fbpx

História de Vida ou Anamnese Psicopedagógica?

A história de vida ou anamnese psicopedagógica é uma técnica direcionada aos pais ou responsável, que pode ser aplicada em diferentes momentos, tanto antes quanto após a entrevista inicial com o aprendente/paciente, dependendo da necessidade.

De acordo com Porto (2009), “constitui-se em um instrumento muito útil para o processo diagnóstico, pois auxilia a investigação do objeto focal […] as possíveis causas das dificuldades de aprendizagem do sujeito.

Este instrumento permite a obtenção e analise de dados, desde a concepção ao momento atual da vida do aprendente/paciente, considerando que se trata de uma investigação profunda e detalhada. Através da anamnese é possível levantar hipóteses que poderão justificar a defasagem do indivíduo, bem como nos auxiliar na seleção de outros instrumentos do diagnóstico, com base nas hipóteses levantadas.

A interpretação da história de vida ou anamnese psicopedagógica é fundamental, por subsidiar o levantamento das hipóteses e o delineamento da investigação, ou seja, o que se aplicará em outras investigações.

Veja o modelo que selecionamos para você utilizar em suas sessões com seus Aprendentes/Pacientes.
A História de Vida é uma peça importante da investigação diagnóstica.
É um método de pesquisa qualitativo frequentemente empregado.
Um instrumento de pesquisa e de formação do psicopedagogo e pode constituir-se em meio a partir do qual se realiza o tratamento psicopedagógico.
É nesta perspectiva que se situa o trabalho psicopedagógico: “o emprego da história de vida como um instrumento ou recurso terapêutico“.
Traçar a história de vida do seu aprendente é crucial e deve ser feito com muita cautela e atenção.
Existem diversos fatores que devem ser levados em consideração ao se investigar a história de uma pessoa. Todas as informações são fundamentais nesse processo de observação e análise.
A informações familiares nos dizem muito mais do que possamos imaginar. O ambiente onde a pessoa vive explica muita coisa.
Para você imprimir:
Para baixar as atividades acima, clique com botão direito nas imagens, selecione a opção salvar imagem. Com elas já em seus arquivos você poderá imprimir, recortar e plastificar. Agora nossa última dica:

Gostou das sugestões  que selecionamos para você baixar e imprimir gratuitamente? Então, certamente você vai  amar os nossos materiais, volume 1 e 2 com mais de 110 modelos de documentos psicopedagógicos estará logo abaixo para que possa dar uma olhadinha. 

Para obter mais informações clique no botão abaixo “Quero saber mais”. E se quiser conhecer nossa oferta especial, basta entrar em contato com nosso suporte pelo whatsapp.

Apostila com mais de 60 Modelos de Documentos Psicopedagógicos


Modelos de Documentos Psicopedagógicos vol.02


Tire agora suas dúvidas pelo WhatsApp  

021-97421-7212.botão chamar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chamar no WhatsApp