Teste de Desempenho Escolar (TDE)

O Teste de Desempenho Escolar (TDE), é um instrumento psicométrico de aplicação individual que avalia de forma ampla as capacidades escolares.

 

Prezada Professora(o) e ou/Pedagoga(o) que aplicará o teste de desempenho escolar

 

O aluno(a) ______________________________________________está sendo avaliado nos aspectos psicopedagógicos. Para este fim, necessitamos de algumas informações complementares.

Para tal, contamos com sua valiosa colaboração, respondendo às perguntas que se seguem e crescendo observações que julgar necessárias.

No aspecto sócio-afetivo, os quais pontos favoráveis e que necessitam melhorar o aluno apresenta? ( relacionamento com  escola, professores e colegas).

 

  1. Como é o desempenho do aluno (a)?
  2. Quanto à organização?
  3. Quanto à responsabilidade?
  4. Quanto à atenção?
  5. Quanto à motivação?
  6. Ritmo de trabalho?
  7. Em quais áreas ou disciplinas apresenta dificuldades? Quando estas se apresentaram?
  8. Como é o relacionamento família e escola?

 

  • Observações complementares que acharem necessárias:

 

 

 

______________________________________

Pedagoga(o)/ Professora(o) Regente

 

 

Agradeço a sua colaboração, ficando à disposição deste estabelecimento para fornecer as informações que possam contribuir para um melhor desempenho do aluno.

 

______________________________________

                  Psicopedagoga(o)

 

A utilização do TDE é suma importância para a avaliação do desempenho escolar segundo especialistas.

A avaliação, no sentido amplo, tem merecido, através dos tempos uma atenção especial em todos os
setores da atividade humana.

Uma das principais atribuições da avaliação diz respeito a promover a construção de conhecimento, visto que o processo de valoração humana favorece reflexões em busca de aprimoramentos.

Na dimensão educacional, a avaliação da construção de conhecimento é ainda mais importante, pois permite que os educadores percebam os avanços e dificuldades que os alunos apresentam, seja de maneira sistemática e planejada, seja de forma assistemática, mediante observações (Ferreira & Leal, 2007).

Neste sentido, a preocupação acerca da avaliação educacional como ferramenta para o desenvolvimento de metodologias de ensino mais eficazes tem sido refletida no cenário nacional por meio de ações do Ministério da Educação (MEC).

Exemplos de algumas dessas ações são a Prova Brasil e o Sistema de Avaliação do Ensino Básico (SAEB), avaliações em âmbito nacional voltadas ao Ensino Fundamental, que buscam avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados (Ministério da Educação, 2008).

Outras medidas, com objetivos similares, são o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Exame Nacional de Cursos (ENADE).

Nessa perspectiva, o desenvolvimento e aprimoramento de medidas que possibilitem a verificação do desempenho dos alunos são fatores que podem auxiliar na qualificação tanto de professores, quanto de alunos.

Entretanto, apesar do aumento de interesse na área, a realidade da avaliação de desempenho escolar
no Brasil tem sido caracterizada por uma carência de instrumentos cientificamente construídos para nossa
realidade de ensino.

O único instrumento psicopedagógico brasileiro voltado para avaliação ampla do desempenho escolar é o Teste deDesempenho Escolar (TDE) (Stein, 1994), criado em 1994 (Lúcio, Pinheiro & Nascimento, 2009), inspirado no Wide Range Achievement Test (Wilkinson, 1993), uma bateria publicada pela Psychological Corporation, cujo objetivo é identificar déficits nas habilidades básicas de leitura, escrita e aritmética (Stein, 1994).

 

Fonte: Knijnik, L. F. & cols. Estudo de levantamento sobre o TDE

 

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