Que tipo de material utilizar com uma criança autista não verbal?
Trabalhar com uma criança autista não verbal requer abordagens específicas e materiais adaptados para atender às suas necessidades de comunicação e aprendizado. Aqui estão algumas sugestões de materiais e estratégias que podem ser úteis ao trabalhar com crianças autistas não verbais:
- Comunicação alternativa e aumentativa (CAA):
- Sistemas de comunicação por imagens, como o Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (PECS), que envolvem a troca de cartões ou figuras para expressar desejos e necessidades.
- Aplicativos de CAA para dispositivos móveis ou tablets, projetados para crianças autistas não verbais. Exemplos incluem o Proloquo2Go, o TouchChat, entre outros.
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- Quadros de comunicação:
- Use quadros de comunicação visual com imagens ou ícones representando objetos, atividades e emoções comuns. Isso pode ajudar a criança a se comunicar de forma mais eficaz.
- Livros de comunicação:
- Crie livros de comunicação personalizados com imagens ou fotografias que representem o ambiente e as pessoas da criança. Isso pode ser útil para ensinar novas palavras e conceitos.
- Símbolos visuais:
- Use símbolos visuais para auxiliar na compreensão e na expressão. Isso pode incluir cartões com imagens ou ícones de rotinas diárias, como “comer”, “beber”, “banheiro”, etc.
- Recursos multisensoriais:
- Utilize materiais sensoriais, como texturas, cores, luzes e sons, para envolver a criança e apoiar a aprendizagem. Esses recursos podem ser particularmente eficazes para crianças autistas.
- Vídeos e recursos visuais:
- Utilize vídeos e recursos visuais para ensinar conceitos, habilidades sociais e emocionais. Vídeos com histórias sociais ou demonstrações visuais podem ser úteis.
- Brinquedos e atividades sensoriais:
- Ofereça brinquedos e atividades sensoriais que cativem a atenção da criança e incentivem a exploração. Isso pode incluir brinquedos táteis, brinquedos que emitem luzes e sons, ou atividades de estimulação sensorial.
- Terapia da fala e ocupacional:
- Considere a terapia da fala e ocupacional como parte do plano de intervenção da criança. Esses profissionais podem fornecer orientações específicas e materiais adaptados.
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- Apoio visual para rotinas:
- Crie um cronograma visual que mostre a sequência das atividades diárias da criança. Isso pode ajudar a criança a entender e prever o que acontecerá em seguida.
- Interação social:
- Use jogos e atividades que incentivem a interação social e a comunicação. Jogos de imitação, brincadeiras com turnos e atividades de colaboração podem ser úteis.
É importante lembrar que as necessidades de cada criança autista não verbal são únicas, e o material e as estratégias utilizados devem ser adaptados de acordo com suas preferências e capacidades. Além disso, envolver os pais e outros profissionais, como terapeutas da fala e ocupacionais, é fundamental para criar um ambiente de apoio e aprendizado eficaz para a criança.