Psicopedagogia

Conflitos Familiares prejudica o Desempenho Escolar

Sabemos que a família sempre foi e continuará sendo a base de tudo na vida. É por meio dela que chegamos ao mundo e é no seio dela que nos desenvolvemos, nos reconhecemos, estabelecemos nossas crenças, identidade e a forma de ver a vida. A família é a base do ser humano e não poderia ser diferente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

De acordo com um estudo realizado pela Cardiff University intitulado “Parental Conflict Can Affect School Performance”, os relacionamentos familiares não afetam apenas o desenvolvimento emocional da criança a longo prazo, mas também suas conquistas acadêmicas. A pesquisa mostra que crianças expostas a conflitos dentro de casa apresentam maiores riscos de desenvolver deficits em sua aprendizagem do que aquelas em ambientes familiares mais positivos.

Durante situações de sobrecarga emocional, o corpo reage liberando adrenalina, cortisol e noradrenalina — também conhecidos como hormônios do estresse. Isso afeta diretamente a memória da criança, pois a capacidade de o cérebro de reter informações fica comprometida. Esses danos ainda podem ser irreversíveis, causando mudanças em certas funções cerebrais para o resto da vida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Como prevenir que as crianças sejam afetadas?

Apenas evitar discussões na frente dos filhos não é suficiente para mantê-los longe do problema. Uma das estratégias construtivas que devem ser adotadas quando os filhos presenciam um conflito é conversar sobre o ocorrido, explicando os motivos da discussão e deixando claro para a criança que ela não foi o motivo da briga. Se for apenas afastada da discussão, a criança pode criar fantasias para tentar entender o porquê do conflito.

É na família que encontramos o acolhimento, a sensação de segurança, de que há quem cuida e  zela por nós. É nela que aprendemos a noção de limite, de que há medida para tudo nesta vida. É no seio da família que começamos a nos relacionar uns com os outros e, muitas vezes, é também lá que encontramos grandes oportunidades de exercer a tolerância, a compreensão, o respeito, o afeto.


Fontes da Pesquisa:

A FAMÍLIA É A BASE DE TUDO 

Como conflitos familiares afetam o desenvolvimento escolar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp