O que é Tríade Cognitiva?
Você sabe ou já ouviu falar em Tríade Cognitiva?
A tríade cognitiva consiste em padrões cognitivos por meio dos quais os indivíduos pensam e interpretam os fatos em relação a si mesmos, aos outros/mundo e ao futuro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ela é sustentada por três grandes pilares: a visão que o paciente tem de si mesmo, do outro ou do mundo e do futuro e serve como uma ferramenta de análise e compreensão de diferentes transtornos emocionais, como a depressão e a ansiedade. Como você deve imaginar, esses pontos são fundamentais para elaborar questionamentos socráticos e iniciar a reestruturação cognitiva nas sessões.
Si mesmo
A visão que um indivíduo tem de si mesmo é marcada por diversas experiências e contextos vividos durante toda sua existência. Aqui, existem diferentes perguntas que podem orientar o trabalho do psicólogo para compreender como ele estrutura sua autoimagem, como:
- “Como você se vê?”;
- “Você acha que há aspectos negativos no seu autoconceito?”;
- “Existem aspectos positivos na forma como você se vê?”;
- “O que vem à sua mente quando pensa algo sobre si?”;
- “Você percebe como a sua visão impacta a sua vida?”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Visão do outro ou do mundo
Por outro lado, o paciente também constrói uma visão de mundo e do outro que atravessa constantemente a sua realidade. Afinal, a experiência familiar, escolar, universitária e profissional também orienta a forma como vemos e nos relacionamos com os outros e com o mundo em si.
Da mesma forma que o anterior, o pilar da visão das experiências também conta com diversos questionamentos que podem — e devem! — ser feitos nas entrevistas preliminares, tanto durante a sessão quanto de forma sigilosa para reflexão própria do psicólogo sobre o caso, como:
- “Como o paciente diz que os outros o avaliam?”;
- “Ele busca agradar a todos ou não?”;
- “Há alguma validação dos pensamentos? Se sim, como?”;
- “Como você agiria nessa situação específica?”:
- “Você percebe um impacto na sua vida quando pensa e age dessa maneira?”.
Futuro
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, o pilar da perspectiva para o futuro diz respeito à relação que o paciente estabelece com suas expectativas, sonhos e desejos. Em muitos testes de personalidade, como o HTP (House Tree Person), é fundamental analisar qual é o momento em que o indivíduo está localizado na sua linha temporal.
Muitas vezes, o paciente orienta sua perspectiva de vida para o futuro, criando pensamentos automáticos saudáveis ou disfuncionais sobre o que pode — ou não — acontecer. Em outros momentos, ele prende-se ao passado e evita olhar para o presente e o que está por vir.
Aqui, o método socrático se torna fundamental para compreender como ele se relaciona com a sua própria linha temporal, percebendo sua relação com o passado, presente e futuro. Assim, é possível orientar uma terapia mais focada na sua real necessidade, podendo trabalhar questões como ansiedade e estresse pós-traumático.
Fontes:
Gostaria de receber novidades