10 Jogos para Alfabetizar_ParteII

SUGESTÕES DE JOGOS PARA ALFABETIZAR
11.CRIANDO RIMAS

Entregar dois cartões a cada criança ou a cada dupla. Um com a parlenda HOJE É DOMINGO, o outro em branco para as crianças copiarem a parlenda mudando as rimas. Depois podem ilustrar as duas parlendas.
Escrever uma lista de títulos de parlendas e apresentar às crianças. Entregar fichas para as crianças criarem outro título que rimem com ele.

Ex.:

UNE DUNE TÊ
UNE DUNE VOCÊ
REI CAPITÃO
REI SALOMÃO etc.

 


 

12.ESCREVENDO NOMES DE PERSONAGENS

Com as letras móveis, cada criança monta o nome de um personagem de revista em quadrinhos ou de alguma história lida. Ao sinal da professora, faz mímicas para descobrirem o personagem. Somente depois lerá o nome do personagem.
(A professora pode aproveitar para fazer intervenções a partir do que as crianças escreveram – trabalhar a letra inicial, número de letras, sílaba inicial, sílaba final, quantidade de sílabas…)

 


13.ADIVINHE O NOME

Iniciar a atividade fazendo a leitura de uma adivinhação para que as crianças descubram a resposta. As dicas devem ser letras ou sílabas:
Tem no quarto e começa com a letra C
Tem na sala de aula e começa com a letra B
Tem no nosso corpo e começa com a letra P etc.
Pode-se pedir que as crianças escrevam as suas respostas num papel. A cada adivinhação que acertarem marcam um ponto.
(O professor deve fazer intervenções para que os alunos possam pensar sobre a escrita produzida por eles).

 

Jogos Lúdicos - Avaliação, Intervenção e Diagnóstico - Vol.02


 

14.BRINCANDO DE ADIVINHAS

Dividir a turma em grupos e lhes entregar envelopes para que descubram as adivinhações neles contidas. Os grupos deverão dar as respostas com desenhos. Após a atividade, escrever junto com as crianças os nomes (respostas).

 

 


15.PALAVRA CANTADA

A partir de uma música de roda, pedir às crianças que escrevam o maior número de palavras que ouvir. DEPOIS apresentar a letra da música no papel e pedir que as crianças comparem as palavras que escreveram com o texto da música.
Em seguida, fazer a leitura para/com o grupo e explorar algumas dessas palavras.

 


 

16.QUAL É A MÚSICA?

Dividir a turma em dois grupos. Cada um receberá o início de uma música de roda escrita numa ficha de cartolina. O grupo deverá concluir a cantiga de roda, escrevendo espontaneamente.

Por exemplo:
Se essa rua, se essa rua fosse………..
O cravo brigou com a …………… etc..

 


 

17.BINGO DO PIRULITO

Ler para o grupo a música Pirulito que bate … escrita num cartaz. Explorar algumas palavras da música. As crianças receberão uma ficha com a palavra PIRULITO, a ser explorada em forma de bingo de letras, e marcarão as letras da palavra que forem sorteadas.

 

 


 

18.ENTREVISTA DE RIMA

Cada criança fará uma pesquisa com uma pessoa, pedindo para dizer palavras que rimam com:
JOÃO
VOAR

As palavras deverão ser registradas na tabela.
(É importante que a professora explore essas palavras quando a criança retornar com a pesquisa feita).

 


 

19.JOGOS PARA ALFABETIZAR (parte 2)

NOMES MISTURADOS
Expor na mesa as letras dos nomes das crianças. Pedir-lhes que observem as letras expostas. As crianças tentarão descobrir as letras do seu nome. Quem não conseguir descobrir terá a ajuda da professora e dos colegas para encontrar as letras. Ao terminar, as crianças organizam as letras e depois colam.

 

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20.BOLICHE DE LETRAS

O boliche pode ser feito com garrafas descartáveis onde estarão coladas as letras do alfabeto. As garrafas serão dispostas a certa distância e cada criança terá a oportunidade de jogar duas vezes, diz as letras que estão nas garrafas caídas e, em seguida, copia essas letras num papel e tenta escrever palavras começadas com elas.

 


 

21.AULA-PASSEIO

Organizar com o grupo uma aula-passeio em volta da escola, preparar uma prancheta de papelão com uma folha com algumas letras do alfabeto (mais ou mentos 5). À medida que forem caminhando observar coisas cujos nomes comecem com as letras que estão na folha. Esses nomes serão escritos junto com as crianças.
Ao retornar para a sala, explorar cada um dos nomes escritos.

(NÃO DEIXAR DE COMBINAR COM AS CRIANÇAS O QUE DEVERÃO OBSERVAR).

 


22.AULA-PASSEIO

Organizar com o grupo uma aula-passeio pelos arredores da escola.
Cada criança receberá uma caixinha ou envelope, contendo algumas letras do alfabeto.
O desafio dessa atividade é conseguir utilizar o maior número de letras. Como? As crianças deverão fixar nos objetos que encontrarem a letra inicial desses objetos. Quem conseguir fixar o maior número de letras será o vencedor.
Ex.: No muro fixar a letra M…
(AS LETRAS PODERÃO SER FEITAS COM CORES DIFERENTES PARA FACILITAR A CONTAGEM)

 


 

23.BINGO DE LETRAS

Confeccionar uma cartela de letras em diferentes posições, e outra não preenchida. A professora sorteará letras e, à medida que a criança reconhece a letra chamada em sua cartela, deverá escrevê-la na posição correta na outra cartela e no local correspondente.

 


 

24.ESCONDE-ESCONDE DAS LETRAS

Esconder numa área livre da escola ou na própria sala, diversas letras do alfabeto feitas com papelão ou outro material. Pedir aos alunos que procurem as letras que foram escondidas. A partir do momento que os alunos encontrarem as letras, poderão fazer diversas atividades, como:
Contagem e leitura de letras (quantas iguais, quantas diferentes)
Formar sílabas ou palavras
Citar nomes que iniciem com as letras encontradas etc.

 


 

25.DITADO PREFERIDO

Conversar com as crianças sobre quais as palavras que mais gostam e listá-las. Depois realizar uma votação para escolher quatro palavras preferidas, e fazer um ditado. As crianças vão escrever de forma espontânea. Em seguida, comparar as escritas com a lista fazendo a análise das mesmas.

 

TDA / TDAH – Avaliação, Intervenção e Diagnóstico – Vol. 01


 

26.JOGO COM SÍLABAS

Cada criança recebe uma ficha com 2 gravuras de animais ou frutas… e uma quantidade de sílabas para que formem os nomes dos animais ou frutas. No final, analisar junto com as crianças os nomes formados e registrá-los no caderno.

 


 

27.TROCA LETRAS

Finalidade: Ganha o jogo quem acertar maior quantidade de palavras formadas a partir da troca de letras.
Jogadores: 2, 3 ou 4 grupos.
Componentes: Um quadro de pregas.

 

28.20 fichas com figuras (10 pares de figuras cujas palavras são semelhantes, com diferença apenas em relação a uma das letras).
Fichas com letras.

Regras:

São formados 2, 3 ou 4 grupos e decide-se qual grupo iniciará o jogo.
O professor coloca, no quadro de pregas, 5 fichas de figuras e, ao lado, forma, com as fichas de letras, a palavra correspondente a essa figura e deixa na mesa as demais fichas de letras.
Coloca, em cima de uma das fichas, outra ficha com uma figura cuja palavra é muito semelhante à palavra representada pela figura que primeiramente foi colocada (por exemplo, se, antes, tinha a figura de pato, coloca-se a ficha que tem a figura de rato).
Faz o desafio ao grupo que estiver na vez de jogar: Que letra devo trocar para que a palavra PATO vire RATO?
O grupo escolhe a letra e a coloca no lugar certo, em cima da letra que considera que precisaria ser modificada para formar a nova palavra.

 


 

29. JOGO DAS VOGAIS

Componentes:
1 dado “de vogais”, com uma vogal em cada face e a última contendo uma figura; 22 cartelas de palavras, cartelas de vogais avulsas.

Regras:
As cartelas de palavras ficam empilhadas sobre a mesa, viradas para baixo.
As cartelas de letras ficam espalhadas sobre a mesa.
Inicia o jogo quem ganhar no par ou ímpar
Perde a vez o jogador que sortear a figura no dado.
O jogador da vez retira uma ficha de palavras e joga o dado. A vogal que for sorteada deve ser retirada das cartelas de letras espalhadas
O jogador deverá confirmar se a letra da cartela preenche a lacuna vazia ou não
Não utilizando a cartela de vogal, o jogador a retém, podendo utilizá-la em outras rodadas

Finalidade:
Completar, primeiro, cinco cartelas de palavras, se forem 2 jogadores, se forem 4 jogadores serão 2 cartelas.

Jogadores: 2 ou 4

O jogador só poderá pegar outra cartela de palavras quando completar corretamente a cartela de palavras que esteja em suas mãos
Ganha o jogo quem completar primeiro cinco cartelas corretamente, ou seja, fazendo a correta colocação da vogal
Será permitido durante o jogo, tirar dúvidas com o professor, porém ele não pode dar as respostas, deverá criar meios para que o aluno pense sobre o sistema de escrita.

 


 

30.NO ALVO

Componentes: Um alvo, dado de cores, fichas com letras ou sílabas, uma cartela para a escrita das palavras.
Regras:
Inicia o jogo quem tiver o nome primeiro na ordem do alfabeto.
O jogador deverá jogar o dado de cores, identificar a letra ou sílaba que está no alvo da cor sorteada e dizer ou escrever numa cartela uma palavra começada com a determinada letra ou sílaba.
Se não souber, vale ter ajuda dos colegas.
Se sortear o cachorrinho, passará a vez.
Quando todos terminarem de escrever, se for o caso, comparam-se as palavras escritas e contam-se os pontos sendo 1 ponto para cada palavra escrita sem estar correta e 2 pontos para cada palavra escrita corretamente.
Variações:
A atividade pode ser: nomes de frutas, de pessoas, de animais, de objetos, etc..
Obs.:Se a criança for escrever não esquecer de entregar-lhe uma cartela
Finalidade: Dizer ou escrever uma palavra iniciada com a letra ou sílaba que está no alvo da cor sorteada.
Jogadores: 2 ou 4

 

jogos psiqueasy

ASPECTOS FUNDAMENTAIS PARA A UTILIZAÇÃO DE JOGOS EM SALA DE AULA:

Ter objetivos claros (para quê, para quem…)
Planejamento (deve ser bem feito, contemplando as etapas de como os jogos serão realizados).
Intervenções nos momentos certos (jogar junto com os alunos, desafiá-los a pensar sobre o SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICO)
Sistematização (fechar bem as questões linguísticas de cada jogo).

 

antes-depois-do-psiqueasy

 

Referências bibliográficas:
BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi Alves. FERREIRA, Andréa Teresa Brito. ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. LEAL, Telma Ferraz (orgs.). Jogos para Alfabetização. Universidade de Pernambuco – CEEL. Ministério da Educação.
Pró-Letramento. Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Alfabetização e Linguagem. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília – 2008

3 comentários em “10 Jogos para Alfabetizar_ParteII

  • 27 de julho de 2019 em 14:43
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    Estou mt feliz com vcs pois tem me ajudado mtno consultorio. Mto brigada. Gde abraço. Marta Valéria

    Resposta
    • 1 de agosto de 2019 em 15:39
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      Olá Marta, que bom que tem gostado, ainda essa semana postaremos a parte III. Esperamos que goste também. Agradecemos o carinho, continue nos visitando, pois fazemos tudo com muito carinho e amor para nossos clientes e leitores. Abraços…

      Resposta
  • 10 de novembro de 2019 em 10:19
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    Bom dia!
    Amei tudo, sou professora de educação infantil, amo o que faço.
    Seus jogos são perfeitos. Beijos😘👏👏👏👏

    Resposta

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