Psicopedagogia

Caso Clínico: Dificuldades de Aprendizagem em Criança com Suspeita de TDAH

Identificação do Caso:
Paciente: João (nome fictício), 8 anos, masculino.
Queixa principal: Dificuldades de concentração, baixo rendimento escolar e desorganização nas tarefas.
Encaminhado pela escola com suspeita de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Passo 1: Anamnese e Entrevista Inicial
No primeiro contato, realizei uma entrevista detalhada com os pais de João e com a professora. Os pais relataram que João era uma criança inteligente, mas apresentava dificuldades para se concentrar nas atividades escolares e em casa. A professora destacou que ele frequentemente se distraía durante as aulas, não concluía as tarefas e parecia desorganizado.

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Passo 2: Avaliação Psicopedagógica e Neuropsicopedagógica
Foram aplicados testes específicos para avaliar as habilidades cognitivas, atenção, memória e funções executivas de João. Utilizei instrumentos como DAE 2.0 e testes de atenção sustentada como o volume 05 da coleção Avaliação da Aprendizagem da PsiquEasy, entre outros materiais. Além disso, observei João em situações de aprendizagem para identificar padrões de comportamento.

Resultados da Avaliação:

  • Habilidades cognitivas dentro da média.
  • Dificuldades significativas em atenção sustentada e controle inibitório.
  • Funções executivas comprometidas, especialmente em organização e planejamento.

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Passo 3: Hipótese Diagnóstica
Com base nos dados coletados, a hipótese diagnóstica foi de TDAH do tipo desatento. No entanto, também foi observado que João apresentava baixa autoestima relacionada às suas dificuldades escolares, o que poderia estar agravando o quadro.

Passo 4: Intervenção Psicopedagógica
Elaborei um plano de intervenção multidisciplinar, que incluiu:

  1. Orientações aos pais e professores: Expliquei a importância de criar um ambiente estruturado e previsível para João, com rotinas claras e uso de reforços positivos.
  2. Estratégias em sala de aula: Sugeri à professora o uso de instruções curtas e claras, além de dividir as tarefas em etapas menores.
  3. Atendimento psicopedagógico: Trabalhei com João técnicas de organização, planejamento e autorregulação. Utilizei jogos e atividades lúdicas para fortalecer sua atenção e memória.
  4. Encaminhamento para neuropediatra: Para avaliação médica e possível introdução de medicação, se necessário.

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Passo 5: Acompanhamento e Resultados
Após 6 meses de intervenção, João apresentou melhoras significativas:

  • Aumento da concentração e conclusão das tarefas escolares.
  • Melhora na organização pessoal e material.
  • Aumento da autoestima e motivação para os estudos.

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Conclusão:
Este caso reforça a importância de uma avaliação cuidadosa e de uma intervenção multidisciplinar no atendimento de crianças com dificuldades de aprendizagem. A parceria entre família, escola e profissionais da saúde é fundamental para o sucesso do processo.

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