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Caso Clínico: “O Menino que Desenhava em Vez de Escrever”

Queixa Inicial:
“Luca (9 anos) não produz textos na escola – só faz rabiscos e se recusa a escrever.” (Relato da professora e pais)

Como o Psicopedagogo Desvendou:

1ª Sessão – Observação Livre:

  • Ofereci papel branco e canetas coloridas sem instruções
  • Comportamento: Luca desenhou cenas complexas de batalhas com detalhes, mas evitou qualquer escrita
  • Fala espontânea: “Não sei escrever direito, então faço desenhos pra não errar”

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2ª Sessão – Avaliação Específica:

  • Teste das Hipotéteses de Escrita (Ferreiro-Teberosky):
    • Ditado de palavras: escrevia apenas a primeira letra (ex: “C” para “cachorro”)
    • Tentativa de copiar texto: inversões de letras (b/d, p/q)
  • Análise do Caderno Escolar:
    • Letras extremamente grandes (ocupando 3 linhas)
    • Pressão excessiva no papel (quebrando a grafite)

3ª Sessão – Recursos de Investigação:

  1. Lupa e Luz Negra:
    • Luca escreveu em papel carbono sob luz UV
    • Revelou tremor fino na execução das letras
  2. Tablet com Caneta Digital:
    • Software de análise de traço mostrou:
      • Pausas excessivas entre letras
      • Velocidade 3x abaixo do esperado
  3. Entrevista Lúdica com Miniaturas:
    • Usando bonecos, Luca demonstrou:
      • Medo de ser “zoado” pelos erros
      • Dificuldade em lembrar formas das letras

Descoberta Principal:

  • Disgrafia + Ansiedade de Desempenho
  • Dificuldades motoras finas associadas a trauma emocional (zombarias em sala)

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Recursos Diagnósticos Utilizados:

FerramentaO que Revelou
Análise de Pressão do LápisTensão muscular excessiva
Ditado com GravadorBoa oralidade x escrita deficitária
Jogo da Memória de LetrasDificuldade em reconhecer caracteres similares
Diário VisualCapacidade de organizar ideias graficamente

Frase Reveladora do Luca:
“Quando eu desenho, ninguém diz que tá errado. Quando escrevo, parece que tudo tá ruim.”

Próximos Passos no Tratamento:

  • Terapia ocupacional para motricidade fina
  • Adaptações gráficas (papel quadriculado, canetas mais grossas)
  • Técnicas de relaxamento pré-escrita

Por que esse Processo Funcionou?

  1. Várias Portas de Entrada: Investigou motor, emocional e cognitivo
  2. Tecnologia + Lúdico: Dados objetivos + expressão espontânea
  3. Respeito ao Tempo: Luca se sentiu seguro para revelar suas dificuldades

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