Teste de Desempenho Escolar (TDE)
O Teste de Desempenho Escolar (TDE), é um instrumento psicométrico de aplicação individual que avalia de forma ampla as capacidades escolares.
Prezada Professora(o) e ou/Pedagoga(o) que aplicará o teste de desempenho escolar
O aluno(a) ______________________________________________está sendo avaliado nos aspectos psicopedagógicos. Para este fim, necessitamos de algumas informações complementares.
Para tal, contamos com sua valiosa colaboração, respondendo às perguntas que se seguem e crescendo observações que julgar necessárias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No aspecto sócio-afetivo, os quais pontos favoráveis e que necessitam melhorar o aluno apresenta? ( relacionamento com escola, professores e colegas).
- Como é o desempenho do aluno (a)?
- Quanto à organização?
- Quanto à responsabilidade?
- Quanto à atenção?
- Quanto à motivação?
- Ritmo de trabalho?
- Em quais áreas ou disciplinas apresenta dificuldades? Quando estas se apresentaram?
- Como é o relacionamento família e escola?
- Observações complementares que acharem necessárias:
______________________________________
Pedagoga(o)/ Professora(o) Regente
Agradeço a sua colaboração, ficando à disposição deste estabelecimento para fornecer as informações que possam contribuir para um melhor desempenho do aluno.
______________________________________
Psicopedagoga(o)
A utilização do TDE é suma importância para a avaliação do desempenho escolar segundo especialistas.
A avaliação, no sentido amplo, tem merecido, através dos tempos uma atenção especial em todos os
setores da atividade humana.
Uma das principais atribuições da avaliação diz respeito a promover a construção de conhecimento, visto que o processo de valoração humana favorece reflexões em busca de aprimoramentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na dimensão educacional, a avaliação da construção de conhecimento é ainda mais importante, pois permite que os educadores percebam os avanços e dificuldades que os alunos apresentam, seja de maneira sistemática e planejada, seja de forma assistemática, mediante observações (Ferreira & Leal, 2007).
Neste sentido, a preocupação acerca da avaliação educacional como ferramenta para o desenvolvimento de metodologias de ensino mais eficazes tem sido refletida no cenário nacional por meio de ações do Ministério da Educação (MEC).
Exemplos de algumas dessas ações são a Prova Brasil e o Sistema de Avaliação do Ensino Básico (SAEB), avaliações em âmbito nacional voltadas ao Ensino Fundamental, que buscam avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados (Ministério da Educação, 2008).
Outras medidas, com objetivos similares, são o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Exame Nacional de Cursos (ENADE).
Nessa perspectiva, o desenvolvimento e aprimoramento de medidas que possibilitem a verificação do desempenho dos alunos são fatores que podem auxiliar na qualificação tanto de professores, quanto de alunos.
Entretanto, apesar do aumento de interesse na área, a realidade da avaliação de desempenho escolar
no Brasil tem sido caracterizada por uma carência de instrumentos cientificamente construídos para nossa
realidade de ensino.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O único instrumento psicopedagógico brasileiro voltado para avaliação ampla do desempenho escolar é o Teste deDesempenho Escolar (TDE) (Stein, 1994), criado em 1994 (Lúcio, Pinheiro & Nascimento, 2009), inspirado no Wide Range Achievement Test (Wilkinson, 1993), uma bateria publicada pela Psychological Corporation, cujo objetivo é identificar déficits nas habilidades básicas de leitura, escrita e aritmética (Stein, 1994).
Fonte: Knijnik, L. F. & cols. Estudo de levantamento sobre o TDE
Leia ainda: Materiais Psicopedagógicos para Autismo
Visite o site: PsiquEasy Sistema Psicopedagógico