Psicopedagogia

O que é Tríade Cognitiva?

Você sabe ou já ouviu falar em Tríade Cognitiva?

A tríade cognitiva consiste em padrões cognitivos por meio dos quais os indivíduos pensam e interpretam os fatos em relação a si mesmos, aos outros/mundo e ao futuro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Ela é sustentada por três grandes pilares: a visão que o paciente tem de si mesmo, do outro ou do mundo e do futuro e serve como uma ferramenta de análise e compreensão de diferentes transtornos emocionais, como a depressão e a ansiedade. Como você deve imaginar, esses pontos são fundamentais para elaborar questionamentos socráticos e iniciar a reestruturação cognitiva nas sessões.


Si mesmo

si mesmo

A visão que um indivíduo tem de si mesmo é marcada por diversas experiências e contextos vividos durante toda sua existência. Aqui, existem diferentes perguntas que podem orientar o trabalho do psicólogo para compreender como ele estrutura sua autoimagem, como:

  • “Como você se vê?”;
  • “Você acha que há aspectos negativos no seu autoconceito?”;
  • “Existem aspectos positivos na forma como você se vê?”;
  • “O que vem à sua mente quando pensa algo sobre si?”;
  • “Você percebe como a sua visão impacta a sua vida?”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Visão do outro ou do mundo

visão do outro

Por outro lado, o paciente também constrói uma visão de mundo e do outro que atravessa constantemente a sua realidade. Afinal, a experiência familiar, escolar, universitária e profissional também orienta a forma como vemos e nos relacionamos com os outros e com o mundo em si.

Da mesma forma que o anterior, o pilar da visão das experiências também conta com diversos questionamentos que podem — e devem! — ser feitos nas entrevistas preliminares, tanto durante a sessão quanto de forma sigilosa para reflexão própria do psicólogo sobre o caso, como:

  • “Como o paciente diz que os outros o avaliam?”;
  • “Ele busca agradar a todos ou não?”;
  • “Há alguma validação dos pensamentos? Se sim, como?”;
  • “Como você agiria nessa situação específica?”:
  • “Você percebe um impacto na sua vida quando pensa e age dessa maneira?”.

Futuro

como você se ve

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Por fim, o pilar da perspectiva para o futuro diz respeito à relação que o paciente estabelece com suas expectativas, sonhos e desejos. Em muitos testes de personalidade, como o HTP (House Tree Person), é fundamental analisar qual é o momento em que o indivíduo está localizado na sua linha temporal.

Muitas vezes, o paciente orienta sua perspectiva de vida para o futuro, criando pensamentos automáticos saudáveis ou disfuncionais sobre o que pode — ou não — acontecer. Em outros momentos, ele prende-se ao passado e evita olhar para o presente e o que está por vir.

Aqui, o método socrático se torna fundamental para compreender como ele se relaciona com a sua própria linha temporal, percebendo sua relação com o passado, presente e futuro. Assim, é possível orientar uma terapia mais focada na sua real necessidade, podendo trabalhar questões como ansiedade e estresse pós-traumático.


Fontes:

https://blog.cognitivo.com/triade-cognitiva/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp