Como elaborar um Informe Neuropsicopedagógico?
Não se pode negar a importância de se elaborar documentos que contribuam na avaliação do paciente.
A avaliação neuropsicopedagógica tem se caracterizado por suas diversas possibilidades de levantamento, análise e interpretação de fenômenos relacionados ao funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana, os quais oportunizam ao neuropsicopedagogo respaldar-se para a tomada de decisões e delineamento de intervenções.
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Antes de mais nada, a consolidação dos achados neuropsicopedagógicos, oriundos do processo avaliativo, deve substancialmente ser clara, objetiva, concisa e precisa ao que de fato é exigido para a demanda profissional investigada. Nisto, o papel do informe neuropsicopedagógico resultante do output avaliativo é condição para a clareza sobre os objetivos, a justificativa e os procedimentos metodológicos norteadores da avaliação.
Nisto, o neuropsicopedagogo encontra-se posicionado frente a contextos profissionais os quais a intervenção avaliativa deverá fundamentar-se tanto no delicado esmero teórico quanto na adequabilidade prática de sua atuação. Todo este processo se realiza para dar uma resposta profissional e especializada à demanda destacada e deve veicular-se através da comunicação dos resultados deste, que constitui o momento de fechamento da avaliação.
É através dos informes finais que se pode descrever e transmitir os processos neuropsicopedagógicos e a dinâmica interpessoal que caracteriza o sujeito, através de suas amostras adquiridas a partir de vários processos durante a intervenção/acompanhamento. Isto ocorre segundo os objetivos que orientam a avaliação neuropsicopedagógica e as pessoas a quem se destinam o informe.
Veja um Modelo de Informe de Avaliação com testes de Funções Executivas.
INFORME NEUROPSICOPEDAGÓGICO
IDENTIFICAÇÃO
Paciente: XXXXX
D.N XX/XX/XXXX
Modalidade de Ensino: 3º ano do Ensino Médio
Instituição de Ensino: Escola Fantasia
AVALIAÇÃO INICIAL
A mãe apresentou a seguinte queixa:
- Apresenta distração, tem dificuldade de fazer coisas solicitadas, apresenta uma conduta ansiosa, não consegue executar mais de uma coisa ao mesmo tempo, apresenta esquecimento, tem dificuldade relacionamento interpessoal desde criança, muitas vezes se isola, é tímida.
- Mantém sempre uma média de no máximo 2 amigos, os amigos taxam ela de infantil para idade, sendo assim ela acaba fazendo amizade com pessoas mais novas.
- Estágio de negação nas coisas que falam.
- Tem dificuldade em seguir regras.
- Quando era pequena não entendia metáforas, tem dificuldade de distinguir realidade de fantasia. Apresenta boas notas, exceto em exatas, já reprovou no 1º ano.
- Muitas vezes e sente triste isolada deprimida, chora quando está estressada e apresenta oscilação de humor.
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DADOS DO APRENDENTE
- Parto normal sem complicações.
- Não chorou quando nasceu;
- Ficou dois dias sem querer se alimentar, só mamou terceiro
- Não respondia aos estímulos de forma
- Desenvolvimento Psicomotor normal
- Desenvolvimento da linguagem normal.
INSTRUMENTOS UTILIZADOS:
- Anamnse;
- EOCA (Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem);
- Avaliação Cognitiva de Funções Executivas (Teste de Repetição de Pseudopalavras, Teste de Atenção por cancelamento;
- Torre de Londres;
- Teste das Trilhas;
- SNAP – IV;
- Neurofeedback.
PARECER PSICOPEDAGÓGICO
Comparando os testes aplicados, com a análise comportamental e também com o exame EEG espectral com FEI e Mapa, foi observado que há uma Disfunção Cerebral Mínima (DCM), que ocasiona dificuldades:
- Na memória operacional;
- Na flexibilidade cognitiva;
- No controle executivo;
- Na concentração;
- Na atenção seletiva;
- Capacidade de seletividade, sustentação e alternância.
- Constata-se então um perfil de Déficit de Atenção sem Hiperatividade.
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RESULTADOS E TESTES
Teste de Atenção por cancelamento | |||
Escore Bruto | Idade (J.A) | Porcentagem |
Pontuação |
69 pontos | 09 | 7,9 | <70 muito baixa |
Resultado: Desordem Cognitiva | |||
SNAP – IV | |||
Bastante | Demais | Observações | |
Família | 7 | 4 | |
Escola | 2 | 0 | Aluna está a pouco tempo na escola. |
Resultado: Sintomas de Desatenção |
Teste de Repetição de Pseudopalavras | ||||
Escore bruto | Idade (J.A) | Frequênci a | Porcentagem | Pontuação |
8 pontos | 93 | 102 | 12,7 | Média (entre 85 e 104) |
Resultado: Baixo processamento da informação |
Teste Torre de Londres | ||||
Escore bruto | Idade (J.A) | Frequência | Porcentagem | Pontuação |
17
pontos | 50 | 28 | 18,7 | <70 muito baixa |
Resultado: Desordem Cognitiva |
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CONCLUSÃO E RECOMENDAÇÕES PARA ENCAMINHAMENTO
O paciente apresenta características de TDA. Sugiro suporte Neuropsicopedagógico para auxiliar nas adaptações escolares bimestralmente.
Terapia Neuropsicopedagógica combinada com treino de neurofeedback duas vezes por semana no período de seis meses para intervir no controle inibitório, no aperfeiçoamento das funções executivas e consequentemente melhora no rendimento escolar.
Repetição do EEG com Fei (mapa) no período de três meses.
É indispensável a psicoeducação com a família uma vez por mês para intervir em aspectos comportamentais.
Encaminho para avaliação ainda para avaliação neurológica.
Cidade, data.
Atenciosamente,
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Nome do profissional Neuropsicopedagoga
Nº SBPNN
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