Psicopedagogia

Hikikomori – Transtorno Mental Marcado pelo Isolamento Social

Você já ouviu falar do Hikikomori?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Hikikomori é um transtorno mental marcado por isolamento social grave, físico e interpessoal, que dura ao menos seis meses.

Hikikomori é um fenômeno que foi descrito no Japão, na década de 1980, por Tomita Fujiya, que se caracteriza pelo grave isolamento social voluntário de adolescentes e adultos por pelo menos seis meses. Em 1998, o psicólogo Tamaki Saito comparou o comportamento ao de uma “adolescência prolongada” e cunhou o termo hikikomori no livro Isolamento social: uma adolescência sem fim.

Mas, o que causa Hikikomori?

Muitos estudos dizem que o Hikikomori está relacionado a distúrbios psiquiátricos ou de desenvolvimento que podem variar em tipo e gravidade. Também pode ser desencadeado por estresse relacionado ao trabalho ou famílias desestruturadas.

Como os Hikikomori vivem?

Os Hikikomori são pessoas que buscam um distanciamento extremo do mundo externo. Tentam não se relacionar com ninguém de nenhuma forma, e podem ter seríssimos problemas de autoestima, evitando qualquer tipo de autocuidado. Muitos são também viciados em internet.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Você deve se perguntar: “Como deixar de ser um Hikikomori?”

1.Mude a maneira de pensar sobre si.

2.Encontre seu próprio ritmo de vida.

3.Retire-se quando a irritação estiver incontrolável.

4.Busque o apoio de pessoas preparadas.

5.Aceite-se.


Ficou interessado no tema? Conhece alguém nessa situação e precisar saber como ajudar? Baixe a cartilha-hikikomori.pdf e saiba como fazer isso.

faca-o-download-do-icone-do-arquivo-conceito-de-download-de-documentos_100456-952

https://sistemas.mre.gov.br/kitweb/datafiles/Nagoia/pt-br/file/cartilha-hikikomori.pdf


Fontes de Pesquisa:

https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-47441793#:~:text=Muitos%20estudos%20dizem%20que%20o,ao%20trabalho%20ou%20fam%C3%ADlias%20desestruturadas.

https://sistemas.mre.gov.br/kitweb/datafiles/Nagoia/pt-br/file/cartilha-hikikomori.pdf

https://www.scielo.br/j/jbpsiq/a/gxwxHsJFPDZnfKqfryYrMmL/?format=pdf&lang=pt#:~:text=Hikikomori%20%C3%A9%20um%20fen%C3%B4meno%20que,por%20pelo%20menos%20seis%20meses.

https://www.megacurioso.com.br/estilo-de-vida/122157-conheca-os-hikikomori-os-japoneses-que-vivem-sem-sair-do-quarto.htm#:~:text=Os%20hikikomori%20s%C3%A3o%20pessoas%20que,s%C3%A3o%20tamb%C3%A9m%20viciados%20em%20internet.

2 thoughts on “Hikikomori – Transtorno Mental Marcado pelo Isolamento Social

  • Sônia M M G BATISTA

    Gostaria de conhecer melhor esses materiais.

    Resposta
    • Daliane Oliveira

      Olá Sônia, tudo bem?

      Quem bom Sônia, basta fazer uma visita em nossa plataforma, são mais de 100 materiais específicos e exclusivos. Basta acessar: store.psiqueasy.com.br la poderá vê as amostras de todos eles e ainda obter todas as informações que precisa. Abraços…

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp