Teste Psicopedagógico de Projeção
ANÁLISE PROJETIVA PSICOLÓGICA E PSICOPEDAGÓGICA
Um teste projetivo é um tipo de teste psicológico e psicopedagógico que se baseia na chamada hipótese projetiva. De acordo com essa hipótese, a pessoa a ser testada, ao procurar organizar uma informação ambígua (ou seja, sem um significado claro, como as pranchas do teste de Rorschach), projeta aspectos de sua própria personalidade. O intérprete (ou seja, o psicólogo e(ou) psicopedagogo que aplica o teste) teria assim a possibilidade de, trabalhando por assim dizer “de trás para frente”, reconstruir os aspectos da personalidade que levaram às respostas dadas.
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A hipótese projetiva baseia-se no conceito freudiano de projeção: um mecanismo de defesa, através do qual o indivíduo atribui de maneira inconsciente características negativas da própria personalidade a outras pessoas (projeção clássica). Apesar de a projeção clássica carecer de confirmação empírica e ser assim alvo de controvérsias, há ainda um outro caso de projeção que conta com uma relativa unanimidade entre os estudiosos: a projeção generalizada ou assimilativa. Esta é a tendência de determinadas características da personalidade, necessidades e experiências de vida de influenciar o indivíduo na interpretação de estímulos ambíguos. De acordo com os defensores do uso de testes projetivos, tais testes possuem duas grandes vantagens em comparação aos testes estruturados: (a) eles “enganam” os mecanismos de defesa do indivíduo e (b) permitem ao intérprete do teste ter acesso a conteúdos não acessíveis à consciência do indivíduo testado
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Iniciando o teste projetivo
Imagine-se:
Angela (o)é um nome fictício e pode ser substituído por qualquer outro nome.
- Angela (o) não tem tempo de ver televisão. Por quê?
- Angela (o) não brinca com as(os)outras(os) meninas. Por quê ?
- A professora disse a Angela (o) que queria falar com ela (e) depois da aula. Por que?
- Quando o pai de Angela (o) chegou em casa o que aconteceu?
- Angela (o) não fez a lição de casa. Por quê?
- Angela (o) dormiu e teve um sonho. Com que ela (e) sonhou?
- Angela (o) trouxe ontem suas provas. O que aconteceu?
- Angela (o) chegou em casa chorando. Por quê?
- Angela (o) ficou com raiva de sua mãe. Por quê?
- Angela (o) está com medo. De que?
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11- A mãe de Angela (o) está preocupada com alguma coisa. Por quê?
12 – Ontem aconteceu alguma coisa ruim. O que foi?
13 – O pai de Angela (o) faz alguma coisa que ela(e) não gosta. O que é?
14- Às vezes Angela (o) pensa que seus pais não gostam dela (e). Por quê?
15- Angela (o) outro dia não quis ir à escola. Por quê?
16- Angela (o) ficou com raiva de seu pai. Por quê?
17- O que Angela (o) acha de sua professora?
18- Às vezes Angela (o) fica nervosa (o) na escola. Por quê?
19-Às vezes. Angela (o) não faz o que sua mãe manda. Por quê?
20- Às vezes Angela (o)briga com seu irmão. Por quê?
21-Um dia Angela (o) e sua mãe brigaram. Por quê?
22- Angela uma vez quis fugir de casa. Por quê?
23 – Às vezes fica triste. Por quê?
24- Ela (e) não gosta de ser chamado em classe. Por quê?
Veja também:Novas Perspectivas para os Profissionais da Psicopedagogia
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