Como ajudar crianças com Discalculia
A Discalculia trata de um termo usado para denominar dificuldades de aprendizagem caracterizadas por problemas no processamento de informações numéricas, aprendizagem de fatos aritméticos e realização de cálculos precisos ou fluentes.
Esse transtorno de aprendizagem afeta as habilidades matemáticas, mas, não é causado por deficiência mental, por déficits visuais ou auditivos ou por má escolarização, por isso é importante não confundir a discalculia com os fatores citados acima.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como os pais podem ajudar:
- Momentos de lazer (são ideais para trabalhar conceitos matemáticos e lógicos com crianças);
- Jogos de videogame e computadores (contam com os níveis de fases concluídas e alguns pedem esforço lógico para resolver situações de cada fase);
- Jogar bola (incentivo para contar o número de gols e a análise da distância do chute para o gol);
- Outros contextos simples, porém que se utilize conceitos matemáticos.
Como ajudar no ambiente escolar:
- Utilizar papel quadriculado (alunos com dificuldade de organizar ideias no papel podem utilizar um quadrado para cada número);
- Incentive o aluno a ler os problemas matemáticos em voz alta, mesmo que não sejam problemas verbais (p. ex., 3+7=);
- Pratique estimar (tentar adivinhar) como uma forma de começar a resolver problemas de matemática;
- Introduza novas habilidades a partir de exemplos concretos e, mais tarde, mude para aplicações mais abstratas;
- Explique ideias e problemas de forma clara e incentive os alunos a fazerem perguntas sobre como eles funcionam;
- Forneça um lugar para trabalhar com poucas distrações, tendo, se necessário, lápis, borracha e outros materiais à mão;
- Confira mais tempo a realização das tarefas que envolva aritmética e valorize o raciocínio matemático mais que a realização do cálculo em si;
- Forneça materiais de referência sempre que possível: fórmulas e calculadora, principalmente na realização de tarefas avaliativas cujos problemas exijam a realização de vários passos encadeados para se chegar à resposta;
- Seja criativo: usar situações diferentes para ensinar matemática (jogos, preparo de receitas, montagens, construção, etc.);
- Programas de informática podem ajudar: aspecto lúdico, ferramenta atrativa para crianças.
As Intervenções poderão ajudar pessoas com Discalculia restaurarem suas habilidades. A utilização de novas metodologias para trabalhar a matemática auxilia no desenvolvimento da capacidade de resolver possíveis problemáticas e assim, aumentar sua autoestima, uma vez que irá encoraja-la visualizar seu sucesso por meio das tentativas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A utilização do lúdico, no qual as crianças envolvem todo o processo cognitivo, motor e social, é uma forma de ajudá-la a superar várias situações diferentes e resolver os problemas encontrados.
Logo abaixo deixamos alguns exemplos de atividades para a intervenção:
O Tangram é uma atividade promotora de situações-problemas que pode ser utilizada no tratamento clínico, pedagógico e na interação familiar da criança com discalculia.
Quando a criança entra em contato com os botões, a compreensão do sistema de numeração dela começa a ser intensificado, além da coordenação motora e orientação espacial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Ludo Duplo é um dos jogos mais conhecidos entre jovens. Permite que as crianças lidem com números de uma maneira lúdica e divertida.
A utilização das abelhas serve para que a atenção das crianças seja capturada, com a intenção delas ficarem imersas na atividade. Esse exercício vai fazer com que elas consigam desenvolver a lógica matemática e a utilizar operações da aritmética.
Caso tenha mais dúvidas quanto aos tipos e graus da discalculia, além de estratégias de intervenção e outros pontos, nosso material “Discalculia – Avaliação, Diagnóstico e Intervenção Vol. 07” tem uma explicação completa sobre o assunto, além de diversas atividades para a intervenção.
O material completo possuí 291 páginas que irão te ajudar a ter uma visão geral sobre o que é a discalculia, como tratá-la em ambientes diferentes, os tipos, graus, como profissionais e parentes devem agir, além das intervenções e atividades para a intervenção e sondagem da mesma.
Tire agora suas dúvidas pelo WhatsApp: (021) 97421-7212.
Caso tenha mais dúvidas acerca do material sobre a Discalculia, disponibilizamos nesse link a página de vendas para que possa tirar suas dúvidas.
Também temos postagens que irão acrescentar no seu conhecimento sobre a Discalculia, é só continuar descendo a página e clicar nas imagens que você será redirecionado;
Estao de parabens, bom material