Psicopedagogia

Como acontece a Fadiga de Decisão?

Você tem se sentido cansado(a) de ter que decidir tudo o que vai fazer? Vive preocupado(a) com as questões cotidianas que habitualmente tem que lidar? Se a resposta for sim, precisa ler nosso post até o final. Mas, antes precisamos te perguntar algumas coisas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Você sabia que o fato de ter que tomar diversas decisões ao mesmo tempo, por um período prolongado, pode levar a uma queda da nossa capacidade de decidir?

Sabia também que diante de novos desafios, a pessoa pode ficar paralisada e demorar muito mais para fazer escolhas simples? E mais, se você estiver esgotada(o), pode tomar decisões mais rápidas e impulsivas, o que pode gerar um arrependimento posterior?

Se você tem essas preocupações e não sabia a resposta da maioria dos questionamentos que fizemos, então cuidado! Você pode esta com a Fadiga de Decisão e não sabe.

Mas, o que é a Fadiga de Decisão?

A fadiga de decisão é um conceito do final dos anos 1990 baseado em uma capacidade limitada das pessoas de regular seus comportamentos. Ela pode acontecer quando alguém tem que tomar sucessivas decisões por muito tempo, o que levaria a uma exaustão para tomar decisões adicionais, desde as mais simples até as mais complexas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Conheça 09 sinais que podem indicar a Fadiga de Decisão.

01. Mais cansaço que o habitual;

02. Fadiga física e mental;

03. Dificuldade em tomar decisões que normalmente seriam facilmente resolvidas;

04. Sentir-se sobrecarregado com as emoções;

05. Piora na capacidade de lembrar coisas;

06. Falta de foco;

07. Procrastinação;

08. Introspecção maior que a habitual;

09. Falta de energia para decidir.

O que acontece quando temos que tomar decisões?

Toda vez que tomamos uma decisão, examinamos cuidadosamente o cenário, pesamos prós e contras, avaliamos riscos e benefícios, medimos eventuais impactos e esse processo, mesmo que rápido, acaba sendo bastante custoso do ponto de vista de esforço mental. Quando ele acontece de forma repetida, pode haver maior risco de fadiga.

A fadiga de decisão acontece não só pela sucessão interminável de decisões, como também em situações que exigem um excesso de autocontrole, tais como ter que controlar demais as emoções, atividades que demandam grande esforço cognitivo ou, ainda, esforço físico intenso e prolongado.

Se você se identificou com essa postagem é quer saber como superar essa dificuldade, conheça algumas dicas importantes publicadas no artigo do Medical News Today que podem te ajudar.

– Adote rotinas que reduzam a necessidade de ter que tomar decisões mais básicas o tempo todo —o que comer? O que vestir? Para onde ir?—, reservando energia para as decisões mais complexas.

Seja mais tolerante com você mesmo e se permita mais tempo de descanso e lazer, inclusive com direito a dias para não fazer nada (e não ter que tomar decisões).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Cuide-se mais e tente dormir e comer bem, fazer atividade física regular e manejar melhor seu estresse.

Divida as decisões mais complexas com pessoas em quem você confia, já que isso pode reduzir sua ansiedade.

Não busque apenas decisões perfeitas. Uma decisão boa ou razoável pode ser suficiente para a maior parte das questões da vida. E, se não for a melhor decisão, em geral, dá tempo de mudar.

Use decisões passadas como parâmetro e tente identificar em que situações a fadiga pode ter atrapalhado, para aprender a aprimorar seu processo de decidir.

Então, depois de tudo que você leu acredita que já teve ou esta tendo Fadiga de Decisão? Compartilhe conosco sua experiência.


Fonte da Pesquisa:

https://www.uol.com.br/vivabem/colunas/jairo-bouer/2022/02/04/fadiga-de-decisao-sera-que-voce-tem-isso.htm#:~:text=A%20fadiga%20de%20decis%C3%A3o%20acontece,esfor%C3%A7o%20f%C3%ADsico%20intenso%20e%20prolongado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp