Psicopedagogia

IPI ferramenta riquíssima para Neuropsicopedagogos

Investigação Psicopedagógica é bem mais do que ouvir  e aceitar as queixas apresentadas, na verdade é encontrar respostas para elas.

IPI é um conjunto de materiais que auxiliam no processo de observação, investigação e levantamento de dados para compreensão da queixa apresentada. Com o passar do tempo, os avanços da tecnologia e a perda de valores na sociedade atual, o comportamento humano foi modificando.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

A verdade é que não sabemos mais em quem podemos acreditar. O diagnóstico psicopedagógico sempre girou em torno inicialmente da Entrevista com o Sujeito e da Anamnese. Tudo que ouvimos nas primeiras sessões determinam de certa forma na escolha dos procedimentos que serão realizados.

vetor
Como o IPI poderá contribuir nos atendimentos neuropsicopedagógicos?

A Neuropsicopedagogia é uma ciência que estuda o sistema nervoso e sua atuação no comportamento humano, tendo como enfoque a aprendizagem. O IPI fornece formulários, fichas, questionários, entrevistas dentre outros que poderão contribuir ricamente para o levantamento das informações necessárias para o acompanhamento.  Veja alguns dos recursos de investigação que podem ser utilizados para a compreensão de situações voltados para o sistema nervoso e as dificuldades de aprendizagem.

  • Diário para Observação Psicopedagógica do Sono
  • Ficha Psicopedagógica de Observação da Qualidade do Sono do Paciente/Aprendente
  • Questionário de Horne E Ostberg (Ho)
  • Questionário de Sonolência Diurna (Sonolência Epworth)
  • Questionário Psicopedagógico:“A Saúde e o Sono”
  • Questionário para Avaliação do Sono Infantil
  • Investigação Referente á Alimentação (Nutrição) Escola/Casa
Por que avaliar e investigar o Sono? Como o sono pode afetar a aprendizagem?
o-que-fazer-para-seu-filho-dormir-melhor-

Estudo revela que dormir bem pode ajudar a proteger o sistema nervoso. Segundo estudo americano, dormir bem aumenta a produção da substância que protege o sistema nervoso central. O desgaste dessa estrutura pode desencadear doenças autoimunes, como a esclerose múltipla.

Uma boa noite de sono é capaz de renovar o ânimo, descansar o corpo e a mente. Um estudo publicado no The Journal of Neuroscience acrescenta mais um motivo à lista de benefícios: dormir intensifica a produção da bainha de mielina, substância que envolve os neurônios e protege o sistema nervoso central.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

“O uso que fazemos do cérebro enquanto estamos acordados exige um período de descanso. Muitas funções cognitivas ficam comprometidas se ficarmos despertos por muito tempo, da atenção à memória, passando ainda pelo humor. Elas só conseguem ser reparadas se, de fato, adormecermos”, explica a neurocientista Chiara Cirelli, pesquisadora da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, e coordenadora do estudo.

Nossos cérebros são órgãos incríveis e fascinantes, têm a capacidade de mudar e se adaptar com base em nossas experiências. Está cada vez mais claro que o sono desempenha um papel importante nessas mudanças adaptativas.

E por que investigar os hábitos alimentares?
Qual a relevância no processo de aprendizagem?
alimentação saudavel criança

A alimentação realmente influência no desenvolvimento de aprendizagem da criança. A infância corresponde ao período de formação dos hábitos nutricionais da vida adulta. A criança deve ter uma alimentação balanceada e controlada na escola e em casa, facilitando ainda mais seu aprendizado, capacidade física, atenção, memória, concentração, energia necessária para trabalhar o cérebro.

Observe como o IPI contribui na investigação dos diversos aspectos neuropsicopedagógicos. Através  dos estudos da Neurociências é possível entender o processo de desenvolvimento do ser humano através do cérebro. Um fator muito determinante para o estudo do cérebro é a idade, considerando que sua estrutura e processamento de informações também se modifica com o passar do tempo.

São mudanças que ocorrem de maneira mais acentuada principalmente nas primeiras fases da vida. A partir desse contexto é possível compreender que o Neuropsicopedagogo deverá investigar a relação que seu paciente/aprendente tem com as tecnologias e a quantidade de tempo da utilização dos mesmos. Veja que o IPI é o único material de investigação que oferece recursos para compreensão dessa situação.

  1. Ficha de Investigação e Verificação do Controle da Utilização Dispositivos Móveis com Acesso a Internet (Fichas e Formulários para todas as fases)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

“Nem toda FAMÍLIA – PAI e MÃE cuidam como deveriam de seus filhos, por isso investigar é CRUCIAL“. Só a Anamnese não basta.

Infelizmente não podemos nos basear unicamente nos dados fornecidos pelos pais ou responsáveis registrados na Anamnese. Por que?
Motivação da Investigação Psicopedagógica Intensiva
“Quantas vezes você descobriu que realmente os pais ou os responsáveis omitiram ou mentiram para você?”

IPI é mais um recurso para você realizar o levantamento de dados dos seus pacientes/aprendentes. Investigar nunca é demais, ao contrário diminui suas possibilidades de erro nos diagnósticos, assim como facilita na escolha dos procedimentos a serem utilizados. Menos tempo perdido e mais tempo disponível para desenvolvimento de atividades específicas as reais necessidades. São mais de 34 possibilidades de investigação para todas as idades. O material abre um aba de opões que te conduzirá analisar novas perspectivas do caso.

Independente do seu setor de atuação: Clínico (Atendimentos individuais, como em consultório particular ou clínicas/Postos de Saúde/Centros de Referência de Atendimento Social), Institucional (Centros e Associações Educacionais/Instituições de Ensino Superior/Terceiro Setor, como ONGs e OSCIPs) ou Hospitalar (Ambulatório/Unidades de Internação/Setor administrativo do Hospital/Brinquedotecas ou oficinas), IPI será muito útil em suas investigações e na obtenção de informações para realização de Diagnósticos precisos e mais assertivos.

Caso tenha interesse, clique em saber mais e conheça nossa 2ª Edição.


botão chamar no whatsapp
antes-depois-do-psiqueasy

Veja ainda:Espaço Psicopedagógico: “Tudo que você precisa saber”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp