PsicopedagogiaTestes & Materiais Gratuitos

Exame Motor – Atividades e Materiais para Imprimir

A importância de estimular a coordenação motora ampla e fina.

A coordenação motora na criança é estimulada desde cedo, mesmo que involuntariamente, no simples ato de pegar um brinquedo a criança está desenvolvendo a sua motricidade. Trabalhar a motricidade tanto fina como ampla é algo muito importante em todos os níveis da Educação Infantil, o desenvolvimento motor é um processo seqüencial e contínuo relacionado à idade, pelo qual o comportamento motor se modifica.

O educador deve trabalhar a motricidade porque é algo fundamental para os demais níveis, e por ser fundamental no processo da escrita.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

A Coordenação motora é a capacidade que temos de coordenar os movimentos decorrentes da interação entre o cérebro e as unidades motoras dos músculos e articulações. É a capacidade de usar de forma eficiente e precisa os pequenos músculos, produzindo assim movimentos delicados e específicos.

Este tipo de coordenação permite dominar o ambiente, propiciando manuseio dos objetos. Então, é necessário que seja disponibilizado para as crianças materiais como: massa de modelar, folhas ou revistas que possa ser rasgadas, coladas, giz de cera para pintarem livremente.

Em cada idade o movimento toma características significativas e a aquisição ouaparição de determinados comportamentos motores tem repercussões importantes no desenvolvimento da criança. Cada aquisição influencia na anterior, tanto no domínio mental como no motor, através da experiência e troca com o meio (Fonseca, 1988).

A coordenação motora grossa ou ampla é aquela que permite a criança dominar o corpo no espaço, ou seja, pular, caminhar, correr, dançar. As atividades motoras devem estar presentes no cotidiano das crianças. 

As brincadeiras e jogos infantis exercem um papel muito além da simples diversão, possibilitam aprendizagem de diversas habilidades e são meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual da criança.

Fonte: Profª: Darlin Suziane Castilhos dos Santos Coisas da Profª. Darlin

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

  1. Coordenação Fixa / Diadococinesia ­(Marionetes)

Coloca-­se diante da criança com os braços dobrados na altura dos cotovelos, lateralmente, e balança as mãos de um lado para outro. Pedir a criança que observe e execute os mesmos movimentos que o  profissional fizer (primeiro com uma e depois com as duas mãos).

Pianotages / (contar nos dedos)

Com os braços dobrados lateralmente na altura dos cotovelos, encostar suavemente a ponta de cada dedo na ponta do polegar. Pedir para a criança executar o mesmo movimento utilizando apenas uma e depois a outra mão.

Cópia

Colocar a folha na horizontal, lápis colorido. Pedir para que a criança pegue o lápis e copie o que está vendo.

  1. Coordenação Global
  2. Andar – andar pela sala livremente
  3. Correr – correr numa determinada direção
  4. Pegar e arremessar a bola com as duas mãos e depois com uma e com a outra mão.
  1. Equilíbrio Dinâmico
  2. Andar em uma linha reta
  3. Andar em uma linha curva
  4. Andar com um pé na frente do outro
  1. Equilíbrio Estático
  2. Ficar parado com os pés e os braços ao longo do corpo de olhos fechados (10 segundos).
  3. Ficar num pé só (perna dobrada na altura do joelho para traz, permanecer por 10 segundos). Repetir com o outro pé.
  4. Dissociação
  • Abrir e fechar as mãos juntas
  • A criança sentada com as mãos sobre a mesa faz o movimento com a “E” e “D”.
  • Abrir e fechar as mãos alternadamente.
  • Dissociação entre mão D e mão E: a criança bate as duas mãos sobre a mesa e depois só a direita, novamente as duas e depois só a esquerda.
  • Dissociação entre mãos e pés: bater um pé e bater palmas, bater o outro e bater palmas.
  1. Lateralidade
  • Qual a sua mão direita?
  • Qual a sua mão esquerda?
  • Qual seu pé direito?
  • Qual seu pé esquerdo?
  • Qual seu olho direito?
  • Qual minha mão esquerda?
  • Qual minha mão direita?

Coloque a:

  • Mão E no olho D
  • Mão D no olho E
  • Mão E na orelha D
  • Mão D na orelha E
  • Mão E no olho E
  • Mão D no olho D

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

Predominância lateral

Dominância da mão

  • Atirar a bola
  • Pregar um prego
  • Escovar os dentes
  • Pentear­se
  • Girar o trinco da porta
  • Escrever Dominância do olho
  • Telescópio (tubo de cartolina)
  • Rifle

Dominância dos pés

  • Chutar a bola
  • Jogo de amarelinha
  1. Esquema Corporal

Pedir que a criança reconheça as partes do corpo em si e no examinador. Se a criança tiver mais de 6 anos solicitar mais detalhadamente.

