Escala de CONNERS para Pais e Professores

Conners Scale for Parents and Teachers

A Escala Compreensiva de Avaliação do Comportamento do Conners (CBRS) é um instrumento amplo, com vários informações, usados para obter uma ampla compreensão ou visão geral dos comportamentos.

Versão para pais – ponto de corte igual a 58

  • nunca = 0 ;
  • às vezes =  1
  • freqüentemente = 2;
  • sempre = 3
Comportamento habitual em casa
  1. Desperta à noite
  2. Tem medo diante de novas situações
  3. Tem medo de gente
  4. Tem medo de estar sozinho
  5. Preocupa-se com doenças e mortes
  6. Mostra-se tenso e rígido
  7. Apresenta sacudidas ou espasmos musculares
  8. Apresenta tremores
  9. Sente dores de cabeça
  10. Sente dores de estômago
  11. Tem vômitos
  12. Queixa-se de enfermidades e dores
  13. Deixa-se levar por outras crianças
  14. Desafia e intimida os demais
  15. É valente (arrogante) e desrespeita seus superiores (insolente)
  16. É descarado com os adultos
  17. É tímido diante dos amigos
  18. Teme não agradar seus amigos
  19. Tem amigos
  20. É malicioso com seus irmãos
  21. Briga constantemente
  22. Critica muito outras crianças
  23. Aprende na escola
  24. Gosta de ir à escola
  25. Tem medo de ir à escola
  26. Desobedece as normas da escola
  27. Mente, culpando os demais dos seus erros
  28. Realiza roubos de seus pais
  29. Realiza roubos na escola
  30. Rouba em lojas, em barracas e em outros lugares
  31. Tem problemas com a polícia
  32. Pretende fazer tudo bem feito (perfeito)
  33. Necessita fazer sempre as coisas da mesma maneira
  34. Tem objetivos muito altos (sonhar alto)
  35. Distrai-se facilmente
  36. Mostra-se nervoso e inquieto
  37. Não pode ficar quieto
  38. Sobe em todas as partes
  39. Desperta-se muito cedo
  40. Não fica quieto durante as refeições
  41. Se começa a fazer alguma coisa, repetitivamente, é impossível parar
  42. Seus atos dão a impressão de serem movidos por um motor
Versão para professores – ponto de corte igual a 62
Comportamento na sala de aula
  1. Constantemente se mexendo
  2. Emite sons, ruídos
  3. Pedidos tem que ser imediatamente atendidos
  4. Coordenação motora comprometida, fraca
  5. Inquieto, superativo
  6. Excitável, impulsivo
  7. Desatento, facilmente distraído
  8. Não termina o que começa
  9. Extremamente sensível
  10. Extremamente sério, triste
  11. Sonha acordado
  12. Mal-humorado, rabugento
  13. Chora com freqüência e facilidade
  14. Perturba outras crianças
  15. Provoca confusões
  16. Humor muda drasticamente com rapidez
  17. Matreiro, faz-se de esperto
  18. Destrutivo
  19. Furta
  20. Mente
  21. Explosões de raiva, comportamento imprevisível, explosivo.
Participação em Grupo
  1. Isola-se de outras crianças
  2. Parece não ser aceito pelo grupo
  3. Parece se deixar levar com facilidade
  4. Não tem “espírito esportivo”
  5. Parece não ter liderança
  6. Não se relaciona bem com o sexo oposto
  7. Não se relaciona bem com crianças do mesmo sexo
  8. Provoca outras crianças ou interfere com as suas atividades
Atitude em relação a autoridades
  1. Submissa
  2. Desafiadora
  3. Atrevida
  4. Tímida
  5. Medrosa
  6. Excessiva exigência da atenção do professor
  7. Teimosa
  8. Excessivamente ansiosa para agradar
  9. De não cooperação.
  10. Falta à aula com freqüência.

Fonte: http://www.psiquiatriainfantil.com.br/escalas/conners.htm

Observe a Escala indicada para os pais realizarem:

Link para baixar e imprimir:

ESCALA_DE_CONNERS_PARA_PAIS


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