#4 Atividades Psicopedagógicas – Jogo de formação de Palavras_Parte IV

A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto.

Segundo Coelho (2002) a leitura, no sentido de compreensão do mundo é condição básica do ser humano. A compreensão e sentido daquilo que o cerca inicia-se quando bebê, nos primeiros contatos com o mundo. Os sons, os odores, o toque, o paladar, de acordo com Martins (1994) são os primeiros passos para aprender a ler.

  “Os jogos educativos são aqueles que contribuem para formação das crianças e geralmente são direcionados para a educação infantil”. Essas autoras ainda elucidam teoricamente que os jogos são divididos em dois grupos: os de enredo e os de regras. (Souza 2011)

 

Sugestão de Jogo para baixar e imprimir gratuitamente:

Jogo de formação de palavras.pdf · versão 1-3_001

 

De R$192,90 por apenas R$108,,90

 

 

promoção IPI

E-book Estudos de Caso

Apostila com 300 Atividades para Educação Infantil

 

Para fazer o Download das imagens basta clicar com o botão direito do Mouse, escolher a opção “Salvar Como ou  Copiar Imagem”

 

A aceitação e a utilização de jogos e brincadeiras como uma estratégia no processo de ensinar e do aprender têm ganhado força entre os educadores e pesquisadores nesses últimos anos, por considerarem, em sua grande maioria uma forma de trabalho pedagógico que estimula o raciocínio e favorece a vivência de conteúdos e a relação com situações do cotidiano.

O jogo como estratégia de ensino e de aprendizagem em sala de aula deve favorecer a criança a construção do conhecimento científico, proporcionando a vivência de situações reais ou imaginárias, propondo à criança desafios e instigando-a a buscar soluções para as situações que se apresentam durante o jogo, levando-a a raciocinar, trocar ideias e tomar decisões.

O brincar é, portanto, uma atividade natural, espontânea e necessária para criança, constituindo-se em uma peça importantíssima a sua formação seu papel transcende o mero controle de habilidades. É muito mais abrangente. Sua importância é notável, já que, por meio dessas atividades, a criança constrói o seu próprio mundo. (SANTOS, 1995, p.4).

Em sua visão é pela brincadeira que a criança aprende sobre a natureza, os eventos sociais, a dinâmica interna e a estrutura de seu corpo. A criança que brinca livremente, no seu nível, à sua maneira, não está apenas explorando o mundo ao seu redor, mas também comunicando sentimentos, ideias, fantasias, intercambiando o real e o imaginário.

O brincar está relacionado ao prazer. 

Prancha Braille e Libras

antes-depois-do-psiqueasy

Leia ainda:#3 Atividades Psicopedagógicas – Prancha do Alfabeto em Braile e Libras – Parte III

Veja também: #2 Atividades Psicopedagógicas para Imprimir – Lógica Matemática – Parte II

10 comentários em “#4 Atividades Psicopedagógicas – Jogo de formação de Palavras_Parte IV

    • 12 de junho de 2019 em 09:28
      Permalink

      Olá Tida que bom que gostou, agradecemos o carinho e atenção a nós dedicada. Continue nos visitando, toda semana temos novidades. Abraços carinhosos…

      Resposta
  • 9 de junho de 2019 em 06:47
    Permalink

    Excelente material.
    Obrigada

    Resposta
    • 12 de junho de 2019 em 09:19
      Permalink

      Olá Maria que bom que gostou, fazemos tudo pensando em contribuir de alguma forma com nossos leitores e clientes. Sabemos como é difícil encontrar materiais. Pensando nisso compartilhamos com muito carinho. Agradecemos o carinho e atenção a nós dedicada. Continue nos visitando, toda semana temos novidades. Abraços carinhosos…

      Resposta
  • 11 de junho de 2019 em 15:40
    Permalink

    Boa tarde, gostei muito do blog, conheci através de uma amiga.
    Obrigada por postar atividades e conteúdos tão ricos.

    parabéns!

    Resposta
    • 12 de junho de 2019 em 08:58
      Permalink

      Olá Elielda que bom que gostou, fazemos tudo pensando em contribuir de alguma forma com nossos leitores e clientes. Sabemos como é difícil encontrar materiais. Pensando nisso compartilhamos com muito carinho. Agradecemos o carinho e atenção a nós dedicada. Continue nos visitando, toda semana temos novidades. Abraços carinhosos…

      Resposta
  • 24 de julho de 2019 em 19:42
    Permalink

    Ola sou professora AEE, esse blog tem me ajudado muito. Material de excelente qualidade. orientações valiosas. Gratidão.

    Resposta
  • 20 de outubro de 2019 em 04:59
    Permalink

    Material maravilhoso! Obrigada por compartilhar.

    Resposta
  • 14 de janeiro de 2020 em 15:58
    Permalink

    Adorei este material, muito bacana mesmo. Minha coleção de atividades está ficando top com o material de vocês.
    Muito Obrigada .!

    Resposta
    • 16 de janeiro de 2020 em 14:51
      Permalink

      Olá Maria Celia, que bom que gostou, fazemos tudo com muito carinho para profissionais assim tão especiais como você. Continue nos visitando, toda semana temos novidades. Abraços carinhos.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chamar no WhatsApp