Declaração de Comparecimento

Declaração de Comparecimento

“A declaração e o atestado são a mesma coisa do ponto de vista formal. O que as pessoas interpretam é que o atestado sempre terá os dias de afastamento, o que não é obrigatório. Ou, então, que ele vale mais na empresa porque terá a assinatura do médico. Contudo, se o paciente levar para a empresa um atestado que não informa os dias de afastamento e com o código de que não tem sintomas, o atestado pode não ser aceito assim como a declaração. Tem que ver o que a empresa aceita ou não como justificativa”.

Menos Formal

 

Atestado

Lei

Muitas empresas não aceitam a declaração de comparecimento para abonar a falta do funcionário e nem o atestado que informa apenas o período que a pessoa esteve na consulta. O critério adotado depende do departamento pessoal de cada companhia.

“A declaração não tem a mesma validade que o atestado médico completo porque o médico ou o próprio serviço social de um posto de saúde declara a data e o horário que a pessoa esteve naquele local.  É uma mera declaração administrativa. Já o atestado é incontestável, pois informa a doença e os dias de afastamento”, explicou o procurador do Ministério Público do Trabalho Luiz Henrique Rafael.

Mas, ainda de acordo com Luiz, se a pessoa levar um atestado que não consta afastamento, fica a critério da empresa aceitar ou não como justificativa para o abono.

 

Declaração evita falsificar atestados

Para Luiz Antônio Sabbag, diretor do Departamento de Urgência e Emergência (DUE) da Secretaria Municipal de Saúde de Bauru, muitos médicos optam por dar uma declaração de comparecimento para os que não apresentam sintomas ou foram apenas para uma consulta por ter casos de pessoas que vão até o Pronto-Socorro justamente para pedirem o atestado com o intuito de falsificar os dias de afastamento.

“Recebemos muitas pessoas no PS que vão só para conseguir o atestado com dias de dispensa. Segunda-feira é um dia típico para isso, o paciente faz extravagância no final de semana e falta ao serviço. Tivemos até casos do médico dar um dia e o paciente colocar 10. É muito complicado o atestado por conta disso. Por isso, tem médico que se recusa nesses serviços públicos a dar atestado”.

Fonte: http://www.jcnet.com.br

Modelo de Atestado ou DeclaraçãoDeclaro para os devidos fins que, ____________________________________ ,

esteve neste estabelecimento, no período de _______as ______, para Avaliação Psicopedagógica de seu filho(a) __________________________________________, para melhor desempenho do mesmo, necessitando deste afastamento.

Por ser verdade, firmo o presente.

 

 

 

 Atenciosamente;

 

____________________________________

Assinatura

 

Leia ainda: Materiais Psicopedagógicos para Autismo

Visite o site: Sistema Psicopedagógico

2 comentários em “Declaração de Comparecimento

  • 8 de maio de 2018 em 18:37
    Permalink

    Olá,
    Não conhecia o blog e fiquei encantada com a sistematização das informações e o carinho em socializar ideias e contribuições. Parabéns!!

    Resposta
    • 9 de maio de 2018 em 11:05
      Permalink

      Olá Eliude, estamos felizes por poder ajudar. Fazemos tudo com muito carinho. Sou Psicopedagoga e sei como é difícil conseguir alguns materiais, principalmente no início da profissão. Muitos profissionais tem tido dificuldades e encontrado diversas barreiras para abrir e(ou) começar a exercer a carreira, conseguir materiais é uma delas. Por esse motivo sempre compartilhamos o que temos com nossos leitores e clientes. Agradecemos a atenção e o carinho. Obrigada por ter dedicado um pouco do seu tempo para nos enviar essa belíssima mensagem. É muito importante para nós, pois dessa forma sabemos que estamos no caminho certo, além de nos dar mais animo, para continuarmos com esse trabalho. Beijos e Abraços….

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chamar no WhatsApp