  1. Orientação Espacial

Pesquisar com a criança noções de espaço

  • O que tem acima de você?
  • O que tem abaixo de você?
  • O que tem a sua frente?
  • O que tem atrás de você?
  • De que lado seu está o objeto?

Relação perto – longe

  • O que tem perto de você aqui na sala?
  • O que tem longe de você aqui na sala?
  • Você mora perto ou longe da cidade?
  • A clínica é perto ou longe da sua casa?
  • Qual das duas (casa ou clínica) é mais perto da cidade?
  1. Orientação Temporal

Noção de velocidade

  • Pedir para a criança andar devagar
  • Pedir para a criança andar bem depressa
  • Pedir para a criança andar de pressa e você faz o mesmo percurso a passos lentos e pergunta quem chegou primeiro e por que?
  • O que anda mais depressa: o coelho ou a tartaruga?
  • Como você chega primeiro em um lugar, correndo ou pulando?

Noção de tempo

  • O que você estava fazendo antes de vir aqui?
  • Qual o exercício que você fez antes deste?
  • Para você entrar numa sala em que a porta está fechada, o que você precisa fazer?
  • O que você fez depois que entramos aqui?
  • O que você faz depois que põe o pijama?
  • O que você faz antes do almoço?
  • O que você faz depois do almoço?
  1. Ritmo
  • Pedir à criança que bata com o lápis sobre a mesa no ritmo dela.
  • Pedir à criança que bata com o lápis na mesa em um ritmo lento e depois mais rápido.
  • Pedir à criança que escute bem e faça como o examinador. Suspender após quatro estruturas erradas. (colocar um anteparo para que a criança não veja o lápis enquanto bate).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Advertisement

PSICOMOTRICIDADE

NOME:

DATA:           /           /                                                         EXAMINADOR:

PSICOMOTRICIDADE ­CONDUTAS OBSERVADASOBSERVAÇÃO
Coordenação finaDiacocinesia 
Pianotagem 
Cópia 
Coordenação globalAndar livremente 
Pegar com as duas mãos 
Arremessar com uma das mãos 
Equilíbrio dinâmicoTrocar e jogar a bola 
Andar em linha reta 
Andar em linha curva 
Andar com um pé na frente do outro 
Equilíbrio estáticoFicar parado em pé 
Manter­se em um pé 
Manter­se no outro pé 
DissociaçãoAbrir e fechar as mãos juntas 
Abrir e fechar as mãos alternadas 
Dissociação entre mão D e E 
Dissociação entre mãos e pés 
LateralidadeSimples em si 
Simples em outro 
Imitar gestos 
Predominância lateralOlhos 
Pés 
Mãos 
Esquema corporalDenominação em si 
Denominação o outro 
Orientação espacialPosição no espaçoA
B
C
D
E
Relação perto longeA
B
C
D
E
F
Orientação temporalNoção de velocidadeA
B
C
D
E
F
Noção de tempoA
B
C
D
E
F
G
RitmoPróprio ritmo da criançaA
Ritmo lento e rápidoB
Imitar batidas do examinadorC 1 2 3 4 5 6 7 8

Material de Apoio para estudo e impressão

Coordencao_Motora

FATORES QUE AFETAM O DESENVOLVIMENTO MOTOR

EXAME_MOTOR

PsiquEasy

Leia ainda: Anamnese Psicopedagógica

Veja também: E.O.C.A. Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem

6 comentários sobre “Exame Motor – Atividades e Materiais para Imprimir

  • Estou pesquisando as anamneses e avaliações psicológicas. Estou adorando as leituras.

    Resposta
    • Olá Marta ficamos felizes em poder contribuir de alguma forma com suas pesquisas. Agradecemos o carinho. Estamos a disposição caso precise de algo. Abraços carinhosos.

      Resposta
  • Simplesmente demais.
    Obrigada por compartilhar conosco.?

    Resposta
    • Olá Amanda que bom que gostou, fazemos tudo com muito carinho e dedicação. Continue nos visitando, toda semana temos novidades. Abraços carinhosos….

      Resposta
  • Bom dia gostei muito da postagem. Gostaria de saber quem é o autor desse teste? Grata, Sabrina.

    Resposta
    • Bom dia Sabrina, tudo bem?

      Recebemos muitas contribuições e esse não veio com a assinatura do autor.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp