Psicopedagogia

Como memórias afetivas podem influenciar o processo de aprendizagem?

Mas, afinal o que são Memórias Afetivas?

Memórias afetivas referem-se às lembranças que estão associadas a emoções e sentimentos. Essas memórias são formadas quando experiências vivenciadas geram uma resposta emocional significativa. As emoções ligadas a essas lembranças podem influenciar o modo como percebemos, reagimos e nos relacionamos com situações similares no futuro. As memórias afetivas são poderosas, pois conectam a cognição (o processo mental de adquirir conhecimento) com as experiências emocionais, desempenhando um papel crucial em nossa forma de aprender e recordar informações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

As memórias afetivas podem influenciar o processo de aprendizagem de diversas maneiras, tanto positiva quanto negativamente. Vou destacar alguns aspectos nos quais as memórias afetivas podem ter impactos negativos na aprendizagem:

  • Associação com experiências negativas: Se um aluno associa determinada matéria, professor ou ambiente escolar a experiências negativas, isso pode afetar negativamente sua motivação e disposição para aprender. Essas associações podem ser formadas por situações de constrangimento, bullying, dificuldades excessivas, entre outros.
  • Traumas e estresse: Traumas emocionais significativos, como situações de violência, abuso ou eventos traumáticos, podem ter um impacto profundo na capacidade de concentração e no estado emocional do aluno. Esses fatores podem interferir no processo de aprendizagem, dificultando a assimilação de novos conhecimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

  • Baixa autoestima: Experiências negativas na escola ou em casa podem contribuir para a baixa autoestima dos alunos. A falta de confiança em suas próprias habilidades pode criar barreiras para a aprendizagem, levando a uma mentalidade de “não consigo” que prejudica a abordagem a novos desafios.
  • Ambiente emocional instável: Um ambiente escolar ou doméstico emocionalmente instável, caracterizado por conflitos frequentes, instabilidade familiar, ou falta de apoio emocional, pode criar um cenário desfavorável para o aprendizado. Crianças e adolescentes são sensíveis ao ambiente ao seu redor, e a instabilidade emocional pode prejudicar a concentração e o desempenho acadêmico.
  • Frustrações não gerenciadas: O fracasso em lidar com frustrações e desafios pode criar uma aversão ao aprendizado. Se um aluno não desenvolve habilidades de enfrentamento e resiliência diante de dificuldades acadêmicas, ele pode se sentir impotente e desmotivado diante de novos desafios, prejudicando assim seu progresso na aprendizagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

É importante notar que, embora as memórias afetivas possam ter impactos negativos, também é possível trabalhar para criar experiências positivas e promover um ambiente de aprendizagem saudável e encorajador. Professores, pais e cuidadores desempenham papéis cruciais na promoção de um ambiente de aprendizado positivo, apoiando emocionalmente os alunos e ajudando-os a desenvolver habilidades socioemocionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp