NeuropsicopedagogiaPsicopedagogia

Situação & Resolução – Aluno não reconhece letras ou números na idade esperada✍️

🧩 SITUAÇÃO 01 DETALHADA:

Aluno de 5 a 7 anos apresenta dificuldade para reconhecer letras e/ou números.

✍️Essa é uma queixa comum na clínica e na escola, podendo estar relacionada a diversos fatores como imaturidade, falta de estimulação, disfunções neurológicas leves, dislexia, discalculia ou outros transtornos específicos da aprendizagem.


OBJETIVOS GERAIS:

  • Verificar a origem da dificuldade.
  • Estimular as funções cognitivas básicas envolvidas na leitura e na escrita.
  • Criar condições para que o aluno desenvolva consciência fonológica e número.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

🔍 PASSO A PASSO DAS AÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS:

1. Avaliação Inicial Minuciosa

  • Aplicar testes psicopedagógicos padronizados (ex: Teste de Consciência Fonológica, TDE, Teste de Escrita).
  • Fazer sondagens com cartões de letras e números.
  • Observar lateralidade, orientação espacial, atenção e linguagem oral.
  • Analisar desenhos livres e dirigidos.
  • Aplicar tarefas de memória visual e auditiva (como sequências de figuras, imitação de sons e gestos).

👉 Objetivo: entender se a dificuldade é global, visual, auditiva, motora, ou emocional.


2. Elaboração de Plano de Intervenção Personalizado

Com base no resultado da avaliação, organize a intervenção por áreas:

🔠 Para reconhecimento de letras:

  • Trabalhar letras em texturas (lixa, EVA, areia) para fixação sensorial.
  • Associar cada letra ao seu som com cartões ilustrados (ex: “A de abacaxi”).
  • Jogos de pareamento (letra inicial com imagem).
  • Atividades de segmentação oral de palavras (ex: separar os sons de “B-O-L-A”).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

🔢 Para reconhecimento de números:

  • Usar material concreto (palitos, botões, tampinhas) para associar quantidade ao símbolo numérico.
  • Cantar músicas com números (ex: “1 elefante incomoda muita gente…”)
  • Jogos de trilha com contagem e numerais.
  • Atividades de ligar número à quantidade correta (com imagens ou objetos reais).

3. Estímulo à Consciência Fonológica e Lógica Matemática

Atividades eficazes:

  • Rimas e aliterações.
  • Bingo de letras e números.
  • Jogo “Quem sou eu?” com dicas sobre letras e seus sons.
  • Encaixe de números e letras em moldes.
  • Sequência lógica de números com quebra-cabeças.

4. Envolvimento da Família

  • Entregar orientações impressas com sugestões de brincadeiras para casa.
  • Indicar vídeos educativos (com letras e números animados).
  • Estimular leitura de livros infantis com letras grandes e ilustrações.
  • Mostrar à família os avanços a cada mês, valorizando o processo.

5. Registro e Avaliação Contínua

  • Manter fichas de observação a cada sessão.
  • Reaplicar tarefas com variações para observar progressos.
  • Criar um portfólio do aluno com suas produções.
  • Reavaliar formalmente a cada 2 meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

🧠 CUIDADOS ESPECIAIS:

  • Nunca comparar com outras crianças.
  • Trabalhar autoestima com reforços positivos constantes.
  • Estimular sem pressionar: respeitar o ritmo da criança.
  • Evitar uso excessivo de atividades impressas; priorizar o lúdico.
baixar psiqueasy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *