Psicopedagogia

Diagnóstico Psicopedagógico Clínico o que observar?

O diagnóstico é entendido como um processo continuo, no qual é analisada a situação da criança dentro do contexto escolar, familiar e social.

Essa analise deverá estar embasada pelos fundamentos teóricos e pelo desdobramento das atividades lúdicas e terapêuticas, através do olhar e da escuta, numa atitude clinica envolvendo o aprendiz e os pais, sobre como os fatos ocorreram e não quando ocorreram. Todo diagnóstico é o esclarecimento de uma queixa, do próprio sujeito, da família, a escola. Nesta investigação não se pretende rotular o sujeito, mas sim se obter uma compreensão global da sua forma de aprender e dos desvios neste processo.

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O que observar ao realizar o diagnóstico psicopedagógico nas seguintes áreas de avaliação:
  • Emocional
  • Pedagógica
  • Motora
  • Cognitiva
emoções

ÁREA EMOCIONAL:
Avalia a condição afetiva do aprendiz frente a situações de aprendizagem nos âmbitos: escolar, familiar e pessoal.

Objetivo:
Investigar os conteúdos afetivos constitutivos do vinculo com a aprendizagem;
Subsidiar a análise do papel que o aprendente ocupa no seu contexto social, as suas relações na família, na escola, bem como, os seus conflitos, desejos, sonhos, rejeições, tristezas, alegrias, dúvidas, medos, dentre outros significados, inclusive da área cognitiva.

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coordenação motora

ÁREA MOTORA:
Analisa o perfil neuro-sensório motor do aprendiz;

Objetivos:
Avaliar o estágio de desenvolvimento dos sistemas: nervoso, sensorial e motor.

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Psicomotricidade – Avaliação, Intervenção e Diagnóstico – Vol. 08

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ÁREA PEDAGÓGICA:
Avalia o processo da gênese da escrita, da leitura e do cálculo.

Objetivo:
Observar o desenvolvimento da aprendizagem do aprendente, nos aspectos:
Escrita – Posição do papel, postura para escrever e segurar os instrumentos, erros ortográficos, velocidade da escrita, etapas de desenvolvimento do grafismo, qualidade da escrita, etc.
Leitura – Velocidade, ritmo, postura e dificuldades.
Cálculo – Relações de tamanho, conceito de permanência de quantidade, compreensão das quantidades e dos signos visuais (números).

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cognição

ÁREA COGNITIVA:
Avalia o estágio de desenvolvimento cognitivo relacional do aprendente

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Objetivo: Analisar o desenvolvimento do raciocínio lógico, o estágio das operações do pensamento, atenção e concentração.

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DESENVOLVIMENTO NEURO-SENSÓRIO MOTOR:

  • Lateralidade
  • Esquema corporal
  • Interação espacial (orientação espacial)
  • Coordenação dinâmico-manual e viso-motora

DESENVOLVIMENTO NEURO-SENSÓRIO MOTOR

  • Coordenação motora ampla
  • Coordenação motora fina
  • Desenvolvimento da linguagem
  • Desenvolvimento sensorial
  • Orientação temporal

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