Como fazer um Informe Psicopedagógico?
Aprenda agora fazer um Informe Psicopedagógico.
Ao final do diagnóstico, o psicopedagogo já deve ter formado uma visão global do indivíduo sua contextualização na família, na escola e no meio social em que vive, é chegada a hora do Informe. Deve ter uma compreensão de seu Modelo de Aprendizagem, o que já aprendeu o que pode aprender o que aprende no ponto de vista afetivo social, que recursos possui, se os mobiliza ou não, que tomam seus interesses na busca do conhecimento.
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- O resguardo ético do indivíduo e de sua família deve merecer atenção.
- O laudo ou informe tem como finalidade resumir as conclusões a que se chegou na busca de respostas às
- perguntas iniciais que motivaram o diagnóstico.
- Utilizar um pequeno roteiro, que sofre modificações necessárias, conforme o caso em questão.
- É apenas um guia, e não um formulário a ser preenchido.
- Essa síntese, em sua redação, independe da sequência em que foram coletados os dados.
Motivação da Avaliação – Encaminhamento
É necessário se relatar a queixa na visão da família e da escola, quando for o caso. Caracterizar o encaminhamento feito para um diagnóstico psicopedagógico pela escola, pediatra, neurologista, psicólogo e outros.
Período de Avaliação e número de Sessões
Ao definir o período de avaliação, delimitasse a época do ano letivo em que foi feita, a sua extensão, as interrupções ocorridas e suas causas.
Informe – Instrumentos Utilizados
- Relata-se o tipo de sessão usada (lúdica, familiar, EOCA, dramatização, etc.), os diferentes testes e seus objetivos, bem como as diferentes entrevistas.
Analisar os Resultados nas Diferentes Áreas
- Pedagógica;
- Cognitiva;
- Afetivo social;
- Corporal.
Procura-se fazer um relato descritivo de cada área, podendo incluir ou não resultados de teste, trechos, e exemplos de produção do paciente, transcrição de fala, etc. a profundidade dos detalhes colocados dependerá do objetivo do laudo.
- Na área pedagógica é, importante dar-se do nível pedagógico do indivíduo de forma global e da especificidade nos diferentes campos, como, por exemplo, leitura, escrita e cálculo.
- Na área cognitiva, situa-se o nível da estrutura do pensamento, suas defasagens, seu funcionamento, sua mobilidade predominante (mais assimilativo, hiperacomodativo, etc.).
Acrescenta-se o observado sobre a capacidade de antecipação.
No item da área afetivo-social, além dos dados pessoais no nível emocional e relacional, e o significado do sintoma para o indivíduo e para a família, o nível de reação da escola e informações sobre a estrutura familiar.
- Estrutura familiar: irmãos, posição entre eles, situação dos pais (vivos, falecidos, separados, etc.), com quem vive o indivíduo.
- Dinâmica familiar: relação entre seus membros, papéis exercidos, comunicação familiar do indivíduo e do paciente.
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Por exemplo:
- Pais analfabetos valorizam a aprendizagem como meio de ascensão social, estimulando sempre o trabalho escolar de X, impedindoo de faltar às aulas;
- Pais analfabetos, conformados com a situação em que vivem, consideram o filho “burro que nem nós”, sem nenhuma valorização à escola;
- Pais de nível universitário, altamente exigentes quanto a produção escolar de X, realizam cobrança de modo muito rígido, deixando X muito ansioso nas provas.
- Na área corporal é, importante situar o uso do corpo em situações diversas, aspectos de normalidade, aspectos de psicomotricidade, etc.
Síntese dos Resultados – Hipótese Diagnóstica
É a resposta mais direta a questão inicial levada pela queixa. Faz-se uma síntese do que foi analisado no item anterior, estabelecendo-se as relações entre diferentes áreas em relação ao motivo da avaliação. Esse item é uma reelaboração dos dados e suas interligações, de modo a ter uma visão global do paciente ante a questão da aprendizagem e/ou produção escolar.
Informe o Prognóstico
- Relata-se a hipótese final sobre o estado futuro do indivíduo em relação ao momento do diagnóstico.
- É uma visão condicional, baseada no que pode acontecer a partir das recomendações e indicações.
- Se necessário pode-se fazer referência a indicadores, como, por exemplo, atitude altamente colaboradora, riqueza de expressão simbólica, bom nível intelectual, pedido de ajuda expressa nos testes projetivos, etc.
Recomendações e Indicações
Sintetizam-se aqui as orientações dadas aos pais e à escola:
Troca de turma ou de escola, forma de posicionar o indivíduo em sala de aula, modo de lidar com ele em casa e na escola, reformulação de exigências, atribuição de responsabilidades, revelação de fatos, etc. as indicações de atendimentos a serem feitas, seja de psicopedagogia, fonoaudiologia, psicoterapia, etc.
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Observações: Acréscimo de Dados Conforme casos Especiais. Exemplos:
- Alguns dados da história de vida;
- Postura do indivíduo durante a avaliação;
- Recorte de sessões ou testagem;
- Recorte da dinâmica familiar;
- Interferências durante o processo;
- Interrupções;
- Síntese do sistema escolar.
- Análise mais detalhada do tipo de escola (metodologia, exigências, etc.).
Depois de tudo pronto, é chegada a hora de armazenar o informe, certamente informatizar é a forma correta de manter os documentos.
Temos um post que mostra como informatizar seu espaço psicopedagógico: Vale a pena Informatizar o meu Atendimento Psicopedagógico?
E acesse também o site da PsiquEasy para informatizar de vez seus atendimentos.
O seu blog é muito bom! Parabéns… É maravilho os conhecimentos que aqui estou adquirindo, pra mim que ainda não estou atuando na aria estou tendo ótimas experiencias!Muito obrigada.
Olá Maria das Graças, que bom que esta gostando, fazemos tudo com muito carinho para nossos leitores e clientes. Toda semana preparamos algo novo, continue nos visitando. Beijos e Abraços…
OBRIGADA!
Disponha sempre que precisar. Abraços.
Maravilhoso!! Parabéns pelo trabalho!
PARABÉNS PELO SEUS ESCLARECIMENTOS, FOI DE GRANDE VALIA PARA MINHAS PESQUISAS!
Olá Ecleia, tudo bem?
Que bom saber que estamos ajudando de alguma forma, conte sempre conosco. É um prazer enorme poder ajudar. Abraços