#4 Atividades Psicopedagógicas – Jogo de formação de Palavras_Parte IV

A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto.

Segundo Coelho (2002) a leitura, no sentido de compreensão do mundo é condição básica do ser humano. A compreensão e sentido daquilo que o cerca inicia-se quando bebê, nos primeiros contatos com o mundo. Os sons, os odores, o toque, o paladar, de acordo com Martins (1994) são os primeiros passos para aprender a ler.

  “Os jogos educativos são aqueles que contribuem para formação das crianças e geralmente são direcionados para a educação infantil”. Essas autoras ainda elucidam teoricamente que os jogos são divididos em dois grupos: os de enredo e os de regras. (Souza 2011)

 

Sugestão de Jogo para baixar e imprimir gratuitamente:

Jogo de formação de palavras.pdf · versão 1-3_001

 

De R$192,90 por apenas R$108,,90

 

 

promoção IPI

E-book Estudos de Caso

Apostila com 300 Atividades para Educação Infantil

 

Para fazer o Download das imagens basta clicar com o botão direito do Mouse, escolher a opção “Salvar Como ou  Copiar Imagem”

 

A aceitação e a utilização de jogos e brincadeiras como uma estratégia no processo de ensinar e do aprender têm ganhado força entre os educadores e pesquisadores nesses últimos anos, por considerarem, em sua grande maioria uma forma de trabalho pedagógico que estimula o raciocínio e favorece a vivência de conteúdos e a relação com situações do cotidiano.

O jogo como estratégia de ensino e de aprendizagem em sala de aula deve favorecer a criança a construção do conhecimento científico, proporcionando a vivência de situações reais ou imaginárias, propondo à criança desafios e instigando-a a buscar soluções para as situações que se apresentam durante o jogo, levando-a a raciocinar, trocar ideias e tomar decisões.

O brincar é, portanto, uma atividade natural, espontânea e necessária para criança, constituindo-se em uma peça importantíssima a sua formação seu papel transcende o mero controle de habilidades. É muito mais abrangente. Sua importância é notável, já que, por meio dessas atividades, a criança constrói o seu próprio mundo. (SANTOS, 1995, p.4).

Em sua visão é pela brincadeira que a criança aprende sobre a natureza, os eventos sociais, a dinâmica interna e a estrutura de seu corpo. A criança que brinca livremente, no seu nível, à sua maneira, não está apenas explorando o mundo ao seu redor, mas também comunicando sentimentos, ideias, fantasias, intercambiando o real e o imaginário.

O brincar está relacionado ao prazer. 

Prancha Braille e Libras

antes-depois-do-psiqueasy

Leia ainda:#3 Atividades Psicopedagógicas – Prancha do Alfabeto em Braile e Libras – Parte III

Veja também: #2 Atividades Psicopedagógicas para Imprimir – Lógica Matemática – Parte II

7 comentários em “#4 Atividades Psicopedagógicas – Jogo de formação de Palavras_Parte IV

    • 12 de junho de 2019 em 09:28
      Permalink

      Olá Tida que bom que gostou, agradecemos o carinho e atenção a nós dedicada. Continue nos visitando, toda semana temos novidades. Abraços carinhosos…

      Resposta
  • 9 de junho de 2019 em 06:47
    Permalink

    Excelente material.
    Obrigada

    Resposta
    • 12 de junho de 2019 em 09:19
      Permalink

      Olá Maria que bom que gostou, fazemos tudo pensando em contribuir de alguma forma com nossos leitores e clientes. Sabemos como é difícil encontrar materiais. Pensando nisso compartilhamos com muito carinho. Agradecemos o carinho e atenção a nós dedicada. Continue nos visitando, toda semana temos novidades. Abraços carinhosos…

      Resposta
  • 11 de junho de 2019 em 15:40
    Permalink

    Boa tarde, gostei muito do blog, conheci através de uma amiga.
    Obrigada por postar atividades e conteúdos tão ricos.

    parabéns!

    Resposta
    • 12 de junho de 2019 em 08:58
      Permalink

      Olá Elielda que bom que gostou, fazemos tudo pensando em contribuir de alguma forma com nossos leitores e clientes. Sabemos como é difícil encontrar materiais. Pensando nisso compartilhamos com muito carinho. Agradecemos o carinho e atenção a nós dedicada. Continue nos visitando, toda semana temos novidades. Abraços carinhosos…

      Resposta
  • 24 de julho de 2019 em 19:42
    Permalink

    Ola sou professora AEE, esse blog tem me ajudado muito. Material de excelente qualidade. orientações valiosas. Gratidão.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chamar no WhatsApp