Psicopedagogia

Que tipo de material utilizar com uma criança autista não verbal?

Trabalhar com uma criança autista não verbal requer abordagens específicas e materiais adaptados para atender às suas necessidades de comunicação e aprendizado. Aqui estão algumas sugestões de materiais e estratégias que podem ser úteis ao trabalhar com crianças autistas não verbais:

  1. Comunicação alternativa e aumentativa (CAA):
    • Sistemas de comunicação por imagens, como o Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (PECS), que envolvem a troca de cartões ou figuras para expressar desejos e necessidades.
    • Aplicativos de CAA para dispositivos móveis ou tablets, projetados para crianças autistas não verbais. Exemplos incluem o Proloquo2Go, o TouchChat, entre outros.

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  1. Quadros de comunicação:
    • Use quadros de comunicação visual com imagens ou ícones representando objetos, atividades e emoções comuns. Isso pode ajudar a criança a se comunicar de forma mais eficaz.
  2. Livros de comunicação:
    • Crie livros de comunicação personalizados com imagens ou fotografias que representem o ambiente e as pessoas da criança. Isso pode ser útil para ensinar novas palavras e conceitos.
  3. Símbolos visuais:
    • Use símbolos visuais para auxiliar na compreensão e na expressão. Isso pode incluir cartões com imagens ou ícones de rotinas diárias, como “comer”, “beber”, “banheiro”, etc.
  4. Recursos multisensoriais:
    • Utilize materiais sensoriais, como texturas, cores, luzes e sons, para envolver a criança e apoiar a aprendizagem. Esses recursos podem ser particularmente eficazes para crianças autistas.
  5. Vídeos e recursos visuais:
    • Utilize vídeos e recursos visuais para ensinar conceitos, habilidades sociais e emocionais. Vídeos com histórias sociais ou demonstrações visuais podem ser úteis.
  6. Brinquedos e atividades sensoriais:
    • Ofereça brinquedos e atividades sensoriais que cativem a atenção da criança e incentivem a exploração. Isso pode incluir brinquedos táteis, brinquedos que emitem luzes e sons, ou atividades de estimulação sensorial.
  7. Terapia da fala e ocupacional:
    • Considere a terapia da fala e ocupacional como parte do plano de intervenção da criança. Esses profissionais podem fornecer orientações específicas e materiais adaptados.

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  1. Apoio visual para rotinas:
    • Crie um cronograma visual que mostre a sequência das atividades diárias da criança. Isso pode ajudar a criança a entender e prever o que acontecerá em seguida.
  2. Interação social:
    • Use jogos e atividades que incentivem a interação social e a comunicação. Jogos de imitação, brincadeiras com turnos e atividades de colaboração podem ser úteis.
provas de memorização

É importante lembrar que as necessidades de cada criança autista não verbal são únicas, e o material e as estratégias utilizados devem ser adaptados de acordo com suas preferências e capacidades. Além disso, envolver os pais e outros profissionais, como terapeutas da fala e ocupacionais, é fundamental para criar um ambiente de apoio e aprendizado eficaz para a criança.

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