO DE MINHA CASA
| INDICADORES | CARACTERÍSITCAS | SIGNIFICADOS |
| Tamanho do plano da casa | Desenho pequeno | Inibição para o uso do espaço, diminuição do uso potencial emocional com que investe as situações e objetivos com que aprende |
| Desenho que ocupa a folha toda | Expansão egótica e uma aprendizagem positiva, desde que não haja um descontrole motor | |
| Desenha usando mais de uma folha | Descontrole, falta de antecipação e vínculo negativo ou instável com a aprendizagem em geral e ao estudo sistemático em particular | |
| Desenhar pessoas | Incluir pessoas neste desenho pode ter significados diversos e contraditórios de aceitação ou rechaço | |
| As aberturas | Representadas, esquecidas, transladas e objetivas encontram-se ligadas diretamente aos canais de comunicação imaginários ou reais. | |
| Ponto de vista | Interno | Sente-se incluído no contexto familiar e sente que o mesmo é um continente adequado |
| Externo | Sente-se estranho e admira a casa | |
| Espaços representados | Interior da casa | Privilegia-se a aprendizagem formal de tipo intelectual |
| Horta, galinheiro, jardim, parque e espaços abertos | Valorização da aprendizagem vinculada ao corpo e a natureza | |
| Comentários sobre o dormitório | Detectar as tentativas realizadas ou não para mudar a habitação e o grau de aceitação e resistência que o meio lhe oferecer.
Os comentários podem revelar aceitação, rechaço, indiferença ou objetividade | |
| Escolha do dormitório | A maneira como e por quem foi escolhido possui grande importância a partir dos 8 ou 10 anos | |
| O lugar de estudo | Revela o vínculo com a aprendizagem que se estabelece nas situações e os estilos de aprendizagem que se pode estruturar | |
| Lugar de reunião familiar | Onde, quem, com, por que e quando se reúnem são perguntas que revelam os modelos familiares da aprendizagem | |
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OS QUATRO MOMENTOS DE UM DIA
| INDICADORES | CARACTERÍSTICAS | SIGNIFICADOS | ||||
| Adequação a consigna | Desenho adequado a consigna | Capacidade de adaptação às exigências externas e tolerância a frustração | ||||
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Os momentos escolhidos | Eleição automática | Vida monótona e sem criatividade | ||||
| Eleição em função da carga afetiva positiva | Dinamismo, criatividade e uso instrumental e enriquecedor do tempo. | |||||
| Eleição em função da carga afetiva negativa | Apatia, solidão e deposição de impulsos agressivos manifestos ou latentes. | |||||
| Atividade realizada | Indica os gostos do sujeito e imposições externas, as aspirações e frustrações, as identificações e o potencial de organização que possui. | |||||
| As pessoas | Modelo de Identificação. Modelos de aprendizagem familiar, que pode ser compacto ou diversificado. | |||||
| O campo geográfico da cena | Na casa (parcial ou totalmente) em dependência adequada ou não, realizando atividades de acordo ou desacordo com o lugar. | Indicam o estilo de vínculo, a adequação e a flexibilidade destes. | ||||
| Os objetivos do ambiente | Indica como se encontra povoado o mundo interno do sujeito e revela a realidade objetiva quanto aos ambientes físicos: desprovido, sobrecarregado, ordenado, confuso ou indiscriminado. | |||||
| Os detalhes do desenho | O tipo de traços, proporções, posições, retoques, detalhes, estereotipias, mobilidade, etc | |||||
| Seqüência espacial | Seqüência A, B, C, D | Principio da realidade e da capacidade de acomodação, aprendizagem realista. | ||||
|
Seqüência temporal | Com seqüência lógica | Uso ordenado do tempo, alta tolerância a frustração. | ||||
| Sem seqüência lógica | Impulsividade, uso desordenado do tempo e baixa tolerância a frustração. Aprendizagem inconstante. | |||||
| Seqüência do relato em concordância com a espacial | Reforça os aspectos assinalados na seqüência espacial | |||||
| Seqüência do relato em concordância com a temporal | Reforça os aspectos assinalados na seqüência temporal | |||||
| Seqüência do relato em concordância com as seqüências espacial e temporal | Severa desorganização temporo e conseqüentemente severas dificuldades de aprendizagem. | |||||
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DESENHOS EM EPISÓDIOS
| INDICADORES | CARACTERÍSTICAS | SIGNIFICADOS |
|
Tempo e espaço | Pode ser observado através da transformação ou não de objetos animados (árvores, flores) de estados de tempo (sol nuvens, chuva) das estações (primavera, verão, inverno) | |
| O tema | Pode ser único, com critério estável ou não. | |
| Os afetos | Simples ou complexos | |
| Elementos relacionais ou sociais | Adequadamente elaborados ou não em termos de comunicação e movimento | |
FAZENDO O QUE MAIS GOSTA
| INDICADORES | CARACTERÍSTICAS | SIGNIFICADOS |
| Indecisão na hora do tema. Desenhar, apagar ou mudar de tema | Pode indicar problema entre o desejo do sujeito e uma forte proibição do meio ou contradições entre distintos interesses não adequadamente discriminados ou hierarquizados. Indecisão na eleição do tema | |
| Apagar objetos sem mudar de tema | Indica a consolidação de uma eleição e uma marcada tendência ao perfeccionismo. | |
|
Relato | Coerência no relato é produto de maior influência de censura sobre o domínio verbal que sobre a produção gráfica | |
| Coerência entre o relato e o desenho revela os conflitos sujeito- realidade e do sujeito consigo mesmo | ||
| Contexto espacial e temporal onde ocorre pode significar a realização possível | ||
AS MINHAS FÉRIAS
| INDICADORES | CARACTERÍSTICAS | SIGNIFICADOS | |
| Adequação ou não a consigna | Adequação | Vínculo positivo, flexível com a capacidade de acomodação. Flexível | |
| Não adequação | Vínculo negativo, rígido, com predominância da assimilação e pouca criatividade. | ||
| Atividade representada | Depositarão os desejos mais íntimos e das capacidades que se deseja desenvolver | ||
|
Desenhos | Continua fazendo o mesmo | Por que gosta muito do que faz, por que não sabe fazer algo diferente (falta de criatividade) ou representa predomínio da assimilação. | |
| Realiza algo totalmente distinto | Criatividade, flexibilidade, tendência a acomodação e capacidade de aprendizagem. | ||
| Leva acabo uma atividade | Capacidade de aprendizagem criadora |
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DIA DO MEU ANIVERSÁRIO
| INDICADORES | CARACTERÍSTICAS | SIGNIFICADOS | |
| Tamanho total | Muito grande ou muito pequeno | Vinculo negativo com a aprendizagem | |
| Tamanho razoavelmente dimensionado | Relação equilibrada. Vínculos positivos e negativos estão equilibrados. | ||
| Tamanho dos personagens | Pequeno | Desvalorização | |
| Grande | Supervalorização | ||
| Posições | De frente | Vínculo positivo | |
| De constas | Vínculo negativo | ||
| Espaço geográfico | Própria casa | Atitude realista | |
| Lugar público | Posição de abertura as aprendizagens | ||
| Fora do contexto real possível | Pode sugerir uma capacidade criadora ou um mundo imaginário do impossível, compensador de sentimentos de frustrações com baixa tolerância e uma predominância do princípio do prazer sobre o da realidade. | ||
| A idade do personagem que faz aniversário comparada com a idade do entrevistado diz respeito a aceitação do mesmo neste momento da vida. Se for menor pode significar desejo de não crescer e não aprender. Se for igual indica aceitação e uma tolerância a aprendizagem. Quando é maior regularmente indica alto nível de aspiração. | |||
| A caracterização dos demais personagens determina aceitação ou rechaço | |||
| As contradições entre o desenho e o relato revelam o grau de coerência ou não dos aspectos em conflito que implicam ou não perturbações nos vínculos que o entrevistado estabelece consigo mesmo. | |||
| Indicadores geográficos | Rodeado de pessoas | Possui um mundo interno rodeado de identificações múltiplas que indicam uma adequada capacidade de aprendizagem em termos qualitativos e quantitativos | |
| Sozinho | Aprendizagem predominante assimilativa, dificuldade de descentração do pensamento. | ||
| Posição | Frente a frente sugere identificação introjetiva positiva. Todas as outras indicam introjetivas negativas | ||
| Presentes recebidos | Os mesmo representam objetos desejados | ||
Fonte: Visca. Jorge – Técnicas Projetivas Psicopedagógicas – 1994 – Buenos Aires, Argentina
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