fbpx

Declaração

Declaração, o que é?

A Declaração é um documento que visa informar a ocorrência de fatos ou situações objetivas relacionados ao atendimento psicopedagógico, com a finalidade de declarar:

a) Comparecimentos do atendido e/ou do seu acompanhante, quando necessário;
b) Acompanhamento psicopedagógico do atendido;
c) Informações sobre as condições do atendimento (tempo de acompanhamento, dias ou horários).

Observe:

Neste documento não deve ser feito o registro de sintomas, situações ou passar informações de fatores psicológicos.

A Declaração não é um documento decorrente da avaliação Psicopedagógica, embora muitas vezes apareça desta forma.

A avaliação psicopedagógica exerce um importantíssimo papel no trabalho dos profissionais ligados à educação, através de seu uso é possível identificar as dificuldades de aprendizagem, a intensidade que ocorrem, as possíveis interferências que as produzem e aplicar o método mais adequado de intervenção.

Para que serve?

A declaração é um tipo de texto muito ligado às situações cotidianas, que constitui-se num relato proferido por alguém a favor de outra pessoa, procurando evidenciar uma verdade em que se acredita.

Trata-se de uma comunicação escrita, cuja estética segue alguns padrões fixos que envolvem conhecimentos linguísticos adequados, tais como o tipo de linguagem, a estrutura textual, o espaçamento, a forma de iniciar e finalizar a mensagem, dentre outros fatores.

Visando aprimorar nossos conhecimentos acerca da composição textual em evidência, enfatizaremos as seguintes particularidades:

# Tal documento deverá fazer referência ao objetivo pretendido por meio do discurso, ou seja, a expressão “declaração” é grafada com letras maiúsculas, ocupando uma posição de destaque sobre as demais;

# Em seguida redige-se a mensagem pretendida, focalizando o assunto específico;

# Ao final, cita-se o local, a data, enfatizando dia, mês e ano, seguida da assinatura do emissor (declarante) e seu respectivo cargo (função), quando for o caso.

Fonte: Brasil Escola

 

MODELO DE DECLARAÇÃO 1

 

À………..

 

Declaro para os devidos fins que, ____________________________________ ,

matriculado(a) e frequente, nesta unidade de Ensino, cursando o ___ano, encontra-se em Avaliação Psicopedagógica e posteriormente, Tratamento e Intervenções necessárias ao seu desempenho.

Fico à disposição,

 

Atenciosamente;

 

__________________________________________

Assinatura

 

MODELO D E C L A R A Ç Ã O 2

DECLARAMOS para os devidos fins que a aluna —————————(nome da pessoa a que se refere as informações prestadas),  regularmente matriculada na seguinte instituição de ensino e encontra-se em acompanhamento psicopedagógico (nome do espaço). Situada à Rua (endereço completo).

 

Por ser verdade, afirmo o presente documento

——————————–
(local e data)
——————————–
Assinatura do emissor 

 

Leia também: A importância da Agenda Psicopedagógica

Visite o site: Sistema Psicopedagógico

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chamar no WhatsApp