Psicopedagogia

Transtornos de Aprendizagem e Inclusão no Ensino Remoto

Transtornos de aprendizagem são inabilidades específicas em determinadas áreas. As pessoas não aprendem todas da mesma forma. Para promover a educação inclusiva no ensino remoto, é preciso manter a mente aberta, observar e aproveitar as oportunidades que o meio oferece. É necessário trazer abordagens adequadas para não inviabilizar a vida do aluno.

O meio digital traz opções significativas para isso. Vejamos algumas sugestões para que a inclusão no ensino remoto aconteça:

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Aulas assíncronas ou aulas síncronas gravadas.

O meio digital possibilita que as aulas sejam gravadas. Podem ser transmissões ao vivo gravadas ou até aulas assíncronas enviadas aos estudantes. Algo tão simples como isso pode causar um enorme impacto positivo no aprendizado, em especial de alunos com algum transtorno de aprendizagem.

O estudante pode pausar as aulas quantas vezes achar necessário, voltar em uma parte que ele não entendeu e até assisti-las novamente quantas vezes quiser e nos horários em que quiser. Assim, tem a possibilidade de aprender no ritmo dele, que não necessariamente é o mesmo ritmo da turma.

Uso de diferentes recursos para o aprendizado.

Ensinar por vários caminhos, utilizando vídeo, áudio, texto, debate, atividades práticas, etc., favorece muito o aprendizado. Primeiro, porque alguns alunos têm mais facilidade de aprender por um desses canais, e alguns por outros. Então, se só um canal é trabalhado, o aprendizado não chegará a todos. Segundo, porque isso permite a construção de momentos variados ao longo da aula, o que a torna mais interessante e capta mais a atenção dos alunos, algo fundamental para quem tem transtornos ligados à concentração.

Sala de aula invertida

A sala de aula invertida – modelo em que o aluno estuda previamente em casa o conteúdo indicado pelo professor, e depois pode tirar dúvidas e debatê-lo em aula – está sendo redescoberta no ensino a distância. Muitos professores perceberam que mesclar momentos síncronos e assíncronos é positivo, tanto em um contexto geral quanto em um mais específico, de alunos com transtornos de aprendizagem.

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Avaliações

As provas tradicionais não costumam ser favoráveis aos alunos com transtornos de aprendizagem, e frequentemente não refletem as reais capacidades que eles têm. No ensino a distância as escolas tiveram que repensar a forma de avaliar o conhecimento, tendo em vista que as facilidades para “colar” são maiores se a prova digital tiver as mesmas características da física. 

Toda essa reflexão sobre uma nova maneira de medir o conhecimento pode ser favorável às pessoas que apresentem algum tipo de transtorno de aprendizagem, porque dá a eles a oportunidade de mostrar o que sabem de outras maneiras.

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Como a PsiquEasy pode ajudar a promover a educação inclusiva?

A PsiquEasy acredita que a educação inclusiva é uma questão de extrema importância e que deve ser promovida ao máximo possível para diminuir a desigualdade no aprendizado. Nosso Blog possui recursos bem completos que podem ser de grande valia para estratégias que visem estimular a inclusão de alunos com transtornos de aprendizagem. Para avaliações, intervenções e diagnósticos dos possíveis transtornos de aprendizagem temos diversos materiais que permitem a inclusão, de forma lúdica e prazerosa.


Conheça uma ferramenta riquíssima para identificar possíveis Transtornos de Aprendizagem. “Testes Psicopedagógicos″

Testes Psicopedagógicos


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Dúvidas Frequentes sobre o volume 03

Este material é para qual faixa etária?
É indicado para crianças a partir dos 07 anos, adolescentes e adultos.

O material tem orientações de como utilizar?
Sim, todos os testes possuem as devidas orientações e protocolos para correção.

Qual é o conteúdo do material?
Testes para investigar as habilidades da: Discalculia, Disgrafia, Dislexia, Disortografia, Dislalia, TDAH e Psicomotricidade. Servem ainda para fornecer um amplo leque de informações para o procedimento de Investigação Psicopedagógica que é bem mais do que ouvir e aceitar as queixas, na verdade é encontrar respostas para elas. Testes psicopedagógicos é um conjunto de testes que auxiliam no processo de observação, investigação e levantamento de dados, que permitirão compreender diversos fatores durante as sessões.

Que profissional pode utilizar esse material?
Psicopedagogos, Neuropsicopedagogos, Psicólogos, Psicomotricistas, Especialistas em Educação Inclusiva dentre outros.

O que vai no material impresso?
Apostila encadernada com 192 páginas com recursos cruciais para identificação dos possíveis transtornos de aprendizagem.

LIVROS E COMPUTADOR

Fonte da Pesquisa: https://www.clipescola.com/educacao-inclusiva-no-ensino-remoto/

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