Teste de Desempenho Escolar – TDE

O TDE é um instrumento que busca oferecer de forma objetiva uma avaliação das capacidades fundamentais para o desempenho escolar, mais especificamente da escrita, aritmética e leitura.

Indica de uma maneira abrangente, quais as áreas da aprendizagem escolar que estão preservadas ou prejudicadas no examinando. A faixa etária abrange a avaliação de escolares de 1ª a 6ª séries do Ensino Fundamental, ainda que possa ser utilizado com algumas reservas, para a 7ª e 8ª séries.

Aplicação
Instrução Geral:

“Estou aqui para fazer um trabalho parecido com alguns que você faz na escola. Este é um exercício que foi feito para os alunos de diferentes idades, que estudam da 1ª a 6ª série do Ensino Fundamental, por isso podem existir alguns exercícios que você já estudou e outros que ainda não estudou ou nem conhece. Assim, o importante é que tente fazer com atenção, da melhor maneira possível, tudo o que puder. O trabalho é dividido em três partes. Antes de começarmos cada uma delas, eu explicarei o que deve fazer.”

Instruções para o Subteste de Escrita

“Escreva seu nome nesta linha (aponte para a linha correspondente)”.
“Agora vamos fazer um ditado de palavras. Vou ditar-lhe a palavra, depois vou ler uma frase com esta palavra e vou dizer a palavra novamente, e só então você poderá escrevê-la. ”

O TDE é composto por três subtestes:

1.Escrita: escrita do nome próprio e de palavras isoladas apresentadas em forma de ditado – 34 palavras.
2.Aritmética: solução oral de problemas (3 problemas) e cálculo de operações aritméticas por escrito.
3.Leitura: reconhecimento de palavras isoladas do contexto – leitura de 70 palavras
“Escreva a primeira palavra aqui (aponte para a linha nº 1), e depois continue escrevendo nas linhas correspondentes ao número da palavra ditada. ”
“Lembre-se de que este ditado foi feito também para séries mais adiantadas que a sua, portanto pode sentir dificuldades para escrever algumas das palavras, mas você pode tentar escrevê-las da forma como souber e até onde conseguir”.

Instruções para o Subteste de Escrita
Instruções para o subteste de Aritmética

Parte Oral
“Agora vamos fazer algumas tarefas de matemática. Vou fazer-lhe algumas perguntas e no final você fará alguns cálculos.”
1. Qual é o maior, 42 ou 28?
2. Se você tinha 3 bala e ganhou mais 4, com quantas você ficou?
3. João tinha 9 figurinhas e perdeu 3. Com quantas figurinhas ele ficou?

Instruções para o subteste de Aritmética


Parte Escrita:

“Leia isto (1+1)”
“Qual é a resposta?”
“Escreva a resposta neste quadrinho”.
“Você deve tentar fazer todos os problemas que conseguir. (Mostrar os itens das outras páginas do subteste de Aritmética). No entanto, pode deixar em branco algum problema que não conseguir resolver”.

O Teste de Desempenho Escolar (TDE) é um instrumento psicométrico que buscar oferecer de forma objetiva uma avaliação das capacidades fundamentais para o desempenho escolar, mais especificamente da escrita; aritmética e leitura.
Concebido para avaliação de escolares da 1ª a 6ª séries (atualmente 2º ao 7º ano) do Ensino Fundamental.

Instruções para o Subteste de Leitura

O examinador apresenta a Folha Estímulo com as palavras a serem lidas pelo examinando e registra suas respostas no caderno do TDE.
“Olhe estas palavras e leia cada uma delas em voz alta para que eu possa ouvi-lo bem. Comece aqui. (Aponte para o início da primeira linha de palavras da Folha). Quando você acabar de ler a primeira linha, vá para a outra linha e assim por diante.”

Se a criança disser: “Eu não sei essa”, diga: “Tente ler esta palavra da maneira como você acha que ela deve ser lida”.

Instruções para o Subteste de Leitura

Computam-se os itens respondidos corretamente – 1 ponto cada. A soma dos pontos é o Escore Bruto. Há uma tabela para cada série com classificações (inferior, médio, superior) para os Escores Brutos de Escrita, Aritmética e Leitura e o Total (soma dos três anteriores). Avaliação e Interpretação.

Vale ressaltar que o TDE é um teste básico que não avalia a produção da escrita, nem a análise de textos; só reconhecimento de palavras. Exemplo de tabela de Normas para classificação a partir dos Escores Brutos – 1ª série Psicometria (do grego psyké, alma e metron, medida, medição) é uma área da Psicologia que faz vínculo entre as ciências exatas, principalmente a matemática aplicada – a Estatística e a Psicologia.

Sua definição consiste no conjunto de técnicas utilizadas para mensurar, de forma adequada e comprovada experimentalmente, um conjunto ou uma gama de comportamentos que se deseja conhecer melhor.

O Psicólogo psicometrista ou Psicopedagogo possui, em seu espectro situacional, características para levar a cabo a definição desta área, bem como para manusear os testes de acordo com alguns critérios básicos.

Materiais Complementares para baixar, estudar, analisar e(ou) imprimir…

LEVANTAMENTO DE DADOS DO DESEMPENHO ESCOLAR

VOCÊ S.A. – Avaliação do Desempenho

TDE_TESTES_DE_DESEMPENHO_ESCOLAR

ROTEIRO_DE_OBSERVAÇÕES_DO_DESEMPENHO_LÓGICO_MATEMÁTICO

Avaliação Desempenho Escolar

Orientação – TDE

TDE

TDE_TESTES_DE_DESEMPENHO_ESCOLAR

PsiquEasy

Leia Também:Atividades Psicopedagógicas – Cartões para construir Histórias e Imprimir

Veja ainda: A importância da Rotina para Criança com Imagens para Imprimir

3 comentários em “Teste de Desempenho Escolar – TDE

  • 1 de junho de 2018 em 21:22
    Permalink

    Muito Obrigada, pelo material de apoio.

    Resposta
    • 2 de junho de 2018 em 14:25
      Permalink

      Olá Maria, nós ficamos felizes em poder contribuir de alguma forma. Obrigada pelo carinho e atenção. Beijos e Abraços.

      Resposta
  • 17 de outubro de 2019 em 11:05
    Permalink

    Obrigada pelo material.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chamar no WhatsApp