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Qual o Papel de Cada Profissional – Psicopedagogo & Neuropsicopedagogo

Psicopedagogo: Foca na relação do sujeito com o aprender, investigando os aspectos cognitivos, pedagógicos, emocionais e sociais. Sua avaliação é profundamente contextual.

Neuropsicopedagogo: Tem um olhar mais aprofundado para as bases neurobiológicas da aprendizagem. Utiliza-se mais de testes neuropsicológicos para avaliar funções executivas, memória, atenção e outras funções corticais superiores, fazendo a ponte entre o cérebro e o comportamento de aprender.

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Importante: O diagnóstico formal de um transtorno de aprendizagem (como Dislexia) muitas vezes exige uma equipe multidisciplinar, que pode incluir, além do psicopedagogo/neuropsicopedagogo, um psicólogofonoaudiólogo e neurologista ou psiquiatra infantil.

A identificação precisa é o primeiro e mais importante passo para uma intervenção eficaz.

  • Uma criança com má alfabetização precisa de reeducação com métodos de ensino comprovados.
  • Uma criança com dificuldade de aprendizagem precisa que os fatores externos causadores sejam identificados e tratados (apoio emocional, mudança de metodologia na escola).
  • Uma criança com transtorno de aprendizagem precisa de intervenções especializadas, multissensoriais e sistemáticas (como a metodologia Orton-Gillingham para dislexia), adaptações curriculares e, muitas vezes, acompanhamento multiprofissional por toda a vida escolar.

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O trabalho do psicopedagogo e do neuropsicopedagogo é, portanto, fundamental para direcionar cada criança para o caminho correto de apoio, evitando rótulos inadequados e frustrações desnecessárias.

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