Quais são as Dificuldades de Aprendizagem Secundárias?
Na postagem anterior falamos sobre as Dificuldades Primárias, hoje será a vez das Dificuldades Secundárias. Vamos lá!
Dificuldades de Aprendizagem Secundárias
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Podemos designar por dificuldades secundárias na aprendizagem aquelas nas quais:
- O potencial sensorial, intelectual, motor e social são diferentes da normalidade;
- Resultam de condições, desordens, limitações ou deficiências devidamente diagnosticadas (deficiências visual, auditiva, mental, motora, emocional…), privação cultural, desvantagem socioeconómica, mal nutrição…
- Ocorrem perturbações secundárias na aquisição da linguagem falada (receptiva e expressiva), linguagem escrita (receptiva e expressivas) e linguagem quantitativa.
De forma prática as dificuldades interferem com a capacidade de o cérebro receber e processar informações. Por norma, trata-se de um conjunto de perturbações que não devem ser confundidas com défice intelectual ou autismo.
Estas dificuldades vão (por norma) acompanhar a pessoa durante toda a vida. Assim, quanto mais cedo forem diagnosticadas, mais simples será adotar passos que permitam minimizar o seu impacto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É fundamental procurar uma avaliação especializada que deve ser:
- Médica – Neuropediatra, pedopsiquiatra
- Técnica – Psicólogo, terapeuta da fala, terapeuta ocupacional, professor de ensino especial…
Esta ajuda irá permitir definir adequadamente que apoios poderão ajudar a criança a colmatar as suas dificuldades.
Fonte: https://www.faleconnosco-saude.pt/dificuldades-de-aprendizagem/