Psicopedagogia

Como identificar Dificuldades de Aprendizagem em tempos de pandemia?

As dificuldades de aprendizagem além dos muros da escola: 1,5 bilhão de alunos tiveram sua rotina de estudos presenciais afetada afirma postagem publicado pelo site faz educação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

A pandemia causada pelo novo Coronavírus, estima-se, retirou das escolas cerca de 1,5 bilhão de alunos, por todo o mundo. Com isso, a proximidade entre discentes e o corpo docente, que antes era decisiva para o rápido diagnóstico e encaminhamento das dificuldades de aprendizagem, acabou por se tornar mais um entrave para o bom desenvolvimento das relações educacionais em tempo de pandemia.

Diante disso, é essencial que os profissionais, sobretudo com o apoio da equipe pedagógica, possam se prevenir e encontrar estratégias para lidar de forma mais positiva, aproximando seus alunos, com todas as dificuldades que possam surgir.

No entanto, quando as dificuldades de aprendizagem se manifestam, é necessário que haja um olhar um tanto mais atento para o dia a dia da criança.

Sobretudo porque essas dificuldades podem se dar por conta de fatores ambientais e também de fatores emocionais.

Enquanto fatores ambientais, podemos destacar:

  • Falta de local adequado para estudar;
  • Dispersão causada por interferências externas durante as aulas;
  • Inadequação das ferramentas necessárias para o estudo;
  • Inviabilidade tecnológica para proporcionar conexão com o ambiente virtual de aulas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Já entre os fatores emocionais, destacam-se:

  • Dificuldades em concentrar-se;
  • Vivência do luto causado por perdas familiares;
  • Dificuldades preliminares relacionadas à aprendizagem;
  • Sensação de ansiedade ou de depressão relacionadas ao distanciamento social.

Enquanto estratégias, a equipe pedagógica, juntamente com seu corpo docente, pode traçar formas de aproximar a comunicação entre escola e familiares.

Assim, com o acompanhamento das atividades escolares e com orientações a respeito do que é possível ser feito para adequar o ambiente de aprendizagem.

Com as necessárias adequações, há melhor aproveitamento das aulas e conteúdos proporcionados pelo professor.

Como elaborar estratégias para impedir dificuldades de aprendizagem com o distanciamento social?

ATENDIMENTO ONLINE

Todas as estratégias elaboradas para minimizar os efeitos do distanciamento social sobre a aprendizagem devem ser alinhadas com os familiares do discente, sobretudo agora, em que, com o ensino remoto, os familiares são aqueles mais próximos do aluno.

Com o devido acompanhamento das atividades educacionais propostas pela escola, é possível criar formas de intervir e de melhor participar da formação das crianças e jovens.

Essa participação deve ser ativa, o que quer dizer que deve acompanhar os momentos de aula e sobretudo os momentos em que as atividades domiciliares são realizadas.

Já aqueles instantes de estudos complementares, tão necessários para o bom desenvolvimento do aluno também devem ser acompanhados rigorosamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

É através desse acompanhamento, tão necessário hoje, tanto quanto quando estamos em condições regulares de ensino, que é possível minorar os efeitos das dificuldades de aprendizagem.

Assim, familiares podem criar momentos de estudo, dinamizarem as relações com tarefas, trabalhos e demais solicitações do corpo docente, o que faz com que a educação, por si, se torne mais produtiva também.

Quais são os primeiros sinais de dificuldades de aprendizagem?

Os primeiros sinais de dificuldades de aprendizagem podem ser facilmente identificados.

Observando a rotina de estudos da criança, é possível criar também formas de intervir no processo de aprendizagem, atenuando suas dificuldades.

dislexia psiqueasy

Dislexia

  • Pode se manifestar através da dificuldade para ler e escrever;
  • Causa atraso na habilidade de aprender a ler;
  • Se torna mais difícil memorizar regras de ortografia e gramática;
  • A criança se torna mais dispersa e tem dificuldades para se manter atenta por mais tempo.
disgrafia psiqueasy

Disgrafia

  • Se manifesta através da dificuldade em manter a fluência da escrita;
  • As letras escritas não obedecem um padrão de tamanho;
  • A criança pode escrever letras de forma sobreposta;
  • O alinhamento entre palavras pode ser também variável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Discalculia

  • A criança manifesta dificuldades em fazer operações matemáticas;
  • As dificuldades operacionais são aquelas que se manifestam impedindo a criança de fazer operações matemáticas, ainda que sejam muito simples;
  • Já as dificuldades gráficas se manifestam através da confusão ao escrever símbolos matemáticos;
  • A dificuldade relacionada ao léxico matemático se manifesta através da confusão entre símbolos, números, expressões e equações;
  • E, por fim, as dificuldades verbais podem atrasar a compreensão de conceitos matemáticos.
tdah_psiqueasy

TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade)

  • O TDAH pode se manifestar através da autoestima baixa, em dificuldades com relacionamentos e também com a aprendizagem;
  • Ansiedade, esquecimento, falta de atenção, comportamento disperso e agitação também podem se manifestar.

A PsiquEasy elaborou a coleção DAE para você trabalhar tais dificuldades. Para conhecer e obter mais informações clique no link “Quero saber mais”.

Coleção Completa de Materiais para Dificuldades Específicas de Aprendizagem

Em caso de dúvidas ou mais informações basta entrar em contato com nossos atendentes pelo whatsapp: (21)97421-7212 ou (77)98113-0985.

Juntos na pandemia

Fonte: https://www.fazeducacao.com.br/post/identificar-dificuldades-de-aprendizagem-dos-alunos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp